Cannabis e saúde mental (PARTE II)

Brain

Expert Pharmacologist
Joined
Jul 6, 2021
Messages
257
Reaction score
279
Points
63
WVx4YHrlsb


A canábis pode aumentar a mania?
Existem menos estudos que relacionam a marijuana com a perturbação bipolar e os autores consideram os seus resultados preliminares. Mas vários trabalhos recentes demonstraram que o consumo de cannabis na adolescência é um fator de risco para o desenvolvimento de perturbação bipolar (DBP) em idade mais avançada.

Uma equipa da Warwick Medical School descobriu que os adolescentes que consomem marijuana pelo menos 2 a 3 vezes por semana têm mais probabilidades de apresentar mais tarde sintomas de hipomania (uma forma ligeira de mania), uma das manifestações da perturbação bipolar.

Os fumadores com BAR, tal como os que sofrem de esquizofrenia, justificam-se frequentemente dizendo que a erva os ajuda a lidar com os seus sintomas mais graves: ansiedade, depressão. Mas os cientistas não acreditaram na sua palavra e descobriram que os doentes consomem normalmente a erva não quando se sentem mal, mas quando o humor já está elevado, para aumentar a euforia. É precisamente este o risco de mania.

EoEVSj0uZm


Além disso, verificou-se que as pessoas com BAR que abusam da marijuana têm uma maior incidência de tentativas de suicídio. Além disso, a doença começa numa idade mais jovem do que nos "abstémios".Isto é mau, porque a doença bipolar que começa na adolescência é mais grave e perigosa do que nos adultos.

Que outros problemas estão associados à canábis?

Existem outras perturbações de saúde mental que são mais comuns nos consumidores de cannabis. Em primeiro lugar, trata-se de ansiedade e estados depressivos.

Estudos mostram que os fumadores regulares de marijuana têm 4 a 6 vezes mais probabilidades de ter episódios depressivos. Na Austrália, 1600 alunos que consumiam canábis entre os 14 e os 15 anos foram seguidos durante sete anos. Aqueles que fumavam diariamente durante este período das suas vidas tinham cinco vezes mais probabilidades de sofrer de depressão e ansiedade na idade adulta. Além disso, os ingredientes activos da cannabis desencadeiam frequentemente a paranoia: a pessoa sente que está a ser observada ou perseguida e quer fazer mal.

9nLYzxIOTG


Quem corre o risco de desenvolver doenças mentais por fumar marijuana?

Existe uma ligação entre a canábis e o consumo de canábis?

Centenas de estudos que envolveram dezenas de milhares de pessoas foram dedicados à relação entre o consumo de marijuana e a esquizofrenia, e a maioria concluiu que existe essa relação, e uma relação bastante forte.

Um dos maiores estudos foi realizado na Finlândia: durante um período de 15 anos, os médicos examinaram 18.000 pacientes com psicose aguda causada por drogas ou álcool, que ao longo do tempo evoluiu de episódios psicóticos isolados para esquizofrenia.

VASuD3P4bk


46% dos pacientes cuja psicose foi induzida pela canábis desenvolveram alguma forma de esquizofrenia no espaço de 8 anos. Este fenómeno é muito mais frequente do que nos doentes que abusaram do álcool ou de anfetaminas.

Na maioria dos casos, a doença manifestou-se nos primeiros três anos após a primeira hospitalização.

Investigadores dinamarqueses liderados por Mikkel Arendt chegaram a conclusões semelhantes (publicadas no British Journal of Psychiatry). Dos seus pacientes com psicose de haxixe, quase um terço acabou por adoecer com uma das formas mais graves de esquizofrenia - a paranoide. Nesta doença, o nível de inteligência é preservado, mas a consciência é completamente tomada por alucinações e delírios.

Verificou-se que os adolescentes dependentes de cannabis e os adolescentes com esquizofrenia têm características cerebrais semelhantes: hiperatividade dos centros visual e auditivo.
É aesta caraterística que se associam os sintomas de audição ansiosa de sons inexistentes (por exemplo, vozes na cabeça), imagens intrusivas assustadoras e alucinações.

HVlA8Fu1tE


Mas correlação não significa causalidade: o facto de a cannabis aumentar o risco de esquizofrenia não significa que cause a doença.

A psicose - e mais ainda a esquizofrenia - é observada apenas numa proporção relativamente pequena de consumidores activos de marijuana, pelo que os cientistas tiraram uma conclusão cautelosa: o abuso de cannabis provoca um desenvolvimento acelerado da doença e ataques mais fortes e frequentes, desde que exista uma predisposição inicial: os consumidores de cannabis apresentam sintomas de esquizofrenia mais cedo, em média 2,7 anos.

A esquizofrenia em si desenvolve-se muito lentamente. Podem ocorrer alterações na psique durante 10 a 15 anos antes de ocorrer o primeiro episódio psicótico. Uma substância estupefaciente pode atuar como um gatilho que inicia a fase ativa da doença.

A canábis pode tratar perturbações de saúde mental?

Quando se fala de marijuana e da psique, não podemos evitar o ponto de vista oposto: o de que a erva pode curar.

Quase todas as drogas dos séculos XIX-XX eram utilizadas como medicamentos e produzidas com esse objetivo. Até que se tornou óbvio que os efeitos secundários eram muito piores do que a própria doença.

