Destilação a vapor

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1

Introdução.

A destilação a vapor é análoga à destilação simples, com a principal diferença de que o vapor (ou água) é usado no balão de destilação junto com o material a ser destilado. Experimentalmente, as configurações são organizadas mais ou menos da mesma forma (Fig. 1), com pequenas diferenças na forma como o vapor é adicionado ao balão: indiretamente, se houver uma linha de vapor disponível no prédio, ou diretamente, fervendo a água no balão.
.
S98IdLNKHq
O uso mais comum da destilação a vapor é a extração de produtos naturais de materiais vegetais. Esse é o principal método industrial para obter óleos essenciais de plantas, usados em fragrâncias e produtos de higiene pessoal. Como muitos produtos podem ser isolados dessa forma, essa técnica é realizada regularmente em laboratórios de medicamentos. Uma extração das plantas da poção Ayahuasca e da Cannabis permite obter uma série de substâncias psicoativas.

Procedimento de destilação a vapor.

Um aparelho de destilação a vapor é mostrado na Fig. 2, que usa água fervente no frasco de destilação. Um aparelho que usa uma linha de vapor é mostrado na Fig. 3. Presume-se que os leitores já tenham realizado uma destilação simples anteriormente, portanto, nesta seção são descritas as diferenças entre as destilações simples e a vapor.
.
O9DBeh7VyT
.
FKw27By5no

Prepare a configuração.

1. Coloque o material vegetal a ser extraído em um frasco grande de fundo redondo com uma junta 24/40 (boca larga), não mais do que a metade. Geralmente, é necessária uma grande quantidade de material, pois a maior parte das plantas é celulose, não óleo. O uso de um frasco 14/20 (boca mais estreita) dificultaria a remoção dos materiais vegetais após a destilação.

2. Use uma braçadeira de extensão para prender o frasco grande ao suporte de anel ou à treliça. Se desejar, prenda ainda mais a configuração com uma plataforma (por exemplo, braçadeira de anel e tela de arame, como na Fig. 2).

3. Adicione água ao frasco de destilação para cobrir apenas o material vegetal.

4. Sempre use um adaptador de Claisen na configuração, pois os materiais vegetais geralmente espumam com o aquecimento e, com frequência, há muita turbulência no frasco de destilação (veja os respingos no frasco na Fig.3).

5. Duas variações de destilação a vapor são usadas regularmente: uma em que o vapor é gerado diretamente pelo aquecimento da água no balão de destilação com um bico de Bunsen (Fig. 2) e outra em que o vapor é gerado indiretamente por uma linha de vapor no prédio (Fig. 3). Embora os queimadores não sejam comumente usados na destilação de compostos orgânicos, eles são relativamente seguros em destilações a vapor porque: a) a maior parte do vapor produzido pela solução é tipicamente água em vez de compostos orgânicos, portanto o vapor não é particularmente inflamável, b) o destilado pode ser um pouco inflamável, mas está a uma distância da fonte de calor.

6. Na parte superior do adaptador de Claisen, conecte um dos seguintes itens, dependendo da variação de destilação usada.
a) Se a água for aquecida no balão de destilação junto com um queimador: Conecte uma rolha para fechar o sistema (indicado pela seta na Fig. 4) se a quantidade de água for suficiente para a destilação. Prenda um funil de separação de 125 ml (que deve ter uma junta de vidro esmerilhado abaixo da torneira) se houver previsão de que a água precisará ser reabastecida durante a destilação. Prenda e encha parcialmente esse funil de separação com água (Fig. 2).
b) Se for usada uma linha de vapor: Insira um tubo de entrada de vapor e posicione-o de modo que a saída fique um pouco acima do fundo do frasco. Conecte esse tubo a uma armadilha de funil de separação conectada à linha de vapor (Fig. 3).

