Oxidação de álcool benzílico com ácido nítrico diluído

Stretcher5335

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 20, 2022
Messages
16
Reaction score
9
Points
3
Só estou procurando saber se alguém tem tempo real de laboratório gasto com essa reação. Parece ser uma das rotas mais diretas e acessíveis em termos de reagentes para obter benzaldeído com bons rendimentos. BnOH+HNO3+NaNO2
 

Attachments

  • nNxVgRJCSE.pdf
    175.5 KB · Views: 650

BrownRiceSyrup

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 26, 2022
Messages
52
Reaction score
29
Points
18
dude.... wow... esse é um artigo muito bom... obrigado por encontrá-lo...

Ainda não fiz isso, mas acabei de passar o fim de semana fazendo isso com a oxidação do ácido sulfúrico do BzOH em rota DMSO.... via refluxo... apenas uma hora de refluxo, mas, meu Deus, o DMSO se decompõe termicamente e você fica com um mau cheiro difícil de se livrar. Quero dizer, horrível. Eles dizem para refluxar, mas não refluxo... Acho que o que quero dizer é que escolhi a alternativa e estou meio que arrependido de ter feito isso, pois gostaria de ter seguido esse caminho... Porque meu benzaldeído bruto tem cheiro de qualquer produto de decomposição de enxofre que você obtenha, e é horrível.... Mesmo após a extração e lavagem.... No momento, ele tem carvão ativado... talvez eu tenha feito besteira em algum lugar, mas tudo bem, imagino que, de qualquer forma, você terá de destilar e assim por diante.... Com a rota do enxofre, a fervura é de apenas 1 hora e, portanto, foi mais ou menos por isso que a escolhi, com rendimento próximo a 95%, mas não cheguei nem perto disso...

Com esse método, vi que ele fica descolorido no final da corrida e você ainda precisa destilá-lo. Mas pelo menos é apenas benzal. Mas, pelo menos, é apenas benzaldeído com talvez algum álcool que não reagiu... Estou bastante confiante de que essa rota é superior, especialmente com esse artigo que aborda os detalhes...
 

Stretcher5335

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 20, 2022
Messages
16
Reaction score
9
Points
3
Pesquisei muitas rotas e essa parece ser a melhor de todas. Também é possível usar alvejante (hipoclorito de sódio) para oxidar o alc. benzal.
 
Top