Síntese de benzaldeído a partir de álcool benzílico

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1

Introdução

O procedimento abaixo descreve a oxidação do álcool benzílico em benzaldeído com elevado rendimento, utilizando ácido nítrico aquoso como oxidante. São conhecidos outros métodos de oxidação do álcool benzílico a benzaldeído, incluindo os que utilizam clorocromatos, persulfato ou dióxido de manganês ativado. O método é vantajoso na medida em que permite um rendimento elevado, utilizando equipamento relativamente simples e reagentes mais comuns e fáceis de obter do que outros.
QS6CKYbxAt

Equipamento e material de vidro.

  • Balão de fundo redondo de 250 ml;
  • Banho de gelo salgado (-10 °C);
  • Pipeta de Pasteur e/ou funil de recolha, 100 ml (facultativo);
  • Funil de separação de 250 ml;
  • Suporte para retorta e pinça para fixar o aparelho;
  • Agitador magnético (facultativo);
  • Béqueres de 100 ml (x2) e 200 ml (x2);
  • Proveta para 100 ml;
  • Balança de laboratório (1 g - 100 g é adequada).

Reagentes.

  • 50 g de ácido nítrico a 90% (densidade 1,48 g/ml);
  • 66 g (610 mmol) de álcool benzílico;
  • 30 g de bicarbonato de sódio (NaHCO3);
  • 50 g de sulfato de sódio (NaSO4);
  • 30 g de cloreto de sódio (NaCl);
  • 2 L de água destilada.

Procedimento

Colocam-se 50 g (714 mmol) de ácido nítrico a 90% (densidade 1,48 g/ml) num balão de fundo redondo de 250 ml. Arrefeceu-seo ácido nítrico num banho de gelo salgado (-10 °C) e adicionaram-se alguns ml de álcool benzílico (de qualidade técnica ou superior) ao balão com uma pipeta Pasteur.
WQzoOhV17C
EUyS7a2RAM
O frasco foi agitado manualmente para misturar os reagentes, tendo-se registado imediatamente uma mudança de cor de amarelo-pálido para amarelo-esverdeado brilhante. À medida que se adicionava mais álcool benzílico, separava-se uma camada superior, cuja cor se tornava gradualmente mais intensa, passando a verde-azulada. Também se notou a libertação de vapores castanhos de óxido de azoto. Nesta altura, o aroma clássico do extrato de amêndoa já se fazia sentir no ar entre as adições.

Após cada adição adicional de álcool benzílico e com a agitação da mistura, a cor desapareceu e tornou-se amarela leitosa, mas depois de deixada a reagir, a cor azul voltou; a mudança de cor foi usada para seguir a reação, com cada adição de álcool benzílico a ocorrer depois de a camada superior ter recuperado a coloração invulgar. Com alguma dificuldade, consegui que passasse luz suficiente através da mistura verde profunda para tirar uma fotografia.
VMUe6Qdgp2
BGgnzOAXwR
No total, foram adicionados 66 g (610 mmol) de álcool benzílico durante cerca de 4 horas. Embora tenha sido utilizado um banho de gelo e sal para regular a temperatura no início da experiência, à medida que a reação prossegue e a concentração de ácido nítrico diminui, a reação abranda significativamente e é suficiente realizar o último terço da reação à temperatura ambiente. Para evitar a contaminação do produto de síntese com álcool benzílico, a adição de álcool benzílico foi interrompida quando a cor azul-esverdeada não regressou, pelo menos à sua força total, depois de deixar a mistura de reação repousar durante um período de 30 minutos.
AAMFhnzG8u
J8QiyFu2xB
Depois de deixada em repouso durante a noite (recomendo que se agite durante a noite, se possível) num recipiente hermético, a mistura de duas camadas foi colocada numa ampola de decantação (250 ml) e a camada aquosa inferior foi removida. A camada superior foi lavada duas vezes com uma solução saturada de bicarbonato de sódio, seguida de água destilada e, por fim, parcialmente seca com uma lavagem de cloreto de sódio saturado. A camada superior verde-pálida, bem como a camada aquosa, tornaram-se imediatamente vermelho-alaranjadas após a adição da solução de bicarbonato de sódio pela primeira vez, embora a cor da camada aquosa diminua visivelmente com cada lavagem sucessiva. A lavagem com salmoura ficou incolor, embora a camada de benzaldeído ainda esteja fortemente colorida.
DvB7tkImQc
XTaBL0P7vf
O benzaldeído em bruto, um líquido translúcido laranja-avermelhado, foi colocado num recipiente previamente pesado com um pouco de sulfato de sódio anidro (NaSO4) e o peso foi registado como 55,3 g. Se se assumisse que o benzaldeído era puro, isto corresponderia a um rendimento de 85% (sujo)! Após um armazenamento prolongado sobre o sulfato de sódio, a cor clareou para uma cor amarela dourada, embora isso não esteja ilustrado.