.
PveXRxiJOp
7. O frasco receptor pode ser um cilindro graduado, um frasco Erlenmeyer ou um frasco de fundo redondo.
H3yNgWdERI
a) Agitando o queimador para aquecer o balão de destilação (com hortelã), b) Drenando a água do coletor de vapor após abrir a linha de vapor, c) Vapor borbulhando pelo balão de destilação (com cascas de laranja).
Comece a destilar.
8.
Comece a aquecer o frasco:

a) Se estiver usando um bico de Bunsen, inicialmente aqueça o balão em ritmo acelerado (é preciso muita energia para ferver a água), mas quando a solução estiver fervendo ou espumando, diminua o fogo e/ou agite o queimador para moderar a taxa de destilação (Fig. 5 a).
b) Se estiver usando uma linha de vapor, abra a torneira no coletor de vapor do funil de separação. Ligue o vapor e permita que a água na linha de vapor seja drenada pelo funil para um recipiente (Fig. 5 b). Feche a torneira quando parecer que a maior parte do que está saindo da linha de vapor é vapor e não água. Ajuste a taxa de vapor de modo que o vapor borbulhe vigorosamente através do líquido no balão de destilação (Fig. 5 c).
.
3RgkvoJen4
a+b) Destilado com óleo orgânico sobre a água (óleo de laranja em ambos), c) Destilado leitoso (óleo de cravo)

9. Colete o destilado a uma taxa de 1 gota por segundo. O destilado conterá água e óleo e poderá se apresentar de duas formas.
a) Pode haver a formação de uma segunda camada ou o destilado pode parecer ter gotículas de óleo grudadas nas laterais do frasco. Isso acontece quando o óleo é muito apolar (por exemplo, a Fig. 6 a+b mostra o destilado de óleo de laranja, que é quase totalmente composto de hidrocarbonetos).
b) O destilado também pode parecer turvo ou "leitoso" (a Fig. 6 c mostra o destilado turvo do óleo de cravo). Uma mistura turva se forma quando pequenas partículas insolúveis são dispersas na suspensão. Isso tende a acontecer quando o óleo é insolúvel em água, mas contém alguns grupos funcionais polares (por exemplo, compostos grandes com alguns grupos funcionais de álcool ou éter).


10. Se estiver usando uma linha de vapor, a taxa de vapor precisará ser reduzida quando a destilação começar.

11. Se não usar uma linha de vapor, certifique-se de reabastecer a água no frasco de destilação se o nível ficar muito baixo (se o líquido no frasco de destilação estiver ficando espesso). O aquecimento de uma solução muito concentrada pode, às vezes, fazer com que os açúcares do material vegetal se caramelizem, dificultando a limpeza. Para reabastecer a água,
faça o seguinte
a) Abra temporariamente a tampa do adaptador de Claisen e adicione água por meio do frasco de lavagem.
b) Se estiver usando um funil de separação no adaptador de Claisen, gire a torneira para despejar a água gradualmente. Se a água for drenada muito rapidamente, de modo que fique acumulada no adaptador de Claisen, será difícil drená-la para o balão de destilação pelo mesmo motivo que um funil de separação não drena com a tampa no lugar. Adrenagem lenta da água do funil de separação evita que isso aconteça.


Interrompa a destilação.
12. Se estiver seguindo um procedimento, colete a quantidade recomendada de destilado. Se o destilado for leitoso, a destilação poderá ser interrompida quando o destilado que escorre do adaptador de vácuo clarear, indicando que apenas água está sendo condensada.

13. Se estiver usando uma linha de vapor, drene totalmente o líquido no coletor de vapor do funil de separação (e deixe-o aberto) antes de desligar o vapor. Se houver água no funil quando a linha de vapor for desligada, a sucção formada pelo resfriamento do purgador mais rápido do que o balão de destilação poderá puxar o líquido do balão de destilação para o purgador (às vezes com violência).

