O futuro da medicina psicodélica [PARTE II]

Brain

Expert Pharmacologist
Joined
Jul 6, 2021
Messages
254
Reaction score
278
Points
63
IgpoMvDNLn


Jishan Chowdhury enfatiza com frequência que as tecnologias usadas por sua startup não são nada revolucionárias. A mescalina, um composto recentemente desenvolvido pela Journey Colab, é conhecida principalmente como o componente psicodélico do peiote.

"Embora possa parecer uma nova tendência, na verdade ela tem uma história milenar de uso pelos povos indígenas " - observa Chowdhury.

O recente boom de interesse em psicodélicos estimulou uma rápida busca e patenteamento de novos produtos químicos com propriedades semelhantes às dos antigos remédios à base de ervas.

Essa situação levanta as preocupações tradicionais associadas às grandes empresas farmacêuticas, desde o aumento dos preços dos tratamentos até o domínio dos negócios sobre os usuários tradicionais por meio da monetização dos produtos.

08xsXNkEBT


A Journey Colab, que está pesquisando a mescalina como tratamento para transtornos relacionados ao uso de substâncias, adotou uma abordagem incomum desde sua fundação em 2020, com 10% de seu capital inicial colocado em um fundo fiduciário perpétuo administrado por indígenas. "É realmente propriedade " - enfatiza Chowdhury.

Há cerca de cinco anos, Chowdhury, que cresceu em uma família muçulmana profundamente religiosa, tinha pouco interesse em drogas. No entanto, ele logo percebeu que elas poderiam ser sua salvação.
"Eu estava vivendo em duas realidades paralelas " - diz ele.

Em 2017, ele já havia obtido o título de médico pela Universidade de Alberta e o doutorado. Depois de ganhar uma bolsa de estudos Rhodes em Oxford em informática médica, ele deixou sua residência médica para fundar, desenvolver e comercializar sua primeira startup, uma plataforma digital que ajuda a organizar o atendimento médico em hospitais.
LWt0MRide8

Ainda assim, ele estava passando por uma grave crise de saúde mental. "Eu me sentia como se estivesse me afogando " - ele conta. Embora os tratamentos tradicionais, como antidepressivos e terapia de conversação, tenham trazido algum alívio, eles pareciam ser uma salvação temporária. Quando vendeu sua primeira empresa, ele diz: "Eu queria deixar tudo para trás e me afogar".

Em desespero, ele experimentou a terapia psicodélica pela primeira vez.


"Nesse estado específico de consciência, as águas turvas nas quais eu vinha me afogando durante toda a minha vida de repente se tornaram claras " - observa.

Ele decidiu fazer um treinamento em integração psicodélica, um processo que integra as ideias e os sentimentos gerados durante a jornada com a vida cotidiana, e ficou surpreso com a magnitude do trabalho necessário para conectar tradições antigas com a compreensão científica moderna.

PIjTzMmyDQ


O focodo Journey Colab na mescalina pode ajudar a aprofundar a compreensão de sua eficácia. Estudos anteriores em camundongos mostraram que o composto aumenta a neuroplasticidade por cerca de cinco ou seis semanas, enquanto os efeitos da cetamina diminuem após alguns dias, e o MDMA e a psilocibina são eficazes por cerca de duas semanas. Agora, o Journey Colab pretende avaliar quantitativamente como a mescalina pode ajudar a tratar a dependência do álcool.

Apesar dos resultados promissores, Chowdhury chama as ofertas da Journey de "tratamentos psicodélicos" em vez de simples sessões de terapia. Ele acredita que, devido a seus riscos, levar esses procedimentos a sério deve ser semelhante a uma cirurgia e requer apoio e terapia individualizados para ser eficaz.


"É fundamental aprendermos com as pessoas que integraram com sucesso essas ferramentas poderosas em suas vidas, cultura e sociedade. Isso é feito com ritual e respeito
" - ele enfatiza.

