Tamanho do grão/porosidade do funil de Buchner

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 26, 2022
Messages
52
Reaction score
29
Points
18
Pode-se supor que quanto mais fino o grão, melhor. Mas, tendo 0 de experiência com isso, será que isso realmente importa? O processo de filtragem fica significativamente mais lento com uma fração fina (15-40 mícrons) em comparação com uma fração média (40-80 mícrons)? Em caso negativo, então devo optar pelo grão fino? É claro que meu foco é a o-química geral/coisas clandestinas...
 

Zarder

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 17, 2022
Messages
39
Reaction score
7
Points
8
Descobri que, em um grão maior, fico com um pouco de produto preso no papel de filtro. Posso extraí-lo com solvente. É um trabalho extra e eu prefiro grãos mais finos.
 

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 26, 2022
Messages
52
Reaction score
29
Points
18
você está dizendo que, com a lixa grossa, você fica mais preso do que com a lixa fina? fascinante. Você pensaria que é o contrário. Mas eu poderia ver isso, mais área de superfície para o material ficar preso. Isso faz alguma diferença na velocidade da filtragem? É insignificante e quem se importa com isso, ou faz alguma diferença?
 

Zarder

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 17, 2022
Messages
39
Reaction score
7
Points
8
Para mim, isso não faz muita diferença em termos de velocidade de filtragem. Basta filtrar por mais alguns minutos.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,660
Solutions
3
Reaction score
2,735
Points
113
Deals
1
Olá, depende de sua escala de filtragem. Eu recomendaria que você usasse 40-80. É possível controlar a filtragem pelo tamanho do poro do papel de filtragem. Além disso, recomendo usar o filtro Shcott em pequena escala.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
881
Points
113
Uma pergunta relacionada: quanto vácuo devo usar? Eu estava brincando com meu funil de Buchner e o coloquei a -15 psi e a água que passava pela frita se transformou em espuma. Não estava esperando isso. Não tenho certeza se foi porque eu estava usando um pedaço de saco de papel marrom como papel de filtro ou se foi porque eu nem sequer considerei lavar o funil antes de usá-lo pela primeira vez. Ou se o motivo foi o uso de muito vácuo. Eu estava filtrando HCl de cocaína em água, tentando remover adulterantes insolúveis.
 

Zarder

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 17, 2022
Messages
39
Reaction score
7
Points
8
Se estiver espumando, isso normalmente significa que está fervendo. Use menos vácuo.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
881
Points
113
Seria estranho a água ferver em temperatura ambiente e a -15 psi. Parece que a água pode ferver a 174°f, apenas fazendo as contas em minha cabeça. Mas isso é algo que eu não havia considerado. Não sei por que o manômetro tem+ e - psi, mas parece ridículo dizer -15psi. Acho que deveria ser+-0 A PSI, já que a pressão do ar é (quando estou calculando a pressão, ou seja, teoricamente) 14,7 psi no nível do mar
 
Top