Os nootrópicos também são medicamentos?

Brain

Expert Pharmacologist
Joined
Jul 6, 2021
Messages
257
Reaction score
279
Points
63
S9rkb8yNjY


Muitas pessoas estão convencidas da existência de um comprimido milagroso que dá ao cérebro o poder do Eddie do filme "Sem limites". O Google leva-nos a um grupo de medicamentos chamados "nootrópicos". Explicamos o que são, se existem substâncias capazes de nos dar capacidades sobre-humanas para memorizar informação - e, se não, como é que a farmacologia pode ser útil para a mente.

A nossa memória e consciência são um conjunto de ligações entre neurónios, e essas ligações podem ser estáveis e instáveis, permanentes e temporárias. Um dos tipos de ligações é a potencialização a longo prazo, quando a estimulação frequente de um neurónio que "recebe" um impulso aumenta a força da sua resposta.

A nível bioquímico, isto manifesta-se no facto de os receptores de substâncias sinalizadoras (neurotransmissores) na superfície do neurónio "recetor" terem uma densidade e uma condutância iónica aumentadas. No entanto, este é apenas um dos poucos mecanismos de memória descritos.

6uY3CysTb5


Este mecanismo foi descoberto há relativamente pouco tempo, mas desde meados do século XX que os cientistas tentam inventar substâncias (ou esquemas para a sua receção) que aumentem a capacidade de memorização das pessoas, ou que activem o cérebro a 100%.

Normalmente, utilizavam-se derivados de anfetaminas e outros psicoestimulantes para este fim: acreditava-se que, depois de aumentar a vigilância e a reação, a transferência de informação da memória de curto prazo para a memória de longo prazo também melhoraria. Acontece que isto não é bem verdade: a informação aprendida sob o efeito de psicoestimulantes é retida na memória apenas durante um curto período de tempo.

Na prática, é assim: o aluno aprendeu algo, levou-o para o exame e esqueceu-o quase imediatamente.

Curiosidade: os medicamentos que inibem a memorização são conhecidos desde a antiguidade. Um exemplo é a Atropa belladonna - a planta da qual a atropina foi isolada pela primeira vez. Além disso, os primeiros antipsicóticos (clorpromazina) e anti-histamínicos (antegran), conhecidos nos anos 1940-1950, também dificultavam a memorização.

HI4DQpuc3S

O piracetam e o aparecimento dos nootrópicos
A situação mudou nos anos 60, quando o químico romeno Corneliu E. Giurgea inventou o piracetam e introduziu o termo "nootrópico" na classificação dos medicamentos.

De acordo com Corneliu Giurgea, um medicamento nootrópico deve ter as seguintes características
  • Melhoria da memória e dos processos de aprendizagem.
  • Proteção contra factores adversos (convulsões eléctricas, choques, hipoxia) e contra os efeitos de substâncias químicas (por exemplo, barbitúricos ou colinolíticos como a escopolamina) que afectam negativamente os processos de memória.
  • Melhoria das funções corticais e subcorticais.
  • Ausência de efeitos inerentes a outros grupos de fármacos (estimulação, sedação).
  • Toxicidade extremamente baixa.
Por estranho que pareça, a maioria destas propriedades aplica-se ao piracetam. Mas isto não é exato: de acordo com os dados actuais, o piracetam apenas protege contra a hipoxia e o choque elétrico.

As propriedades "nootrópicas" e a capacidade de acelerar a recuperação do piracetam no acidente vascular cerebral isquémico apenas são demonstradas em meta-análises de ensaios clínicos. De facto, esta é outra violência contra as estatísticas, quando os dados primários dos pacientes não estão disponíveis para análise e os dados são "ajustados" para o resultado desejado.

HwBjNqaFS2

Basicamente, o piracetam (especialmente nas quantidades que os estudantes usam) faz mais mal do que bem: reduz os níveis de factores de coagulação do sangue em 30-40%.

Pseudo-estimulante Fenilpiracetam
Todos conhecem um "estimulante de farmácia" como o fenilpiracetam. Muitas pessoas sugestionáveis chegaram a comparar o seu efeito com o dos psicoestimulantes clássicos, descrevendo a sua propriedade de "psicoestimulante muito forte", mas isso é mentira.