Mgr7FRACT0


Cetamina a preço acessível
Courtney Watson presumiu que se concentraria em escrever sua dissertação, mas um encontro não planejado em 2018 mudou seus planos. Terapeuta licenciada em casamento e família, Watson estava moderando um painel de discussão na conferência de profissionais BIPOC quando um estranho, que foi ao evento porque achava que era sobre techno, a convidou para conhecer a comunidade de terapia psicodélica.

A oferta a deixou intrigada. Watson tomou conhecimento da terapia psicodélica pela primeira vez na pós-graduação, por volta de 2011, quando o interesse pelas drogas estava apenas começando a reviver.


Em uma aula sobre dependência, seu professor destacou que muitas substâncias ilícitas já foram usadas para fins terapêuticos e continuaram a ser pesquisadas por cientistas até que a Guerra às Drogas interrompeu essa pesquisa.

Ver anexo pAvxkZSawJ.jpg

Depois de ouvir um novo conhecido apaixonado por techno, Watson participou de uma conferência sobre psicodélicos. Embora estivesse interessada nos aspectos culturais das comunidades BIPOC e marginalizadas, ela ficou impressionada com o quanto se falava sobre LSD e psilocibina.

"Essas drogas parecem ter sido projetadas para pessoas brancas. Nossa cultura não se cruza com elas " - disse ela.

Mas então os palestrantes falaram sobre como essas substâncias podem ajudar a tratar o TEPT. Watson sabia que as comunidades marginalizadas têm taxas mais altas do distúrbio - por exemplo, um estudo de 2016 descobriu que mais de um quarto das mulheres negras deprimidas em Oakland sofria de TEPT - mas ninguém no palco mencionou isso.

Logo após a conferência, ela se inscreveu para um treinamento em terapia psicodélica.
"Eu percebi: há uma oportunidade maravilhosa de cura aqui, e ninguém nesta comunidade carece desse conhecimento " - escreveu Watson.

PQV0yf19Nr


Em 2020, Watson fundou a Doorway Therapeutic Services, uma clínica que oferece terapia com cetamina em Oakland. Ela foi criada com foco na comunidade queer e nas pessoas BIPOC.

Em sua prática, ela procura repensar a abordagem tradicional da terapia individual. Por exemplo, ela observa que os rituais tradicionais que envolvem substâncias que alteram a mente, como a ayahuasca, geralmente envolvem famílias e comunidades inteiras que vêm aprendendo essas práticas juntas há gerações.

Watson também espera que os herbalistas tradicionais obtenham o mesmo reconhecimento e posição legal que seus colegas terapêuticos tradicionais.
" Pode parecer confuso no início, mas acredito que podemos conseguir isso " - observa ela, referindo-se à mudança de paradigma em relação às drogas.

ZcSa1A2CtP


Watson enfatiza que são necessárias muito mais mudanças na terapia psicodélica - desde a inclusão de mais representantes BIPOC até a redução do alto custo do tratamento - do que uma única pessoa pode fazer.

Em colaboração com o escritor Isaiah Jam-Everett e a ativista Kufikiri Imara, ela participou da primeira conferência de medicina vegetal, Our Own Table, onde foram discutidas questões importantes. O programa reuniu artistas, cientistas, médicos, cultivadores e líderes espirituais negros para imaginar como poderiam ser os espaços psicodélicos liderados por negros.

VIyv8Ud3Qn


Por enquanto, Watson está dando o melhor de si para a Doorway. Ela está trabalhando para fortalecer sua equipe e se concentrar no bem-estar dos funcionários, o que requer o apoio de uma clínica que cobra a taxa de mercado pela terapia com cetamina - o custo de um curso completo de tratamento ultrapassa US$ 5.000, pagos com seus próprios recursos.

Reconhecendo que o alto custo limita o acesso à terapia, Watson, que ainda é candidata a doutorado na Widener University, fundou a Access 2 Doorways, uma organização sem fins lucrativos que ajuda a financiar clínicas administradas pela equipe BIPOC e, assim, facilita o acesso à terapia psicodélica. Isso é necessário. E não conseguiremos realizá-la se não a oferecermos às pessoas.
 
Top