Síntese de 1-fenil-2-propanona (P2P) usando anilina

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
39
Este artigo fornece um processo de síntese P2P de baixo custo, condição moderada e alto rendimento, e as condições são fáceis de escalonar. Só que não sei se a matéria-prima anilina é regulamentada em outros países, mas ela é bastante barata em meu país, apenas cerca de 1 dólar americano por quilograma.
O projeto do processo requer o uso de alguns instrumentos avançados, que podem não ser amigáveis para oficinas familiares, e é recomendável que todos o aprimorem por conta própria.
Introdução ao processo:
Esse processo usa anilina e nitrito de sódio na presença de ácido clorídrico para preparar benzeno diazônio por meio da reação de diazotização e usa ácido tetrafluorobórico (HBF4) para salgar o diazobenzeno e obter tetrafluoroborato de diazobenzeno sólido. Na presença de acetato de sódio anidro (AcONa), o tetrafluoroborato de diazobenzeno é catalisado por óxido cuproso (Cu2O) e reage com acetato de isopropenila (IPA) sem solvente para preparar 1-fenil-2-acetona.
5KeW8BDPU3

Como meu inglês não é muito bom, este artigo foi traduzido pelo Google. Por favor, perdoe-me se a gramática não estiver correta.

Etapas da prática:

Fabricação de tetrafluoroborato de fenildiazônio:
Se a anilina estiver amarela, adicione uma pequena quantidade de pó de zinco à anilina e use-a após a destilação.
-Um dispositivo de 2000 ml.
-Adicione 450,6 ml de ácido clorídrico a 37% e 652,18 ml de água ultrapura, mexa.
-Adicione 165,54 g de anilina, continue mexendo.
-Resfrie abaixo de 5°C.
-Adicione uma solução feita de 125,69 g de nitrito de sódio anidro e 166,01 ml de água ultrapura, gota a gota, sob agitação, e mantenha a temperatura abaixo de 5°C.
Após a adição, a temperatura foi mantida entre 3°C e 5°C e a reação foi agitada por 40 minutos.
-Dissolva 142,77g de ácido bórico anidro (H3BO3) em 462,45927ml de ácido fluorídrico a 40% (HF-H2Oaq40%) para produzir ácido tetrafluorobórico, mantenha a agitação entre 3°C e 5°C e adicione ao dispositivo.
*1
Desligue a agitação e mantenha a temperatura por 2 horas.
-Filtre a mistura de reação por sucção.
-Use esses solventes sucessivamente para enxaguar os sólidos no funil: 80 ml de ácido tetrafluorobórico produzido pelo método acima diluído para um volume de 356 ml, 356 ml de etanol a 50%, 356 ml de etanol a 95%, duas partes de 356 ml de éter anidro.
-Seque o sólido em um liofilizador ou use um forno a vácuo a 36 °C.
-Obtenha o sal de fenil tetrafluoroborato de diazônio em pó branco, o rendimento é de cerca de 90%.

Preparação de 1-fenil-2-propanona (P2P):
-Um dispositivo de 2000 ml.

-Adicione acetato de sódio anidro (AcONa) 528,81 g, óxido cuproso (Cu2O) 33,90 g, acetato de isopropenila (IPA) 1423,73 ml, mexa.
-Mantenha a agitação, adicione 447,46 g do sólido de tetrafluoroborato de diazônio preparado na etapa anterior à temperatura ambiente e controle a temperatura para que não ultrapasse 40 °C.
-Após a adição, mantenha a temperatura entre 37°C e 38°C e agite por 6 horas.
-Filtre a mistura de reação por sucção.
Enxágue os sólidos no funil com 250 mL de diclorometano (CH2Cl2) e combine-os no filtrado.
-Evaporar o diclorometano usando um evaporador rotativo.
-O líquido restante é destilado sob pressão reduzida, e a fração de 0,27kPa/70°C a 72°C é coletada sob o monitoramento de um medidor de vácuo Pirani.
-Obtenção de 1-fenil-2-propanona (P2P), com rendimento de cerca de 91%.

