Metilaminação - O material do recipiente - algumas questões

Prima4mmc

Don't buy from me
New Member
Reaction score
5
Olá. Até agora, realizei a reação de metilaminação a uma taxa mais baixa em frascos de vidro de laboratório, aumentando sucessivamente a escala em tambores de PEAD. O processo de lavagem com base livre, bem como a própria acidificação com ácido clorídrico, também foram efectuados no mesmo recipiente.

Gostaria de perguntar se todo o processo, desde a metilaminação à limpeza e à acidificação, poderia ser efectuado num recipiente de aço inoxidável? Os reagentes utilizados em todo o processo são:
- dcm
- metilamina 40% em água
- bk4
- acetona
- ácido clorídrico 37 em água

Opcional:
- nmp
- benzeno

O aço inoxidável não irá interferir com nenhum destes reagentes? O meu maior receio é o passo de acidificação com ácido clorídrico num recipiente de aço inoxidável.

Saudações e muito obrigado pela vossa ajuda, este fórum é inestimável ❤️.

ChemDamn

Don't buy from me
New Member
Reaction score
28
O aço inoxidável é uma má ideia. A base livre reage com o metal e decompõe-se. o ácido clorídrico, após algumas infusões, vai enferrujar de qualquer forma. use PEAD ou vidro, também pode usar polipropileno

Prima4mmc

Don't buy from me
New Member
Reaction score
5
Obrigado pela sua resposta. Tanto quanto sei, as panelas de esmalte são adequadas, sabe alguma coisa sobre isso?

Quanto ao hdpe, tem toda a razão, atualmente utilizo um barril curtec de 68,5L. Funciona na perfeição

ChemDamn

Don't buy from me
New Member
Reaction score
28
Sim, os tachos de esmalte também são adequados