HgCl2 cloreto de mercúrio de Hgs ou vermelhão (mercúrio OTC)

TotalSynthesis

Don't buy from me
New Member
Reaction score
46
Perguntaram-me sobre este assunto, por isso cá vamos nós:

O vermelhão é um mineral de cor vermelha/alaranjada. Na sua forma em pó, também é utilizado como tinta. Quimicamente é sulfureto de mercúrio, que quase não pode ser absorvido pelo corpo e por isso não é considerado muito tóxico. É também conhecido como Cinábrio.

O bom é que pode ser comprado sem receita no ebay ou em lojas de arte. Trabalhar com ele é também mais fácil do que com o mercúrio elementar, que se derrama em milhares de pequenas bolhas se cair no chão ao partir termómetros, etc.

O vermelhão pode ser comprado em pó ou em pedras, o pó é melhor para nós, se o comprarmos em pedras, temos de as esmagar com um martelo porque quanto mais pequenas forem, mais facilmente se dissolverão e se converterão em HgCl2.

A imagem mostra-o em pedras e em pó:
ZaVDQpHU4i
Br4QTmKbaw

O que precisamos de fazer:
Misturar hcl e ácido nítrico numa proporção de 3:1 (água régia) e depois dissolver o pó para converter HgS em HgCl2.
Produz fumos desagradáveis, muito tóxicos, pelo que é melhor fazê-lo no exterior. Dependendo da temperatura, demorará um pouco a dissolver-se completamente e a fazer desaparecer toda a poeira vermelha que nada na superfície.
JkovCsebN4

Quando terminar, ficará com uma solução amarela profunda contendo o seu HgCl2. Se a evaporares até à secura, receberás o teu sal. ou simplesmente usa-o tal como está...

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
2,857
Deals
1
Quer dizer evaporar a água régia? Não é mais fácil filtrar o HgCl2?

TotalSynthesis

Don't buy from me
New Member
Reaction score
46
A maior parte estará dissolvida no ácido, especialmente se fizer apenas pequenos lotes, não haverá sólidos visíveis.

Normalmente, utilizo a solução ácida tal como está e deito-a no recipiente de reação.

Calculo a quantidade de que vou precisar para a minha redução, depois dissolvo apenas essa quantidade em água régia e utilizo-a sem evaporação

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
2,857
Deals
1
Obteve HgCl2 em pó a partir desta solução?

TotalSynthesis

Don't buy from me
New Member
Reaction score
46
Sim, claro, dependendo da quantidade de HgS que adicionar à sua água régia, também verá HgCl2 a nadar na solução. Mas uma grande parte está dissolvida no ácido e, portanto, "invisível", mas se evaporar, todo o sal cristaliza e cai.

quando ferveres o ácido, fá-lo sob uma estufa ou no exterior e não respires essa merda