Cálculo molecular para leigos

mejdubulok

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 21, 2022
Messages
23
Reaction score
25
Points
3
(a voz de qualquer orador favorito), então, meus queridos ouvintes, hoje eu, como um manequim para um manequim, falarei sobre cálculo molar. Por que ele é útil, necessário e muito conveniente nos cálculos. Hoje, aprenderemos a calcular a quantidade de substâncias para reações por conta própria, em vez de cagar (, riscado), entupindo todas as mesmas perguntas em todos os tópicos dos fóruns. Considerando que eu mesmo me familiarizei recentemente com uma ciência como a química, tentarei explicá-la a vocês na linguagem mais acessível...

CONCEITOS BÁSICOS. Não há muitos deles. Mais precisamente, um (conceito). É uma MOLE.

Toupeira (masculino), ou seja, como um pinto (peço desculpas às meninas) - uma toupeira, duas toupeiras, etc. Não é um inseto. Essa é uma unidade de medida que abrirá o caminho para você ter uma aparência grande e inteligente, que você pode fazer explicando-a para manequins. Bem, ao mesmo tempo, é preciso contar tudo, mas isso são ninharias... Um mol é o MESMO NÚMERO de moléculas de uma substância. E - QUALQUER UM. Quem estiver interessado, pode entrar na Wikipedia e até ver quantos são os pedaços (moléculas) - (spoiler - porra e um pouco mais). Mas a mágica é que esse mesmo número NÃO É IMPORTANTE para os cálculos e você não precisa se lembrar dele. É IMPORTANTE que 1 mol de qualquer substância contenha o MESMO número de MOLÉCULAS que 1 mol de QUALQUER OUTRA substância. Ou seja, mais uma vez, 1 mol de água contém o mesmo número de moléculas que 1 mol de oxigênio, 1 mol de mefedrona, 1 mol de ferro, urânio, plutônio e cianeto de potássio. Ou seja, se pegarmos 1 mol de qualquer substância e começarmos a contar suas moléculas, contaremos a mesma quantidade, mais ou menos alguns pedaços, bem, se você não tiver comprado no mercado armênio... mas essa não é uma questão de química.

Parabéns. Você já leu a parte mais difícil. Todo o resto decorre diretamente dessa definição de mol. Agora vamos aprender a colocar isso em prática.

Vejamos uma reação simples. 2H2 + O2 = 2H2O A água é obtida a partir do hidrogênio e do oxigênio. Se você achar a reação mais fácil, pode me escrever e nós a analisaremos. Nessa reação, vemos que duas moléculas de hidrogênio H2 se combinam com uma molécula de oxigênio O2 e duas moléculas de água H2O são obtidas. E se você se lembrar do que está escrito dois parágrafos acima, entenderá que DOIS moles de moléculas de hidrogênio H2 se combinam com UM mol de moléculas de oxigênio O2 e são obtidos DOIS moles de água H2O. E, para essa reação, são necessários EXATAMENTE tantos moles de ambos, e nem uma gota a mais. Ou seja, se você pegar TRÊS moles de hidrogênio H2, então um será supérfluo e não reagirá. E a reação será semelhante a esta: 3H2+O2 = 2H2O+H2 (esse é o seu mol extra).

Vejamos uma reação mais complicada, que é usada, por exemplo, em tanques de gás para obter HCl gasoso (e acidificá-lo com mefa). 2NaCl+H2SO4=Na2SO4+2HCl. Ou seja, pegamos DOIS moles de NaCl (sal de mesa comum) e UM mol de ácido sulfúrico 100% (sobre as porcentagens um pouco mais tarde). E obtemos DOIS moles de HCl, o que é suficiente para acidificar DOIS moles de mefedrona. E acidificar novamente, se você não perder esse gás muito malcheiroso e perigoso no caminho, por exemplo, em seu próprio nariz, o que eu recomendo enfaticamente que não faça.


E aqui nos voltamos para o mais interessante (para aqueles que terminaram de ler e não correram para pedir receitas prontas no fórum) - E COMO CONTAR ESSES MESMOS MOTOS DE QUALQUER SUBSTÂNCIA???? Eu sou responsável (pelo bazar) - MUITO SIMPLESMENTE. Ainda mais fácil do que tudo o que você acabou de ler.

ENTÃO: Pegamos a tabela de nosso maravilhoso Pushkin Mendeleev. E observe atentamente a célula onde o elemento (qualquer) está localizado. Por exemplo, o terceiro elemento é o lítio (ele também está convenientemente posicionado à direita em uma janela separada).
O que vemos. Cada elemento tem um número atômico (não precisamos dele). E vemos o parâmetro RELATIVE ATOMIC MASS (massa atômica relativa). É disso que precisamos. O lítio tem 6,939. ESSE É O PESO DE 1 MOL DESSA SUBSTÂNCIA. EM GRAMAS. É ISSO!!!

Então, mais uma vez. POR SÍLABOS. Um mol de lítio pesa 6,939 GRAMAS. Um mol de ferro - (olhe para a placa) - pesa 55.847 GRAMAS. Etc.

Agora com as moléculas. Aqui é ainda mais fácil. A maioria dos gases tem moléculas de dois átomos. Hidrogênio - H2. O peso de 1 mol dessas moléculas é IGUAL AO PESO DE UM ÁTOMO MULTIPLICADO POR DOIS (então dois átomos). Oxigênio (que é O2) - 15,999*2=35,998. Por conveniência, você pode negociar o arredondamento para um número inteiro, ou metade de um número inteiro, ou a primeira casa decimal - 36, por exemplo. No fundo, somos todos um pouco comerciantes). Um mol de oxigênio (que tem 2 átomos em cada molécula) tem 36 gramas. E ponto final.

E voltamos à nossa primeira fórmula: 2H2 +O2 = 2H2O. Duas moles de hidrogênio (2 vezes 2 gramas) + Uma mole de oxigênio (32 gramas) = Duas moles de água (2 vezes 18 gramas). Isso se encaixa. Você pode ir tomar um chá. Finalmente, lembre-se: O PESO MOLAR DE QUALQUER MOLÉCULA É IGUAL À SOMA DOS PESOS DE TODOS OS SEUS ÁTOMOS. LEVANDO EM CONTA SEU NÚMERO NA MOLÉCULA.
 
Top