Isole o óleo.
14. Se o óleo se separar do destilado, como na Fig. 6 a, ele poderá ser removido com uma pipeta, seco com um agente secante (como Na2SO4) e analisado diretamente. Se estiver leitoso, como na Fig. 6 c, o óleo deverá ser extraído em um solvente orgânico, seco com um agente secante (como MgSO4) e o solvente removido com o evaporador rotativo. Normalmente, são necessárias três extrações para extrair totalmente o óleo de um destilado leitoso em um solvente orgânico. Na extração do destilado leitoso de óleo de cravo da Fig. 6 c, observe como a camada aquosa (parte inferior) permanece leitosa após a primeira extração (Fig. 7 a). Essa aparência leitosa mostra que o óleo não foi totalmente removido em uma única extração. A camada aquosa fica mais clara com a segunda extração (Fig. 7 b), demonstrando a importância de várias extrações.
NxI7Tw9zqF
a) Primeira extração do destilado de óleo de cravo em acetato de etila, b) Segunda extração
 
Last edited by a moderator:

h20

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 7, 2022
Messages
10
Reaction score
7
Points
3
Olá,
Não acho que as pessoas aqui no BB queiram destilar folhas.
Você pode encontrar essa explicação em toda a Internet.
Eu gostaria de saber como você destila produtos químicos. Quais temperaturas devem ser respeitadas?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Você ficará surpreso ao saber que o CBD pode ser destilado a vapor das folhas de cannabis! Além disso, os produtos químicos podem ser destilados da mesma forma. Nas figuras. 3 e 4, esse aparelho é representado. Você pode calcular a temperatura caso saiba o que deseja destilar. Se você ler este artigo e o artigo sobre destilação, entenderá o que significa destilação e não fará tais perguntas.
 
Last edited:

h20

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 7, 2022
Messages
10
Reaction score
7
Points
3
Ah, sim, eu esqueci, você só é bem-vindo aqui se souber tudo.
Portanto, não precisa explicar nada direito
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Desculpe-me se está parecendo assim. Você poderia ser mais educado, caso queira obter ajuda...
 

J-man

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 8, 2022
Messages
21
Reaction score
4
Points
3
Também é possível extrair o óleo de base livre de metanfetamina usando a destilação a vapor depois de basificá-lo na rota de Moscou após o refluxo, pelo que ouvi dizer... Obrigado, G. Patton, por colocar esse material aqui. Aprendi novamente algumas coisas que havia esquecido, pois mesmo as coisas simples podem ser negligenciadas ou esquecidas com o tempo. Ei, você poderia dar alguns bons exemplos de fontes que podem produzir vapor? Como panelas de pressão etc.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Olá, alguém pode me mostrar uma configuração boa e eficiente para destilação a vapor. Comecei a explorar essa área há pouco tempo e simplesmente usei água em um frasco com o único flutuador na parte superior. Isso parece funcionar, mas é muito lento, e há muitas perguntas para as quais não encontrei resposta:
1. Qual é a proporção ideal de água/óleo, se é que isso existe?
2. Existe uma maneira mais eficiente, por exemplo, usando uma máquina de cappucino ou um limpador a vapor? (Se sim, explique ou mostre uma foto dessa configuração. Tentei criar vapor em um frasco de óleo e direcioná-lo para o frasco com o óleo, mas o vapor esfriou demais para ser eficiente).
3. Como você determina quando terminar a destilação do vapor?

Obrigado por qualquer conselho. Descobrir tudo isso por meio de experimentos levaria muito tempo e tenho certeza de que essas perguntas já foram analisadas e resolvidas por pessoas com mais experiência.
 

WinterDust

Don't buy from me
Resident
Joined
May 21, 2022
Messages
230
Reaction score
206
Points
43
Deals
3
Olá @diogenes

Aqui está uma boa configuração para a destilação a vapor:

1 - Não necessário
2 - Balão coletor
3 - Coluna de Vigreux
4 - Termômetro (0-100C)
5 - Resfriador Liebeg
6 - Entrada de água fria
7 - Saída de água quente
8 - Balão receptor
9 - Adaptador de vácuo
10 - Ângulo
11 - Controle de temperatura
12 - Controle do agitador
13 - Agitador magnético com placa de aquecimento
14 - Recipiente com água
15 - Óleo orgânico
16 - Recipiente de água fria

PONTOS:

1 - Se estiver, por exemplo, destilando a vapor o óleo de anfetamina a partir do IPA, não precisará da coluna de vigreux, basta conectá-la diretamente ao resfriador Liebeg.
2 - Se estiver, por exemplo, destilando óleo de anfetamina com água destilada, será necessário usar a coluna Vigreux.
3 - A proporção óleo/água deve ser de 1:1 e não use água de torneira normal, mas sim água destilada para não perder o rendimento.
4 - Como saber quando a destilação a vapor está concluída. Um exemplo disso seria o fato de não haver mais condensação de vapores dentro da coluna Liebeg. O segundo reconhecimento é, por exemplo, se você destilar a vapor o IPA do óleo de anfetamina, o ponto de ebulição do IPA sob pressão é de 29 a 30°C. Quando o termômetro passar a temperatura, por exemplo, para 35°C, você saberá que não há mais IPA e que a destilação a vapor está concluída.

