HCL de Hydrochloric acid (ácido clorídrico) ?

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8
Olá pessoal, gostaria de fazer uma pergunta que me incomoda. É muito difícil obter ácido sulfúrico em meu país, mas, por algum motivo, o ácido clorídrico é aceitável.
Minha pergunta é: se eu fizer a reação de NaOH e H2SO4 para produzir gás HCL e borbulhá-lo na água, obtenho ácido clorídrico.
É possível comprar ácido clorídrico e obter gás HCL a partir dele? Por exemplo, com a evaporação? Obrigado pelas idéias.
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
De NaOH e H2SO4 você nunca obterá HCl
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
Em minha opinião, você precisa do Cl do NaCl e do H do H2SO4 ou de outro ácido, mas não do HCl, pois o HCl já tem a conexão de H e Cl.
 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8

Erro meu, eu quis dizer NaCl

NaCl+ H2SO4 → NaHSO4 + HCl

 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
??? Não tenho a menor ideia, mas não deveria ser 2 NaCl + H2SO4 -> 2 HCl + Na2SO4 ???
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Você pode pingar sulfúrico no sal e borbulhar em meoh/éter ou água, absolutamente
 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8
sim, conheço esse método, mas não consigo obter ácido sulfúrico ou sulfuc para fazer meu próprio ácido sulfúrico
quero saber se é possível obter gás hcl a partir do ácido clorídrico líquido.
 
View previous replies…

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Ah, mas é claro que o HCl pingado sobre o sal também gerará gás HCl, mas de forma muito fraca, e levará algum tempo para produzir um sol conc. como esse.
Você pode procurar por cloro de piscina, também conhecido como TCCA, e pingar HCl sobre ele gerará muito mais gás HCl do que o sal de cozinha. Basta usar como eu disse para precipitar a quantidade necessária.
 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8
então o aquecimento do ácido clorídrico não evaporaria o hcl se aquecido?
 

tankikan

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Dec 28, 2021
Messages
37
Reaction score
18
Points
8
Sim, você está correto, acabei de tentar obter gás hcl a partir de ácido hcl + sal de mesa, e a reação é muito fraca. Sim, ela ainda gerará o gás hcl, mas levará muito mais tempo de espera, podendo chegar a quase um dia/s se você tiver tempo para esperar.
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
Na atmosfera, ele se forma a partir do dióxido de enxofre, que é produzido quando substâncias contendo enxofre são queimadas ou em erupções vulcânicas. O dióxido de enxofre é oxidado a trióxido de enxofre por radicais hidroxila e oxigênio. Por fim, o ácido sulfúrico livre é formado com água.

Como sempre, não tenho nenhum conhecimento sobre isso, apenas a ideia de que o ácido sulfúrico também é produzido na atmosfera e que também poderia ser imitado em pequena escala.
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Sim, todos esses procedimentos parecem ótimos e fáceis no papel, mas preparar ácido sulfúrico a partir do dióxido e depois do trióxido consome muito tempo e é mais adequado para a escala industrial.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18

Você pode gerar gás HCl a partir de HCl aquoso aquecendo-o. A alta temperatura empurrará o gás da solução. Esse método é de baixo rendimento. Além disso, haverá vapores de água junto com o gás. Você precisa de um frasco com ácido muriático, aquecimento e, em seguida, secar o gás por meio de um tubo de cloreto de cálcio e borbulhá-lo na mistura de solvente/reação. É possível fazer isso.

Não é possível obter H2SO4 de fontes de venda livre? Como fluidos de bateria com chumbo ácido ou vários limpadores de ralos e concentrá-lo?
 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8
Tenho um desentupidor de ralos que contém H2SO4, você poderia me dizer como extraí-lo e purificá-lo?
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
você precisa ferver a água o máximo possível. você não precisa que ela esteja limpa.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Ah, esqueci. Método muito simples e de alto rendimento: goteje o ácido HCL sobre cloreto de cálcio anidro. Isso produzirá muito gás HCL, mas ele também precisa ser seco por meio de um tubo embalado com cloreto de cálcio.
 

Urky

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 12, 2023
Messages
35
Reaction score
7
Points
8
Posso obter cloreto de cálcio líquido a 36% e HCL a 31%. Isso funcionará dessa forma? Obrigado também pela ideia útil.
 
View previous replies…

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
"anhydrous calcium chloride" (cloreto de cálcio anidro )
"cloreto de cálcio 36%"

O que exatamente você acha que são os outros 64%?
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
Aqui está seu HCl

CaCl2 + H2O → CaO + 2 HCl


em 3/4 das opções de reação, ele produzirá gás HCl, o cálculo é triste.
 

Nicoino

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Dec 21, 2022
Messages
21
Reaction score
3
Points
3
Se não é assim que funciona, meus olhos estão sangrando.
O CaCl2 absorve água, liberando o HCl como gás
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
E quanto ao método sem o gás HCl?
Não sei, é apenas outra ideia.
Às vezes, faço o Reade com uma mistura de 10 partes de acetona e 1 parte de HCl.
Talvez esse método funcione para você.
 
Last edited:

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Depende da aplicação
 

xile

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 25, 2023
Messages
102
Reaction score
50
Points
28
Como eu disse, não sei. Já li sobre isso em várias ameaças (por exemplo, metanfetamina de p2p via al/hg ou mefedrona da cozinha)
 

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
358
Reaction score
174
Points
43
Por exemplo, o cloreto de hidrogênio é um excelente catalisador para a condensação de aldol da acetona
 
Top