De facto, o fenilpiracetam é um nootrópico: aumenta indiretamente a densidade dos receptores NMDA e acelera assim a formação de potencializações a longo prazo.

Mas a "agressão" deve-se ao facto de atuar diretamente sobre os colinorreceptores nicotínicos: a sua ativação promove a libertação de catecolaminas (principalmente norepinefrina) das glândulas supra-renais para o sangue.

Uma pena: o medicamento foi retirado da produção no início de 2018 devido a disputas de patentes entre os inventores e a empresa de fabricação. A essência das reivindicações era que a empresa se recusava a desenvolver novas formas de dosagem de fenilpiracetam. Embora existam rumores de que os criadores têm vários supernootrópicos testados em estoque, que aguardam seu tempo para entrar no mercado.

UsoHqjVDhZ

Também vale a pena mencionara memantina - muitas pessoas consideram-na um nootrópico porque é prescrita a pessoas idosas nas fases graves da doença de Alzheimer. O seu efeito num cérebro saudável é insignificante.

E se tivermos em conta o facto de, pela sua estrutura, ser um "irmão mais novo" do midantano (e se ligar aos receptores de dopamina quase melhor do que aos de NMDA), então os utilizadores de doses elevadas, em vez de melhorarem a capacidade de memorização, podem sofrer danos no fígado e psicose com alucinações.

Outras substâncias interessantes
E agora é altura de nos afastarmos um pouco do que está disponível nas farmácias, em direção a coisas que pode, por sua conta e risco, encomendar online. Aviso desde já: muitas das substâncias que serão descritas a seguir só foram testadas numa pequena amostra de voluntários não oficiais. Os efeitos são subjectivos, os danos são desconhecidos e as dosagens são feitas a olho nu.
JTHvcZMz8d

Luzindole - é um antagonista dos receptores de melatonina: uma pessoa não quer dormir, o seu cérebro simplesmente perde a sensação de necessidade de dormir. Naturalmente, durante este período de vigília (2-3 dias), uma pessoa pode aprender uma grande quantidade de informação sem grande prejuízo. Além disso, o utilizador não sofrerá de síndrome de abstinência e de hiperatividade durante o período de ação, porque a reserva sináptica de neurotransmissores neste caso é esgotada muito mais lentamente do que quando se utilizam psicoestimulantes.

Também vale a pena mencionar na lista de medicamentos experimentais um grupo promissor de "hipermnestésicos", ou melhor, dois dos seus representantes - PRL-8 e IDRA-21. Não recomendo o primeiro: o mecanismo de ação é desconhecido, não há dados sobre a toxicidade em uso constante e, o mais perigoso de tudo, não está provado que proteja a capacidade de recordar de factores desfavoráveis, ou seja, não elimina o efeito negativo da escopolamina na memória.

IDRA-21 - protege contra a amnésia causada pela escopolamina, tem um mecanismo de ação claro e compreensível. Mas, em caso de sobredosagem, transforma-se numa substância neurotóxica que provoca a morte dos neurónios devido a uma perturbação do metabolismo do cálcio (a chamada excitotoxicidade).

ItBXxs5czJ


Se ainda gosta de beber e expõe frequentemente o seu cérebro a efeitos adversos extremamente abrangentes (como os metabolitos do etanol ou o stress), o LM22A-4 pode ajudar. Até à data, é o único indutor da síntese de BDNF, que protege as células nervosas do impacto direto de substâncias neurotóxicas e cuja eficácia foi testada experimentalmente.

Mas a substância seguinte, embora tenha um efeito positivo na neurogénese, mas em doses de 0,5-3 mg tem um efeito devastador na psique e na perceção da realidade. Trata-se da DOI, também conhecida como 2,5-dimetoxi-4-iodoanfetamina. No decurso da investigação, os cientistas descobriram que esta substância promove a formação das chamadas "espinhas dendríticas" - preparações para a sinapse, a base da comunicação entre os neurónios. Infelizmente, não se conhecem doses da substância que aumentem a plasticidade sináptica sem produzir efeitos alucinogénios.