Espero que isso ajude.
Rcfin9dbhZ
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Olá, obrigado por sua explicação, mas a imagem é de uma destilação com banho-maria, ou seja, não entendo onde o vapor entra no óleo. Por que a placa de aquecimento está marcada como desnecessária? (No 1.) Obrigado
 

WinterDust

Don't buy from me
Resident
Joined
May 21, 2022
Messages
230
Reaction score
206
Points
43
Deals
3
Se você tem óleo de anfetamina que deseja purificar, use água destilada, na proporção de 1:1.

Portanto, se você tiver 1l de óleo de anfetamina, adicione 1l de água destilada. Quando aquecer sob pressão de vácuo, o ponto de ebulição será de aproximadamente 56°C, o que produzirá vapor e removerá todas as impurezas com ele, daí o nome "Destilação a vapor".

A razão pela qual o frasco está dentro de um recipiente com água em uma placa de aquecimento é porque ele cobre uma área de aquecimento maior do frasco, em vez de apenas o fundo dele.

(1) - Esse é um tipo de cobertor de proteção, caso você não use uma panela de aço como condutor de calor.
 

WinterDust

Don't buy from me
Resident
Joined
May 21, 2022
Messages
230
Reaction score
206
Points
43
Deals
3
Esqueci de acrescentar,

Uma boa taxa de fluxo de destilação é uma gota a cada segundo no frasco receptor. Isso ocorre porque se você destilar a vapor muito "rápido", o destilador levará o óleo para o frasco receptor e você perderá parte do produto.

Atenciosamente
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Olá, desculpe-me por outra pergunta, mas gostaria de esclarecer o que você disse. A destilação a vapor é recomendada sob vácuo, para que a temperatura seja ainda mais baixa e não ocorra oxidação, certo? Além disso, na segunda postagem, você recomenda uma gota por segundo, ou seja, cerca de 3 ml/minuto, caso contrário, um pouco de óleo também sairá com o vapor. Esse não é o principal objetivo da destilação a vapor? Quero dizer, estamos tentando fazer com que o produto puro (óleo) passe para o frasco de revelação. O que estou entendendo errado?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
A que óleo você se refere? Anfetamina/meth? A destilação a vapor pressupõe que você os destile como uma mistura azeotrópica.
 
View previous replies…

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Olá, Patton, eu estava me referindo à postagem anterior do ImOutAlso, que disse que, se a destilação a vapor for feita muito rapidamente, o óleo também sairá, o que eu não entendi, pois, como você disse, as bases Amph e Meth também são óleos, ou pelo menos substâncias oleosas. Ou ele estava se referindo a outros óleos? A mistura original deve ter uma proporção de 1:1 de água:base, e a purificação ocorre porque as impurezas não voláteis permanecem no frasco original e somente as voláteis (base de óleo) passam. Esse foi meu entendimento sobre a destilação a vapor, e funcionou quando tentei, embora provavelmente não de forma ideal, pois nunca tentei fazer isso sob vácuo. Essa é uma informação nova para mim. Talvez você possa esclarecer e dar alguma orientação sobre a melhor maneira de fazer isso?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Na verdade, vale a pena passar sem vácuo com vapor. Seria fácil determinar o ponto de ebulição do produto-alvo. No caso da destilação a vácuo, recomendo que você a realize sem vapor porque seria difícil determinar onde está o produto puro e onde estão os produtos secundários (quero dizer exatamente a temperatura dos vapores sob vácuo). A primeira opção é comum e melhor, na minha opinião.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Em teoria, o ponto de ebulição cai para menos de 100C, certo? Já fiz isso sem vácuo e o ponto de ebulição se manteve em 98-99. O azeótropo anf-base-água tem ponto de ebulição mais baixo do que a água sozinha. Por outro lado, a pequena alteração no ponto de ebulição torna impossível distinguir entre óleos diferentes.
Por exemplo, https://chem.libretexts.org/Bookshe...ria/Immiscible_Liquids_and_Steam_Distillation

