Síntese do cloridrato de metcatinona a partir da propiofenona

GhostChemist

Expert
Joined
Nov 20, 2022
Messages
89
Reaction score
213
Points
33
Etapa 1. Bromação da propiofenona
A bromação da propiofenona ocorre de acordo com o Esquema 1.
TNxLfjyRpW

Esquema 1

..

Reagentes e materiais iniciais
  • 50 ml de propiofenona
  • 40 ml de HBr (1,3 g/ml)
  • 55 ml de H2O2 35%
  • 150 ml de diclorometano (DCM)
  • 2000-2500 ml de H2O
  • 250 ml de Na2S2O3 a 5% (12,5 g e 238 ml de H2O)
  • 250 ml de Na2CO3 a 5% (12,5 g e 238 ml de H2O)
  • 100 ml de Na2CO a 15% (15 g e 85 ml de H2O)
  • Papel indicador de pH
  • Balão de 3 gargalos, 1000 ml
  • Funil de gotejamento de 125 ml
  • Termômetro
  • Condensador de refluxo
  • Agitador magnético
  • Béqueres
  • Funil
  • Bomba de vácuo
Os reagentes para a bromação da propiofenona. Fig. 1
AcbO459k0W

Figura 1

Em um balão de 1000 ml, são colocados 50 ml de propiofenona, 40 ml de HBr e 100 ml de água. Um condensador de refluxo e um termômetro são acoplados ao frasco. O peróxido de hidrogênio é despejado no funil de gotejamento. Fig 2
LevRA7WsE1

Figura 2

Inicia-se uma agitação suave e o peróxido de hidrogênio é adicionado gota a gota até o aparecimento de uma cor laranja. O processo prossegue com a geração de calor! A temperatura é mantida na faixa de 30 a 40°C. Fig. 3
BhW0Gwrp54

Figura 3

Quando a cor laranja desaparece com o tempo, são adicionadas porções adicionais de peróxido de hidrogênio. Figura 4
HimFGAe8nC

Figura 4

Ao adicionar novas porções de peróxido de hidrogênio, o bromo livre é gerado, o que é necessário para o processo de bromação. A bromação é realizada até que a cor deixe de desaparecer e se formem vapores alaranjados de bromo. Figura 5
X4vydOtmUa

Figura 5

Adicionamos 150 ml de DCM à bromopropiofenona formada. Fig. 6
BKu1b50MZE

Fig.6

O DCM extrai a bromopropiofenona (que é um lacrimogêneo) e a separa sob a camada aquosa. A camada aquosa superior apresenta uma reação ácida devido à presença de ácido residual. Fig. 7
KgitJNnlVI

Fig.7

Em seguida, a camada de DCM é lavada com água até que se obtenha uma reação neutra. Em seguida, é adicionada uma solução aquosa de 250 ml de Na2S2O3 a 5%. Fig. 8
USiEK2G7VY

Figura 8

Apesar da lavagem completa até a obtenção de uma reação neutra, a adição de solução de tiossulfato de sódio leva à precipitação de enxofre livre. Portanto, não se recomenda o uso adicional de tiossulfato como agente antibromo. Figura 9
WTg6H0FJmr

Figura 9

Em seguida, a mistura foi lavada com quatro porções de água. A lavagem subsequente foi realizada com 250 ml de uma solução de carbonato de sódio a 5%, que foi lentamente adicionada gota a gota à mistura agitada. Fig. 10
1a5UDdJCxN

Figura 10

Após a adição da solução aquosa de carbonato de sódio a 5%, a mistura foi agitada por 20 a 30 minutos. Em seguida, foram adicionadas porções de uma solução aquosa de carbonato de sódio a 15%. Se o volume do frasco fosse insuficiente, parte da camada aquosa era aspirada e descartada. Fig. 11
G7wn4izKdk

Figura 11

Depois de remover o máximo possível da camada aquosa, o DCM foi lavado com duas porções de água, cada uma com um volume de 250 ml. Após as lavagens com carbonato, a camada de DCM ficou significativamente mais clara. Figura 12
Rj5x6ldhIQ

Figura 12

Etapa 2. Síntese e purificação do cloridrato de metcatinona

A interação com a metilamina ocorre de acordo com o Esquema 2.
RoknIH2qYT

Esquema 2


Início reagentes e materiais
  • A solução de bromopropiofenona em DCM sob a camada de água da Etapa 1
  • 70 ml de solução aquosa de metilamina a 35-40%
  • 2000 ml de H2O
  • 40-50 ml de HCl a 14%
  • 20 ml de DCM
  • 25 ml de etilacetato
  • 10 ml de acetona
  • 40-50 ml de acetona com temperatura de -5℃
  • Balão de 3 gargalos, 1000 ml
  • 125 ml de funil de gotejamento
  • Funil de separação de 250 ml
  • Termômetro
  • Condensador de refluxo
  • Agitador magnético
  • Configuração de filtragem
  • Béqueres
  • Funil
  • Bomba de vácuo



A metilamina é adicionada gota a gota à solução obtida e purificada de bromopropiofenona em DCM com agitação vigorosa. O condensador de refluxo também deve estar em operação durante esse processo. Fig. 13
QaDgb6Cy0G

