Uma bomba de vácuo manual é suficiente para a maioria das filtrações de Buchner?

InLikeFlynn

Don't buy from me
Resident
Joined
May 27, 2023
Messages
46
Reaction score
27
Points
18
Eu gostaria de adquirir uma bomba de vácuo adequada, mas ela está um pouco fora da minha faixa de preço para a escala experimental em que estou trabalhando.

Uma bomba de vácuo manual funcionaria bem para síntese em pequena escala? Se não, por quê?

Por enquanto, eu só a usaria para filtrações, gostaria de destilar a vácuo em algum momento no futuro, mas gostaria de ter mais experiência com outros processos químicos antes de comprar mais coisas
 

InLikeFlynn

Don't buy from me
Resident
Joined
May 27, 2023
Messages
46
Reaction score
27
Points
18
Pensando bem, talvez eu tenha encontrado um. Eu ainda precisaria de uma armadilha fria (não tenho muita ideia sobre isso ainda), isso seria suficiente?

https://tinyurl.com/Vacpmp
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Experimentei uma bomba de vácuo de fabricação chinesa projetada para equipamentos médicos, com capacidade de 4 litros por 1 minuto. Ela funciona, mas poderia ser melhor.
Como eu sei, algumas pessoas modificam o compressor de carro usado para pneus. A modificação não é nada complicada: você só precisa adicionar uma válvula extra.
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
http://bbzzzsvqcrqtki6umym6itiixfhni37ybtt7mkbjyxn2pgllzxf2qgyd.onion/threads/vacuum-source-for-filtration-and-other-do-it-yourself.7002/
 

InLikeFlynn

Don't buy from me
Resident
Joined
May 27, 2023
Messages
46
Reaction score
27
Points
18
Ótimo material!

Acho que vou acabar usando aquela bomba da Amazon que mencionei para filtrações até que ela se esgote e depois provavelmente usarei um aspirador de água em um balde de água com uma bomba de água.

Nurdrage no YouTube tem um bom vídeo sobre isso aqui:
 

archae

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 25, 2022
Messages
77
Reaction score
65
Points
18
É o que eu uso para muitas aplicações. Em geral, funciona bem, mas tenha cuidado com o uso pretendido e lembre-se de que os vapores de água saturarão o sistema
 

metux

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 9, 2023
Messages
111
Reaction score
41
Points
28
Fumaça da bomba de vácuo, como resolver? Bomba de 1 estágio de 3cfm, nova.
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Há outro problema com o DCM, o éter de petróleo (com certeza) e provavelmente algumas outras substâncias. Elas degradam facilmente certos tipos de plástico e borracha. Portanto, se uma bomba como o aspirador e a minha trabalharem com essas substâncias por muito tempo (20 minutos ou mais), com certeza serão danificadas.
 

bum1esh

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 28, 2023
Messages
7
Reaction score
4
Points
3
Ela fará o trabalho muito bem
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
As bombas de vácuo de US$ 200 da Amazon funcionam perfeitamente para mim :)
Basta enchê-las com um pouco de óleo para vácuo (cuidado para comprar o correto) e está pronto para usar
 

gumarabic

Don't buy from me
Resident
Joined
Nov 13, 2022
Messages
28
Reaction score
11
Points
3
Depois de passar horas tentando secar as coisas com uma bomba manual para o meu funil de Buchner, finalmente gastei de 60 a 70 euros em uma bomba elétrica barata que enchi com o óleo de motor mais leve que consegui encontrar. Ela funciona bem, mas esquenta e, obviamente, há vapores relacionados à filtragem passando por ela, por isso a considero descartável. Em algum momento, ela certamente deixará de funcionar, mas, presumivelmente, o óleo está fornecendo alguma proteção química nesse meio tempo.
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
Bom investimento :). Essas bombas PRECISAM ser tratadas como desopiláveis, a minha está cheirando a Aminas como um louco e não consigo me livrar desse cheiro. :D :D
Quanto ao óleo, eu recomendaria um óleo específico para bombas de vácuo - ele fará com que a bomba dure mais!
 

gumarabic

Don't buy from me
Resident
Joined
Nov 13, 2022
Messages
28
Reaction score
11
Points
3
Embora eu não o tenha submetido a nada particularmente extenuante até agora, talvez eu precise drená-lo e substituí-lo. Talvez eu deva ferver um pouco de HCl e deixar o tubo de água ferver. Talvez eu deva ferver um pouco de HCl e filtrar para ouvir o quão alto ele grita.
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
Espere até que você a utilize para trabalho pesado e então :D Também estou usando essas bombas baratas, elas duram e são bastante duráveis, mas, caramba, elas quase explodem :D :D
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Ótima notícia para vocês, rapazes: minha adorável VEVOR começou a vender as bombas. A partir de apenas 67 euros:
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
Vevor é rei :) O que nós, químicos clandestinos, faríamos sem eles?
 
View previous replies…

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Eles têm um conjunto 24/40 extremamente raro de encontrar. Você já viu na UE algum adaptador ou algum item de vidro que possa ser usado como sobressalente caso alguma peça esteja quebrada?
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
Não, não tenho, mas de que máquina você está falando exatamente? A Vevor Rotovap?

Eu também tenho essa e é meu maior pesadelo ter que substituir peças quebradas... felizmente, nada aconteceu até agora
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Rotavap, kit de destilação, por exemplo. Todos eles são construídos em 24/40. Eu sei que existem diferentes adaptadores no mercado, mas não vi nenhum para 24/40. Provavelmente, é o domínio da Aliex.
 

Gordon Ramsay

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 2, 2023
Messages
364
Reaction score
680
Points
93
Deals
65
O Aliexpress também foi o único lugar que me veio à mente.
Talvez algum material de vidro personalizado também, mas isso provavelmente é muito caro e, na maioria dos casos, faria mais sentido comprar novamente a máquina inteira.

Por esses motivos, também não comprarei mais kits de destilação/rotovapores da Vevor, trabalharei com meu fornecedor da UE, pois os preços são muito semelhantes e a substituição de peças pequenas é facilmente possível.
 
Top