Discussão

A análise GC-MS mostrou um cromatograma que continha 3 picos principais. O pico maior, o benzaldeído, foi medido em 92% da área do pico, com um pico adicional para o álcool benzílico residual que perfaz outros 3%. O rendimento final desta síntese em benzaldeído puro foi de cerca de 79%. Esta síntese pode ser facilmente ampliada. Recomendo vivamente a utilização da destilação em vácuo antes de utilizar esta substância em outras sínteses.

Destilação a vácuodo benzaldeído

Conclusão

Dado o espaço e o equipamento limitados, esta síntese, embora tenha decorrido sem grandes problemas ou obstáculos, poderia provavelmente ser melhorada de algumas formas. A agitação magnética e um funil de gotejamento seriam quase de certeza preferíveis a pairar sobre a mistura de reação e agitá-la manualmente, por exemplo. Além disso, utilize reagentes de laboratório para aumentar o rendimento e diminuir os produtos secundários, se possível.


Oxidação de Álcool Benzílico a Benzaldeído Catalisada por Ácido em DMSO

Introdução

Um método aqui representado mostra como sintetizar benzaldeído bastante puro a partir de álcool benzílico com rendimento quase quantitativo. É de salientar que este método não requer ácido nítrico controlado e baixa temperatura em comparação com o método acima. Ambos os métodos são efectuados durante aproximadamente o mesmo tempo. No entanto, a abordagem HBr/DMSO produz um rendimento mais elevado de benzaldeído de pureza elevada.

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • Dimetilsulfóxido (DMSO) 9 L;
  • Álcool benzílico 1 L;
  • Ácido bromídrico aquoso (HBr) 48% 1 kg (671,1 ml);
  • Salmoura 9 L (solução saturada de NaCl aq);
  • Solvente adequado (éter, acetato de etilo, tolueno, DCM, etc.) para extração 2-3 L;

Oxidação de Álcool Benzílico a Benzaldeído Catalisada por Ácido em DMSO
de
...

Cuidado: O benzaldeído é uma substância altamente inflamável. Os seus vapores são explosivos. Efetuar a destilação em condições de segurança com equipamento de proteção individual utilizando.
VRXQTzxbph

1. Um reator descontínuo de 20 L está equipado com um agitador e uma camisa com aquecimento. Deita-se DMSO 9 L no reator. De seguida, deita-se 1 L de álcool benzílico. O agitador é ligado.
2. Adiciona-se cuidadosamente ácido bromídrico aquoso (HBr) 1 kg 48% com agitação constante.
3. Em seguida, a mistura reacional é aquecida a 100 °C com a camisa de aquecimento. A mistura reacional é agitada a esta temperatura durante 4 h.
4. Passado algum tempo, a mistura reacional é arrefecida pela camisa de aquecimento até à temperatura ambiente. Adiciona-se salmoura 9 L (solução saturada de NaCl aq) com agitação constante.
5 . Em seguida, deita-se no reator, com agitação constante, um solvente adequado (éter, acetato de etilo, tolueno, DCM, etc.) para extração (2-3 L).
6. O agitador é desligado. As camadas são separadas. É aconselhável efetuar o processo de extração duas vezes. A segunda extração pode ser efectuada com ½ volume de solvente.
7. O extrato separado (o benzaldeído é dissolvido num solvente) é destilado num evaporador rotativo. O extrato é transferido para o evaporador rotativo sob vácuo. O solvente é destilado a uma temperatura máxima de 60 °C. Não é recomendável exceder esta temperatura, independentemente do grau de vácuo. Existe um risco de explosão dos vapores de benzaldeído. Se o vácuo for elevado, a temperatura pode ser reduzida.
8. Após o processo de destilação, obtém-se benzaldeído de pureza aceitável ~ 900 g (95%) no balão de evaporação. O benzaldeído pode ainda ser purificado através de uma lavagem com uma solução aquosa de bissulfito de sódio.
 