XqlcLs6A9J


Na psiquiatria, o "hit" foi o LSD. Várias gerações de psiquiatras e psicólogos fizeram experiências com os efeitos dos psicadélicos nos seus pacientes, desde Carl Gustav Jung nos anos 1930 até Timothy Leary nos anos 1960. Leary, o guru dos psicadélicos, foi preso de forma escandalosa e a experimentação de drogas é proibida na maioria dos países. Mas isso não significa que não existam.

Não há muito tempo, foi publicado um livro sobre a forma como os psiquiatras clandestinos tratam os pacientes que a medicina oficial considerou sem esperança (ou seja, resistentes aos medicamentos conhecidos) com o mesmo LSD, anfetaminas e, em menor grau, marijuana.
Não valea pena repetir os seus métodos em casa, mesmo que ajudem realmente alguém: há uma grande diferença entre utilizar uma substância purificada sob a supervisão de um médico e uma mistura obscura por sua conta e risco.

Di4fHB0YSb


Existe também uma indústria bastante legal de produção de marijuana para fins medicinais nos países onde é permitida (por exemplo, no Canadá - desde 2001).
De acordo com o National Institute on Drug Abuse (NIDA), os produtos à base de canábis podem ser utilizados como analgésicos, para as náuseas e para a perda de apetite. O Marinol, por exemplo, é receitado a doentes oncológicos para melhorar a sua falta de apetite: estes medicamentos não provocam uma moca, apenas contêm pequenas doses de canabinóides purificados.

A prática da utilização da marijuana em psiquiatria é relativamente pequena e existem ainda menos estudos que comprovem a sua eficácia. Mas, como já descobrimos, um grande número de pacientes usa a maconha como automedicação, então a questão é mais do que relevante.

A psiquiatra Julie Holland, autora de um
livro bastante popular sobre maconha, acredita que ela proporciona alívio para veteranos militares que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático.

Em 2016, foi publicado um estudo na revista Clinical Psychology Review que afirmava que a canábis também pode melhorar a condição das pessoas com depressão e sociofobia. No entanto, cedo se descobriu que estes cientistas receberam financiamento de produtores de marijuana canadianos, pelo que há razões para duvidar da sua objetividade.
 
Last edited:

amphmnamii

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 10, 2022
Messages
57
Reaction score
31
Points
18
Uma das coisas mais importantes é aquilo em que se está a pensar. Porque as coisas que não se podem mudar podem levar-nos à loucura. Até a esquizofrenia ou a personalidade bipolar. Pode ser pior. Eu tenho um medo permanente de números. Alguns números agradam-me, mas de outros tenho medo. Não tenho a certeza se é apenas do MJ, porque já tomei muitas outras drogas. Partilho este 'números' com o meu amigo e o nosso pensamento sobre o assunto é idêntico. Não sabemos se é assim tão real, mas de qualquer forma isto está a mudar as nossas decisões. Por exemplo, quando estamos a ir para a estação principal, vemos um número mau e mudamos imediatamente de caminho. Ou o número diz-nos para irmos embora, nós vamos. É uma merda estar sempre a pensar em números. Isso vai matar-nos um dia. :LOL:(y) Por isso, cuidado ao pensar em coisas extraterrestres.
 

vis

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 21, 2023
Messages
144
Reaction score
102
Points
28
A númerofobia é uma condição extrema e rara e a cannabis é um psicadélico fraco, embora eu não me preocupasse em apanhar númerofobia com qualquer droga.
 
View previous replies…

amphmnamii

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 10, 2022
Messages
57
Reaction score
31
Points
18
Muitas vezes eu estava a combinar com outras drogas Meth, Dmt, Herion no máximo.
 
  • Like
Reactions: vis

vis

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 21, 2023
Messages
144
Reaction score
102
Points
28
Agora que é esse o culpado, então as drogas pesadas abrem-nos demasiado, penso eu. Espero que a tua fobia diminua. Vou refletir mais sobre o meu principal interesse: o espaço exterior e os extraterrestres.
 

amphmnamii

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 10, 2022
Messages
57
Reaction score
31
Points
18
Tenho isto atrás de mim.
 
  • Like
Reactions: vis

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
218
Reaction score
224
Points
43
A cannabis, especialmente se for uma variedade moderna e altamente ativa, pode aquecer, multiplicar e fazer o loop desses sabonetes e experiências. Tal como outras substâncias susceptíveis de estimular o funcionamento do sistema nervoso central
 

OliverShultz

Don't buy from me
Member
Joined
Apr 3, 2023
Messages
2
Reaction score
1
Points
3
Olá, obrigado por partilhar as suas ideias sobre a canábis e o seu potencial impacto na saúde mental, especialmente no que diz respeito à mania e à doença bipolar. É essencial ter em conta os efeitos de substâncias como a marijuana no nosso bem-estar mental.
 

vis

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 21, 2023
Messages
144
Reaction score
102
Points
28
Se queres alucinações agradáveis, opta pela 5meoDMT ou pelo concentrado de salvinorina. Se queres viagens baratas, o 2CB é bastante acessível. Assim, podes desfrutar de uma boleia por uma passa de cannabis.
 
Top