5-MeO-triptamina (mexamina) a partir da melatonina: via simples

Hailstorm

Don't buy from me
New Member
Joined
May 14, 2022
Messages
8
Reaction score
3
Points
3
Procedimento:

32 g de ácido tosílico mono-hidratado foram dissolvidos em 150 mL de água e refluxados com 8 g de melatonina num balão de fundo redondo durante 9 horas. A mistura foi decantada, lentamente basificada com 12 g de NaOH num banho de gelo e refrigerada até ficar transparente. O precipitado foi filtrado, lavado duas vezes com amoníaco concentrado frio e seco sob vácuo para obter 4,444 g de pó branco (67%).

Caracterização:
  • Reação positiva (desenvolvimento de cor púrpura) com ninidrina etanólica a 0,2%, o que aponta para uma amina primária (ou secundária).
  • Ponto de fusão: 121,4 °C (121,5 °C na literatura)
  • Pouco solúvel em água neutra e básica; solúvel em água ácida. Um pouco solúvel em etanol. Muito solúvel em acetona, metanol, DCM e THF. Solúvel em acetonitrilo a quente.
  • O sal de tosilato recristaliza bem a partir de acetato de etilo. Muito solúvel em água quente e/ou ácida. Um pouco solúvel em DCM, pouco solúvel em THF, quase insolúvel em acetona.
  • Tal como a melatonina, a mexamina absorve luz ultravioleta a 264 nm. Ao contrário da melatonina, NÃO é luminescente sob luz de 365 nm.
  • O espetro de IV tem dois picos a 3335 cm-¹ e 3283 cm-¹ que correspondem ao estiramento das duas ligações N-H de uma amina primária. Em geral, o espetro é quase idêntico ao da mexamina de retalho (em anexo), com uma pequena anomalia na região de 1650 cm-¹. Os picos nessa região correspondem ao estiramento do grupo carbonilo C=O nas amidas, o que significa que existem vestígios de melatonina no produto. Parece desnecessário purificá-lo, uma vez que a melatonina se perderá em reacções subsequentes.

Notas:
  • A utilização de ácido fosfórico e sulfúrico em vez de ácido tosílico levou a uma contaminação substancial do produto com uma substância castanha.
  • A reação não foi optimizada - é possível que a quantidade de ácido tosílico e NaOH possa ser reduzida.
  • A hidrólise ácida é uma reação reversível, pelo que não se processa até ao fim. É pouco provável que a ebulição durante mais de 8-10 horas produza rendimentos muito mais elevados. As únicas formas de aumentar o rendimento parecem ser a destilação contínua do ácido acético da mistura reacional, ou a adição contínua de metanol e a destilação do acetato de metilo com baixo ponto de ebulição.
  • Embora pouco solúvel em água neutra, a melatonina torna-se solúvel em água ácida ou básica, colorindo-a de amarelo.
 

Attachments

  • Rs7zLwpHZB.png
    Rs7zLwpHZB.png
    54.3 KB · Views: 236

SonOfJessieBerg

Don't buy from me
Member
Joined
Oct 10, 2023
Messages
14
Reaction score
7
Points
3
Desculpe se esta é uma pergunta parva. O PTSA (PARA TOLUENE SULFONIC ACID) é o mesmo que o ácido tosílico monohidratado. Quando procuro no Google por ácido tosílico mono-hidratado, aparece-me PTSA
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
518
Reaction score
279
Points
63
Sim, o ácido tosílico é PTSA e o ácido triflico é ácido trifluorometanossulfónico, e vou deixá-lo procurar o que significa AIBN... só para praticar um pouco (também vai ler uma breve descrição que é como um tijolo na parede do conhecimento químico que possui). O STAB é também um bom material para conhecer, bem como o Red-Al que substitui lentamente o LAH. Estes são termos que deves recolher. PyBOP e DCC, EDC e outros são mais especializados (tijolos da parede superior). É claro que tem de saber o que significa DCM, THF e Et2O... DIBAL é novamente para os conhecedores.
 

SonOfJessieBerg

Don't buy from me
Member
Joined
Oct 10, 2023
Messages
14
Reaction score
7
Points
3
Compreendi e tens razão, quando pesquiso um tópico no Google, dizes que não percebo isso e depois pesquiso o que não percebo na explicação, é como uma boneca russa que vai cada vez mais fundo. é bastante interessante e está a dar cabo da minha cabeça, mas não desisto. vou continuar a aprender
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
518
Reaction score
279
Points
63
Independentemente do rendimento, fez um bom trabalho. Eu continuaria a optar pela hidrólise básica, mas esta é uma boa descrição da abordagem preparativa para a hidrólise ácida. Como mencionou, os rendimentos podem aumentar através da destilação de MeOH, que é bem conhecido por ajudar a remover o ácido acético, pode tratar o destilado com uma base insolúvel para formar acetato.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Concordo plenamente. Eu também tenho TDAH não tratada, por isso fico super raivosa no buraco ao ponto de não conseguir sair!
É por isso que tenho cerca de 4 projectos em curso - e são só projectos de química!
 
Top