O que eu não entendo é por que a maioria das fontes gera vapor em um frasco separado. Não é mais fácil simplesmente colocar a água e o óleo juntos em um frasco, mexer e destilar? Isso pode ser complementado por um funil de adição para substituir a água, caso ela acabe, enquanto ainda resta um pouco de óleo.
 

KokosDreams

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 16, 2022
Messages
912
Solutions
2
Reaction score
594
Points
93
Obrigado, irmão! Salvei esse livro em minha biblioteca
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
O link recomenda uma agitação vigorosa para manter a mistura de óleo/água "girando" continuamente, o que evitará que o óleo "trave" a água embaixo.

Dessa forma, a pressão de vapor da água, que é (aproximadamente) 1 bar = 760Hgmm a 100C. Agora, a pressão de vapor total da mistura em "turbilhão" será a soma da pressão de vapor do óleo e da água. A pressão de vapor do óleo a 100C não chega nem perto de 760Hgmm, portanto, contribuirá muito pouco para a soma e reduzirá apenas um pouco o ponto de ebulição. Portanto, caso haja um componente indesejado, mas volátil, no óleo, com ponto de ebulição semelhante ao do produto, será difícil saber quando o produto desejado e o produto indesejado estão chegando ao frasco de coleta.

Por exemplo, a pressão de vapor do benzaldeído é de 0,074 bar a 97 °C, a pressão de vapor da água é de 0,91, portanto, a soma é um pouco menor que 1 bar, e o benzaldeído destilará com a água a 98 °C. Não encontrei uma calculadora para a pressão de vapor da base de anfetamina, mas ela é menor que a do benzadeído porque seu ponto de ebulição é maior e seu peso também é maior. Portanto, ela ferverá entre 98 e 100C. Há muitos fatores, como altitude etc., e esses são apenas valores estimados, mas a questão é que a maioria das moléculas com as quais estamos lidando entrará em ebulição com água/vapor em uma faixa estreita de temperatura e não é possível dizer o que está chegando com base na temperatura. A diferença de temperatura do vapor será minúscula, mesmo que os pontos de ebulição dos compostos sejam muito diferentes, por exemplo, benzaldeído e metanfetamina. Com a destilação a vapor, só é possível separar os componentes voláteis das "poluições" não voláteis em seu óleo (que é o que precisamos, pois a maioria dos componentes voláteis é nosso produto).
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
93
Points
28
Patton, em resumo, minhas perguntas são:

Há alguma imprecisão na postagem do ImOutAlso sobre destilação a vapor? Tenho 3 pontos para questionar:
1. Ele parece sugerir que "ovapor removerá todas as impurezas com ele", o que é o oposto do que eu pensava: o vapor levará as "impurezas" com ele para o frasco receptor. Então, sua substância pura poderá ser extraída da água. As impurezas permanecerão no frasco de ebulição.
2. A remoção do IPA não é uma destilação a vapor, mas uma simples destilação a vácuo. A destilação a vapor só pode ser feita com água.
3. Não há necessidade de uma coluna de Vigreaux para a destilação a vapor.

Essas afirmações se baseiam em meu conhecimento atual (limitado), portanto, estou colocando-as aqui para que sejam esclarecidas, pois elas vão contra a maioria das coisas que já li sobre destilação a vapor.
A quarta pergunta para você é se a destilação a vapor é melhor/mesma/pior do que sem vácuo? Para especialistas, isso pode ser óbvio, mas para iniciantes é importante porque é fácil perder muito tempo com base em informações imprecisas.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
O vapor apenas diminui o ponto de ebulição das aminas
Сorreto, vale a pena realizar essas etapas (destilação do IPA e destilação do produto) separadamente.
correto
Respondido na mensagem anterior
 
Top