Síntese de APAAN (a-fenilacetoacetonitrila) com amida de sódio (escala de 1 kg)

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,022
Points
93
Esquema de reação:
L4YPxRaWnO


Síntese:
1. 1000 g de cianeto de benzila, 1300 ml de acetato de etila adicionados ao reator e à mistura de agitação.
2. Adicione 500 g de amida de sódio, em pequenas porções, para controlar a mistura em ebulição.
3. A mistura da reação foi refluxada por duas horas e deixada por 12 horas em temperatura ambiente.
4. Após 12 horas, a mistura foi diluída com 8 litros de água e agitada até que o lodo sólido fosse completamente dissolvido.
5. Adicione 4 litros de gelo picado e agite.
6. Extraiu-se com 3 litros de benzeno (tolueno, DCM, éter, etc.) e os extratos foram descartados.
7. A fase aquosa separada foi acidificada com uma solução de ácido acético glacial (600 ml) em água (2000 ml).
8. O precipitado foi filtrado e usado sem purificação adicional para a preparação de benzilmetilcetona.
 
Last edited by a moderator:

pdwshopnl

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 4, 2022
Messages
16
Reaction score
6
Points
3
Ouvi falar desse sintetizador. Você tem a patente original da literatura?
Tenho apenas isso, mas não consigo encontrar a TI na Internet:

Bodroux, Compt, rend. 151, 234 (1910)
Bull. soc. chim. (4) 7, 848 (1910)

Você pode dizer mais sobre as condições de síntese, ou seja, elas precisam ser estritamente anidras, como no caso da reação com etóxido de sódio?
Ou os reagentes de grau analítico (mais puros) são suficientes?
 

pdwshopnl

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 4, 2022
Messages
16
Reaction score
6
Points
3
Seus links levam ao apaan feito com etóxido de sódio.
Essa estrada é conhecida por todos e, na minha opinião, também é muito difícil, pois é preciso manter a condição anidra o tempo todo.

Este tópico fala sobre a muito antiga estrada de fabricação de apaan (na literatura, escrevem sobre TI no ano de 1910). Foi preparado pela condensação do acetato de etila com o derivado de sódio do cianeto de benzila preparado a partir do cianeto de benzila e da amida de sódio.
Pesquisei mais informações sobre essa síntese por muitas e muitas vezes... acredite.
E só encontrei na literatura estes dois artigos do ano de 1910:

Bodroux, Compt, rend. 151, 234 (1910)
Bull. soc. chim. (4) 7, 848 (1910)

Mas a TI é muito antiga e eu não a entendo.

Em minha opinião, esse caminho para obter o apaan é o único caminho sensato para o sucesso.
 

Sabatier

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 10, 2022
Messages
6
Reaction score
9
Points
3
Entendo. Peço desculpas.
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,022
Points
93
De fato, essa é a melhor variante dessa síntese, usando metilato de sódio (ou potássio), etilato, etc
 

pdwshopnl

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 4, 2022
Messages
16
Reaction score
6
Points
3
Refiro-me a links que adicionam outros usuários (de sites de síntese orgânica sobre como fazer apaan com etóxido de sódio) - eles foram excluídos agora. Sua patente, é claro, não é com etóxido de sódio.
 

KokosDreams

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 16, 2022
Messages
912
Solutions
2
Reaction score
595
Points
93
Qual é o rendimento em g (APAAN) para esse método?
 

melk

Don't buy from me
New Member
Joined
Sep 13, 2022
Messages
44
Reaction score
13
Points
8
Com apaan
você não teve nenhuma perda ou talvez um pouco de nada

 

melk

Don't buy from me
New Member
Joined
Sep 13, 2022
Messages
44
Reaction score
13
Points
8
Em 2010, você tinha apaan legal por 20 euros / kg puro, isso era um progresso rs
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
Alguma ideia de como adquirir o KCN para o cianeto de benzila? Pensei em adicionar h2so4 ao hexacianoferrato de potássio (III) e levar o gás HCN resultante a uma solução de KOH?
 

cokemuffin

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 11, 2022
Messages
66
Reaction score
27
Points
18
Se essa não for uma opção, que tal transformar hexacianoferrato de potássio (III) em ferrocianeto de potássio via KOH e depois pirólise?
4KOH + 4K3[Fe(CN)6] → 2H2O + O2 + 4K4[Fe(CN)6] | K4[Fe(CN)6] → 4 KCN + FeC2 + N2
 

ossi

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 15, 2022
Messages
69
Reaction score
29
Points
18
tenho sódio puro, não sódio amídico.
Como devo trabalhar?
por favor @G.Patton
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
66
Points
28
Você pode nos dizer se o metóxido de sódio pode substituir a amida de sódio sem alterar o procedimento? Supõe-se que o metóxido de sódio funcione e, na verdade, é mais barato.
 
Top