Figura 13

A adição de todo o volume de metilamina é realizada em um período de 12 horas. A temperatura é mantida em torno de 27°C devido ao calor gerado pela reação. Fig. 14
JILeZvskAr

Figura 14

Após a adição de todo o volume de metilamina, a mistura é agitada por 24 horas. Durante esse tempo, a cor muda para âmbar. Fig. 15
BROaB7h689

Figura 15

A metcatinona resultante é lavada com água para remover a metilamina. Fig . 16
Q3qBE9d6u5

Figura 16

A lavagem completa até o pH neutro é impossível, portanto, a alcalinidade residual na água de lavagem é normal. Fig 17
GEMJQfjb9p

Fig 17

A camada aquosa de lavagem pode não ser totalmente removida.
Para converter a metcatinona em cloridrato solúvel em água, é adicionado ácido clorídrico. Fig 18
AwNEpTrGJ5

Figura 18

O ácido clorídrico é adicionado ao DCM a partir de um funil de gotejamento para converter a metcatinona em cloridrato, obtendo-se um pH ligeiramente ácido. A temperatura não deve exceder 30°C. Foram adicionados 40-45 ml de HCl a 14%. Fig. 19
SgovZLURzr

Fig.19

A camada de DCM é separada e lavada em uma proporção de volume de 1:1, adicionalmente com uma porção de água contendo de 1,5 a 2 ml de ácido clorídrico. Se o pH da camada aquosa for alcalino, adicione ácido clorídrico diluído (1,5 a 2 ml) para obter um pH ácido. A camada de DCM é descartada e as camadas aquosas são combinadas. Fig. 20
VMEkmo0ZX4

Fig. 20

Às camadas aquosas, são adicionados 20 ml de DCM puro para purificá-las das impurezas orgânicas. Fig. 21
Uuo8rijgHw

Figura 21

A solução aquosa de cloridrato de metcatinona é evaporada até a cristalização. Fig. 22
VpywzaEbPt

Figura 22

A cristalização do cloridrato de metcatinona é mostrada na figura 23.
6kditSoK0l

Fig. 23

O cloridrato de metcatinona totalmente cristalizado é mostrado na Figura 24.
Yies4HfvQo

Fig.24

Primeira lavagem: Uma mistura de 25 ml de acetato de etila e 10 ml de acetona é adicionada à solução cristalizada. A mistura é bem agitada e, em seguida, filtrada. A lavagem com acetato de etila no filtro não elimina completamente o produto. Fig. 25
RMQo0Wv6sk

Figura 25

O produto após a primeira lavagem é mostrado na Fig. 26.
PD8eQaLhJl

Figura 26

Segunda lavagem: O produto obtido é completamente moído até virar um pó. São adicionados 20-40 ml de acetona gelada e a mistura é filtrada. Fig. 27
L7AjrnDT4X

Figura 27

A pureza do cloridrato de metcatinona obtido é suficiente para a síntese posterior de efedrina. Fig. 28
4YfLxUnvDr

Figura 28

Com a recristalização adicional a partir do álcool, obtém-se um produto branco puro. Fig. 29
HiPg7b2ABd

Fig.29

Espectros Raman para alguns reagentes iniciais básicos e o produto obtido.
PEl9JOW2Sz

RJhzYgWofr

S9NCifQgIh
 
Last edited by a moderator:

bigbadbear

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jul 1, 2023
Messages
20
Reaction score
8
Points
3
Esse método é extremamente útil para aqueles que não têm permissão legal para comprar 4-metilpropiofenona em seu país🙂👌👌
 

HIT MONKEY

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 28, 2023
Messages
49
Reaction score
6
Points
8
Eu me pergunto por que ninguém se importa. 2-aminoindano (2-AI)
Você poderia fazer um vídeo sintético do 2-aminoindano (2-AI) a partir de produtos químicos em geral?
 

Jordan Belfort

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 10, 2023
Messages
128
Reaction score
60
Points
28
há algo conhecido com relação ao ponto de ebulição de base livre de 4-mmc ou 3-cmc, e por que não vejo em nenhum lugar a destilação a vácuo das mecatinas antes da cristalização?
 

riderofapocalypse

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 29, 2024
Messages
16
Reaction score
3
Points
3
40 °C é o máximo sem dcm/ ph alto da metilamina, pois protege a base de se tornar ruim. A destilação a vácuo é impossível.
 

riderofapocalypse

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 29, 2024
Messages
16
Reaction score
3
Points
3

$!$

Don't buy from me
Resident
Language
🇵🇱
Joined
Jan 24, 2024
Messages
282
Reaction score
82
Points
28
por que se a síntese é a mesma como 4mmc a mesma
 

riderofapocalypse

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 29, 2024
Messages
16
Reaction score
3
Points
3
essas sínteses são iguais, a única diferença é que o 2b4mpf é sólido e o 2bromopropiofenibe é líquido.
 

$!$

Don't buy from me
Resident
Language
🇵🇱
Joined
Jan 24, 2024
Messages
282
Reaction score
82
Points
28
sim é verdade somente se
 

craris100

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Nov 4, 2023
Messages
56
Reaction score
34
Points
18
Rendimento?
 
Top