A solução de soda cáustica reagiu de alguma forma com acetona? O Google é inútil nesse caso. Meu freebase pode ser recuperado?

Heartburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
13
Escopo: extração de base livre da solução de soda cáustica.
Esqueci de reabastecer os solventes e as únicas decisões disponíveis eram tentar a acetona ou deixá-la instável como freebase por muito tempo. A acetona com qualquer solução saturada de água tinha que agir como o IPA e outros álcoois - dividir e flutuar no topo. IRL após despejar uma dose pura de acetona e agitar a mistura de separação final. Mas, para o bem do meu destino, de alguma forma essa mistura começou a apresentar uma nuclinação raramente observada da superfície até o chifre da válvula. Agora, ela é um sólido macio semelhante a um pudim, feito de uma nuvem densa de brilho de peixe, branca, em forma de agulha, desordenada na malha de cristal.

A questão é que só eu estou sendo assombrado por esse tipo de coisa inexplicável pelo senso comum, nem mesmo pela pesquisa no Google. A minha base livre pode estar disponível de alguma forma para ser recuperada antes de se tornar oxidada ou estragar alguma coisa?

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Reaction score
30
Eu copiei e colei isso (abaixo, não sou tão legal). Mas é provável que a gosma seja essa... Então, a pergunta é: como você separa e isola esse composto? Parece que ele pode ser um solubo de água... mais ou menos... Um dos verdadeiros químicos (com experiência legítima) precisaria explicar melhor isso....

"Quando você reage acetona com soda cáustica, ocorre uma reação chamada reação de aldol. A soda cáustica geralmente é KOH ou NaOH, que são bases fortes. O hidróxido desprotonará a acetona e o enolato resultante será adicionado ao carbono carbonílico de uma segunda molécula de acetona. A reação geral é mostrada abaixo
.
main-qimg-130e9dc4be3462e676c0765b7abb2c9b
"

Heartburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
13
Eu já tinha visto isso, mas sabia que se referia apenas ao KOH anidro sólido. Por fim, depois de rolar a tela, encontrei um escopo de explicação na patente dos EUA. Sob algumas condições, a solução de NaOH é capaz de desencadear a nucleação, tornando-se, como eles afirmam, uma pasta de NaOH ultrapura, pronta para ser processada posteriormente etc. No final da minha história, a camada de acetona foi decantada com uma pequena quantidade de pasta, após um leve aquecimento a cerca de 45-50°C, a soda cáustica foi dissolvida novamente e assim por diante.
Se essa for a tese correta, válida para confirmação por outra pessoa, então que todos admitam honestamente se já ouviram falar dela. Sinceramente, eu não ouvi.

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Reaction score
30
Nunca passei por isso... mas é interessante. Acho que devo me lembrar disso se algum dia acontecer comigo. Mas fico feliz que você tenha resolvido o problema, cara.

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Reaction score
30
mas espere.... o que é uma dose "P.A." de acetona? Não consigo entender o processo que você está descrevendo aqui. Você não tinha solventes, então, em vez de simplesmente deixar a base livre sozinha, você a misturou com acetona? onde entra o hidróxido de sódio? e por que há água envolvida? Você tinha uma solução saturada de NaOH e a misturou com acetona pensando que isso faria o quê?

Heartburn

Don't buy from me
Resident
Reaction score
13
Grau de pureza "p.a." - se eu traduzi meu atalho do idioma local corretamente, isso deve significar >99,5% do conteúdo.