Destilação a vapor

blackburn

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 18, 2022
Messages
103
Reaction score
48
Points
28
Hi.

Qual é o melhor equipamento a ser usado para destilar a vapor, digamos, 10 litros de óleo sujo?
 

bblanco

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 14, 2023
Messages
94
Reaction score
41
Points
28
Um banho-maria improvisado ...
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Um reator e um banho de aquecimento ou um pouco de cada vez no RBF. No entanto, é melhor fazer isso em um processo em lote, já que em um RBF é necessário esperar que ele esfrie, adicionar mais, aumentar novamente e assim por diante, o que gera muito tempo morto.
 

blackburn

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 18, 2022
Messages
103
Reaction score
48
Points
28
Sim, eu estava pensando em fazer isso em um reator também. O que você acha de usar um gerador de vapor como esse, talvez para produzir muito vapor? Sua saída é de 3L / 70min.
 

Attachments

  • cI09AzbLCH.jpg
    cI09AzbLCH.jpg
    140.4 KB · Views: 183

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Se quiser usar vapor externo, tudo bem, mas você precisa aquecer o frasco principal também, isso é o mais importante
 

blackburn

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 18, 2022
Messages
103
Reaction score
48
Points
28
Sim, essa é a minha ideia: reator de vidro de camada dupla com óleo de transferência de aquecimento, em torno de 130-150 °C, devido ao grande volume de óleo, uma fonte extra de vapor deve acelerar o processo?
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Deve ser suficiente sem vapor extra, cerca de duas vezes mais NaOH 15-20% em água destilada como base e reator cheio até a metade da capacidade total e agitação adequada.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
298
Reaction score
245
Points
43
O vapor externo é preferível, mas o removedor de papel de parede descrito não é adequado, pois produz vapor úmido. Procure um gerador de vapor que produza um mínimo de 110°C e 2,5 bar de vapor. A vesícula onde estão as guloseimas deve ser aquecida e isolada em toda a volta, especialmente na parte superior, até onde está a curva do condensador. Isso serve para evitar a condensação do vapor no recipiente/dutos.

Um fator importante é desconhecido ou subestimado: Quanto mais amplo for esse caminho, mais rápida será a destilação. Na prática, diz-se que você deseja uma abertura ampla no vaso, por exemplo, 8 cm de diâmetro mínimo. A tubulação conectada deve ter o mesmo diâmetro e não deve haver constrições até a área de condensação real. O "caminho livre médio" também diz que não deve haver curvas acentuadas que agiriam da mesma forma que uma constrição factual de diâmetro, ou seja, quanto maior a curva em direção ao condensador, melhor. O pior seria um tubo vertical com um tubo para baixo conectado diretamente em um ângulo agudo. Isso é uma porcaria. O ideal seria um recipiente em forma de retorta com a retorta sendo feita em um ângulo amplo de fluido. Como os tradicionais alambiques de uísque escoceses costumam ser.

A configuração correta acelera mais o processo do que o aquecimento ou a pressão, sem precisar colocar mais calor nele, o que, obviamente, é bom para o produto (menos estresse).
 

blackburn

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 18, 2022
Messages
103
Reaction score
48
Points
28
Olá.

Você poderia me enviar um link com um gerador de Stean que funcione, pois encontrei vários diferentes, mas não sei bem,

o reator tem 50 litros e é aquecido e isolado em toda a volta, com camisa dupla, não na parte superior, mas é possível isolar um pouco o calor na parte superior.

O condensador é quase vertical, mas, se estiver usando um vaporizador com uma barra mais alta, talvez isso ajude a esticar o condensador?
 

Attachments

  • Y1l8UaG3wh.jpg
    Y1l8UaG3wh.jpg
    125.1 KB · Views: 146
Top