Como conclusão, podemos acrescentar que a pílula milagrosa para o cérebro é um mito, e se uma pessoa for apenas um tolo, não será ajudada por todo o poder da farmacologia moderna.
 

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,413
Solutions
4
Reaction score
966
Points
113
Deals
1

Brain

Expert Pharmacologist
Joined
Jul 6, 2021
Messages
257
Reaction score
279
Points
63
Hi!
Onde é que leste isso?
Esta informação é 50% verdadeira.
 

Cranston

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 20, 2023
Messages
76
Reaction score
45
Points
18
O fenibut é certamente um fitoactivo e pode também criar hábitos.
O fasoracetam também é psicoativo.
Doses elevadas de niacina (vitamina B3) também são interessantes. Há uma forma que provoca rubores engraçados no rosto :)
 

cascade

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 18, 2023
Messages
0
Reaction score
0
Points
3
Deleted

Cranston

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 20, 2023
Messages
76
Reaction score
45
Points
18
Diz-se que o fasoracetam é um antagonista GABA-B. Assim, a ideia era reduzir a tolerância ao GABA-B*.
Pode pensar-se que o efeito do Fasoracetam deve ser desconfortável, como uma abstinência de GABA-B, mas não é o caso.
Provavelmente, há muito mais a acontecer com o Fasoracetam.


*Exemplos de agonistas do GABA-B: GHB, Baclofen, Phenibut e, claro, embora apenas parcialmente: O álcool.
 

jetes

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 16, 2023
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
Estou à procura de uma fonte para o fenibut. Não parece ser oferecido nos mercados habituais
 

cascade

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 18, 2023
Messages
0
Reaction score
0
Points
3
Deleted
View previous replies…

Cranston

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 20, 2023
Messages
76
Reaction score
45
Points
18
Se convertermos o Phenibut HCL com bicarbonato de sódio noutra forma não ácida, é visivelmente mais forte.
 

Cranston

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 20, 2023
Messages
76
Reaction score
45
Points
18
É um pó branco que não se dissolve bem em água (em contraste com a forma HCL).
Não tenho a certeza se é uma base livre. Há uma reação com o bicarbonato de sódio em que é libertada uma grande quantidade de CO2.
 

BlueDex

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Dec 5, 2022
Messages
66
Reaction score
26
Points
18
Experimentei uma série de estimulantes cognitivos e alguns melhoraram permanentemente a maior parte da cognição, mas não ajudaram muito com a PHDA. Os únicos que ajudam com a PHDA são os estimulantes, os estimulantes da vigília e a selegilina. O D,L-Deprenil pode ajudar mais. Quando tomo Modafinil, Armodafinil, Prolintane, Methiopropamine (MPA), Ethiopropamine (EPA), Flodafinil (Flmodafinil), Hydrafinil (Fluorenol), 3-FA, e outros, lembro-me mais e concentro-me mais. O exercício físico e os bons hábitos alimentares também ajudam. Em criança, comia muito peixe e, por vezes, caranguejos e outras coisas, e ia à pesca com o meu pai e o meu irmão. O peixe tem ómega 3. O 2-metil-2-butanol é uma boa alternativa ao etanol porque não provoca ressaca. Também gosto de kratom.
 

BlueDex

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Dec 5, 2022
Messages
66
Reaction score
26
Points
18
Por vezes, gosto de erva e de erva com modafinil e bebidas energéticas. Normalmente, álcool. Quero combinar a erva e o álcool (etanol). Experimentei o 2-metil-2-butanol. Erva e 2-metil-2-butanol. Também gostei da hidrazida de fenilpiracetam. Quero experimentar Tiopropamina (TPA), Metiopropamina (MPA), Etiopropamina (EPA), 3-FA (3-Fluoroanfetamina, e talvez Adderall, Ritalina, Modafinil, Sunosi, Armodafinil, Concerta, e Khat para a PHDA. Também Crystal Speed cor de cerveja! (Etilanfetamina) E também Kratom, Prolintane, 4F-MPH (4-Fluorometilfenidato), A-PVP, a-PHP, Propylhexedrine HCl, e mais.

Combina sempre os estimulantes com 7,8-Dihidroxiflavona (Tropoflavina)!
 
Top