Sugestão de armazenamento na Web/compartilhamento de arquivos

cederroth

Don't buy from me
New Member
Joined
Aug 1, 2022
Messages
13
Solutions
1
Reaction score
12
Points
3
Eu uso o Sia para armazenamento/compartilhamento. É um armazenamento de arquivos totalmente descentralizado e criptografado de ponta a ponta no blockchain da Sia. Você pode carregar arquivos de 1 GB gratuitamente nos portais skynet da Sia e obter um link para download que pode ser compartilhado com qualquer pessoa. Portanto, se você dividir seus dados em arquivos de 1 GB, poderá fazer o upload de todos eles gratuitamente sem precisar de uma conta.

O site do projeto Sia:

Eu uso o aplicativo Vup como meu cliente GUI. Você pode pensar nele como o aplicativo MEGA. Você pode obtê-lo para desktop/móvel/etc. Sia, skynet, vup, tudo é de código aberto.

Pode demorar um pouco para entender como funciona toda a web5, mas é muito legal quando você entende.

Armazenamento 100% descentralizado, criptografado de ponta a ponta, onde somente você tem a chave.

Com o skynet, você cria links que pode compartilhar, que são essencialmente como ponteiros para arquivos no blockchain. Dessa forma, você pode compartilhar links skynet com pessoas e elas podem baixar arquivos/diretórios diretamente ou "importá-los" para seu cliente Vup.
Obviamente, os dados não são replicados, você só recebe outro ponteiro de referência. :)

Infelizmente, ainda existe a DMCA, MAS... e aqui está a loucura, a DMCA só pode fazer com que a Sia torne o link skynet inutilizável para baixar arquivos de seus portais da Web.
Eles não podem retirar os arquivos do blockchain sem, por exemplo, confiscar um computador ou descobrir exatamente onde estão os dados criptografados no disco em máquinas distribuídas em todo o mundo.
Você precisa ler sobre isso porque não estou 100% certo de como a remoção de dados realmente funcionaria. Minha declaração acima pode estar errada, tecnicamente.

Mas a loucura é esta... A DMCA faria com que os links da skynet/mega não funcionassem porque a skynet/mega atua como intermediária, convertendo o link de download compartilhável publicamente para o local exato no blockchain onde os dados estão armazenados. Isso só é necessário se você decidir usar a skynet para os links e outras funcionalidades. É uma questão de conveniência. Você não precisa usar isso. Se você carregar manualmente as coisas no blockchain, não haverá links. Você precisa ter o cliente Sia instalado, sincronizar (fazer download) de toda a cadeia de blocos, etc., e então poderá fazer download dos arquivos, quer os portais gostem ou não (você também pode criar links da Skynet a partir do cliente da cadeia de blocos, mas você pode ler sobre isso por conta própria). A DMCA apenas adiciona o endereço do ponteiro a um arquivo blacklist.txt que é compartilhado com portais da Web compatíveis com a DMCA. Você poderia criar seu(s) próprio(s) portal(is) skynet que não respeitam a DMCA. Imagine isso. O código-fonte é totalmente aberto, portanto, seria tão fácil quanto bifurcar o MEGA, criar seu próprio portal em um servidor de sua escolha e simplesmente não colocar as coisas na lista negra. Então, esses mesmos links da skynet que a Sia (os programadores/projeto) colocou na lista negra podem ser usados por qualquer pessoa que use os links de download no portal pirata.

Por exemplo, eu uso o portal pro.skynet.net para minha conta paga e não compartilho links para meus arquivos com outras pessoas. Não quero que meu backup seja arriscado. Mas você, eu ou qualquer pessoa pode simplesmente fazer o git fork do software e executar um portal.

Você também pode decidir ONDE no mundo deseja restringir geograficamente o armazenamento de dados e escolher quantos backups completos de dados deseja. Portanto, se você quiser ter meus dados duplicados no Irã, na Coreia do Norte, na Rússia, na Venezuela e em Cuba, você pode. A DMCA deles, que encontra o bit no disco, pode ir embora (mas pesquise sobre isso, pois ainda não sei se eles precisam acessar o disco para remover dados do blockchain, se eles têm um link da Skynet ou não).

Você pode personalizar os portais como quiser. Você pode permitir ou não uploads anônimos, criar uma comunidade privada como um rastreador privado etc., o que quiser.

Divirta-se!
 
Top