Attachments

  • avQcrAjbPd.mp4
    15.6 MB · Views: 0
Last edited:

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
17
Points
8
Pode descrever-me exatamente como purificar por aduto de bissulfito.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Dissolver 0,5 mol de metabissulfito de sódio numa pequena quantidade de água. Solução quase saturada. Dissolva o seu aldeído em x2-x3 volumes de acetato de etilo. Colocar tudo num balão com agitação mecânica. Esperar até obter uma gosma branca espessa. Misturar durante algumas horas até à conversão completa. Filtrar com vácuo e lavar com acetato de etilo fresco.

A camada de água conterá também algum aduto dissolvido, pelo que cabe ao utilizador guardá-la ou deitá-la fora.

PS:
Durante o processo, serão libertados gases desagradáveis, pelo que o processo deve ser realizado num exaustor ou numa área bem ventilada.
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
adicionar uma solução aquosa de álcali, o aduto dá cetona
 

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
17
Points
8
Pode ser mais específico? Qual deve ser a concentração da solução, qual o volume de solução que devo utilizar para, por exemplo, 30 gramas de aduto, isso é importante?
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
1 mol de álcali para 1 mol de aduto.
 

Jack

Don't buy from me
Resident
Joined
Oct 24, 2021
Messages
53
Reaction score
17
Points
8
Devo usar uma quantidade molar 1:1 de base para aduto?
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
Adicionar álcali até que todo o aduto insolúvel desapareça, com controlo visual.
 

Uliley

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 7, 2022
Messages
5
Reaction score
1
Points
3
NileRed vid lol se tiveres óleo de amêndoa amarga

--https://www.youtube.com/watch?v=a95a0iMOICU--
 

Fenster

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 26, 2022
Messages
92
Reaction score
31
Points
8
Nunca consegui obter essa cor verde. Não creio que este método seja a configuração mais fácil para este sintetizador. Vê a minha versão simplificada.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Como obter 90% de ácido nítrico? Pensei que 68% era ácido nítrico fumante.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Parece um erro de digitação. Com base na densidade (1,48), é 68...70% ácido. Tenha em atenção que a utilização deste método produzirá uma quantidade significativa de ácido benzoico devido à sobreoxidação, bem como outros produtos secundários. A mistura resultante deve ser tratada com bissulfito.
 

Fenster

Don't buy from me
New Member
Joined
Oct 26, 2022
Messages
92
Reaction score
31
Points
8
70% é considerado concentrado. Para além disso, este método requer ácido nítrico diluído com uma quantidade catalítica de NaNO2.

Basta procurar no youtube que há dois trabalhos muito simples. Basta refluxar o álcool benzílico em ácido nítrico diluído com uma quantidade catalítica de NaNO2 durante 240 minutos a 90 graus C, sob forte agitação.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Obrigado, vou ver os vídeos e experimentar. Um agradecimento especial pelo artigo sobre este método, é muito bom ver a ciência real a estabelecer as proporções correctas.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18

Por favor, corrija esta linha. Deve ler-se como: 50g de ácido nítrico a 68%..70%.
 

Jasonmorales77

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 31, 2023
Messages
42
Reaction score
5
Points
8
Só tenho ácido nítrico a 70% como é que isso mudaria
 
Top