Precauções:
-*1: O processo de dissolução de ácido bórico anidro em ácido fluorídrico a 40% para produzir ácido tetrafluorobórico é muito exotérmico, o que pode fazer com que a solução se agite. Recomenda-se pré-congelar o ácido fluorídrico a 40% e prestar atenção à temperatura durante a mistura. Além disso, essa operação não deve ser realizada com nenhum recipiente de vidro, caso contrário, seu recipiente será corroído e dissolvido, liberando gás altamente tóxico.
-O sal de fenil tetrafluoroborato de diazônio preparado na primeira etapa da reação se deteriorará em um ou dois dias se for colocado no ar. Se precisar ser armazenado por um longo período, feche-o em um recipiente, substitua a atmosfera de nitrogênio ou argônio e coloque-o na geladeira. Armazene-o em uma temperatura abaixo de -20°C.
- Em ambas as reações, a viscosidade é muito alta para que o agitador magnético funcione. Use um agitador suspenso para agitar.

Dados do composto:
1-fenil-2-propanona 1H-NMR δ:2,14(s,3H,CH3),3,69(s,2H,CH2),7,19(s,1H,PhH),7,28(s,1H,PhH),7,31(s,1H,PhH),7,33(s,1H,PhH),7,34(s,1H,PhH)
1-phenyl-2-propanone 13C-NMR δ:29.23(CH3),51.05(CH2),206.36(CO),134.31,129.41,128.76,127.08

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
25
Você tem alguma referência para esta postagem?

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
39
Sim, eu tenho, mas o link para o material expirou e é um documento totalmente em chinês, que não está incluído no escopo do SCI.

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
25
Você já experimentou esse método?

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
39
Sim, implementei a primeira etapa dessa reação e obtive uma grande quantidade de pó de sal de fenil tetrafluoroborato de diazônio, como esperado, mas naquela época o laboratório não tinha condições de secagem adequadas, não havia liofilizador e o forno de secagem a vácuo também foi substituído por mim. Parte do solvente de lavagem final não funcionou, então não pude implementar a reação da segunda etapa, que exige condições anidras mais rigorosas. Os pós de tetrafluoroborato de diazônio e fenil diazônio produzidos ficaram marrom-escuros e se deterioraram após serem colocados no ar por um ou dois dias. As operações e as precauções que forneci acima são todas provenientes do aprimoramento da minha operação real, e a literatura não fornece tantos detalhes.

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
25
Boa sorte e compartilhe novos relatórios.

Você conhece um método para a síntese de acetato de isopropenila?

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
39
O acetato de isopropenila (CAS108-22-5) é uma fragrância de uso comum, amplamente utilizada como solvente em alguns campos. Ele pode ser comprado diretamente em grandes quantidades em meu país e o preço está em uma faixa aceitável, portanto, não considerei como sintetizar essa substância, mas devo conseguir encontrar a patente do processo de síntese dessa substância.

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
25
Sim, se você puder compartilhar o método de síntese do acetato de isopropenila com gás ceteno e acetona.

madmaximus

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
16
Há algum problema se for usada anilina líquida em vez da forma em pó?

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
39
A anilina é originalmente um líquido, e os reagentes usados também são líquidos.

Ortist

Don't buy from me
Resident
Solutions
1
Reaction score
54
Você teve sucesso com essa reação?

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
280
Sinceramente, admiro todos que tentam fazer isso sozinhos, pois a anilina é carcinogênica e o HF é uma das substâncias mais maléficas que existem. Eu também me pergunto: em algum lugar onde essas coisas estão facilmente disponíveis, deve haver outros produtos químicos fáceis de obter que podem ser processados de forma comprovada sem condições anidras rigorosas e outras fantasias para P2P ou até mais. Com acesso a equipamentos que possibilitem reações anidras em larga escala, eu preferiria pensar em reações do tipo Grignard.
Mas respeite e mantenha-se seguro, essa é uma situação assustadora.

btc150000

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Senhor, você foi bem-sucedido? Por favor, me responda, pois isso é importante para mim.