Preparação da solução de base livre de metilamina

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1

Introdução

Este artigo foi escrito com o objetivo de explicar como preparar uma solução aquosa (cas 74-89-5) e metanólica (cas 74-89-5) de base livre de metilamina com concentração conhecida a partir de cloridrato de metilamina (cas 593-51-1). Este problema é frequentemente enfrentado por clientes da UE e de outros países, devido ao facto de a metilamina freebase ser regulada por regras locais. Assim, a metilamina é comprada na forma disponível e legal de cloridrato.

MgwrkC532q

Cloridrato demetilamina

Procedimentos

Todos os cálculos são efectuados para 1 kg de solução final.

Preparação da solução aquosa de metilamina a 40% em massa

1. São pesados cloridrato de metilamina CAS 593-51-1 869g (12,88 mol), NaOH 514,5g (12,88 mol) e água destilada ~700g.
2. Deita-se água destilada ~700g num recipiente de 2L, que pode ser bem fechado, como um balão de fundo plano/redondo com tampa de vidro esmerilado.

3. Deita-se NaOH 514,5 g e dissolve-se completamente até obter uma solução transparente e uma temperatura de ~50-60°C (reação exotérmica).
4. Deitar 869 g de cloridrato de metilamina na solução aquosa alcalina em porções e fechar imediatamente o frasco. Agita-se bem a solução até à dissolução completa e à temperatura ambiente. Forma-se um precipitado de NaCl.

5. Ligar amangueira de silicone com o conetor do balão ao balão de reação com a base livre de metilamina.
6. Num outro balão de 2 L com 600 g de água, prepara-se um tubo de silicone para mergulhar na água.
7. O aquecedor é ligado, a solução de metilamina é fervida e o gás metilamina é borbulhado através da segunda solução de água. É importante referir que a mangueira com metilamina tem de ser imersa na camada de água depois de aquecida a cerca de 50-60 °C para evitar a sucção.

8. Em cerca de 15 minutos, o aquecimento do primeiro balão com NaCl pode ser interrompido e a segunda solução de água é pesada. Esta deve atingir 1 kg.
9. Se houver menos de 1 kg de solução, continuar a aquecer a primeira solução e borbulhar gás através da segunda.
2C1s7eP8dB
Nota: Este método é muito aproximado porque o gás de metilamina é volátil e parte desse gás perder-se-á. O segundo balão com a solução deve estar ligado à atmosfera. A melhor opção é um condensador de refluxo num segundo balão que reduz a perda de metilamina.

A solução de metilamina ⩽40% água está pronta a usar.


Preparação da solução de metilamina a 30% em massa de metanol
1. Pesa-se cloridrato de metilamina CAS 593-51-1 652,2 g (9,66 mol), NaOH 385,9g (9,66 mol) e metanol 526,1g.
2. Deita-se metanol 526,1 g num recipiente de 2 L, que pode ser bem fechado, como um balão de fundo plano/redondo com tampa de vidro esmerilado.
3. Deita-se NaOH 385,9 g e dissolve-se completamente até obter uma solução transparente e à temperatura ambiente (reação exotérmica).
4. Deita-se 652,2 g de cloridrato de metilamina na solução alcalina de metanol em porções e fecha-se imediatamente o frasco. Agita-se bem a solução até à dissolução completa e à temperatura ambiente.
5. Precipita-se NaCl 564,5 g, que deve ser filtrado (sem vácuo).

A solução de metilamina ~30% em metanol com parte de água está pronta a utilizar.
CAyxLm8wBF
Nota: A água pode ser removida com a ajuda de peneiras moleculares 3A. Neste caso, é necessário adicionar 700 g de metanol na fase 2 para obter uma solução a ~30%.
 
Last edited:

rampage

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 9, 2024
Messages
51
Reaction score
33
Points
18
era isto que eu estava à procura, obrigado g.patton, sem dúvida que vou ter algumas perguntas
 

inno

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 8, 2024
Messages
9
Reaction score
0
Points
1
Caro senhor, poderia dizer-me como armazenar a solução de metilamina a 40% produzida a partir do cloridrato de metilamina para que não se perca?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Local escuro e frio, num recipiente bem fechado.
 

alex12112

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 12, 2024
Messages
15
Reaction score
5
Points
3
Quando a garrafa com a primeira solução atingir o peso de 1 quilo, é possível colocar outra garrafa no seu lugar (com 600 gramas de água) e continuar a reação?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
A segunda solução do frasco tem de atingir 1kg, a primeira é uma solução de reação que perderá peso com os vapores da base livre de metilamina.
Sim, pode substituir o frasco por uma solução aquosa de base sem metilamina e continuar a saturação.
 

alex12112

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 12, 2024
Messages
15
Reaction score
5
Points
3
Então, é necessário adicionar mais água com soda cáustica ao frasco com metilamina para continuar a reação, certo?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Se tivermos um copo de sumo de maçã e o deitarmos noutro copo, o primeiro copo terá mais sumo se lhe juntarmos água e soda cáustica?
 

Albert13

Don't buy from me
Member
Joined
May 15, 2024
Messages
11
Reaction score
0
Points
1
É possível fazer uma solução aquosa de metilamina como na tecnologia com metanol (num frasco seguido de filtração)?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Obtém-se uma solução de NaCl e o MeNH3 evapora-se da solução de salmoura saturada. No caso do metanol, o NaCl não é solúvel neste solvente em comparação com a água.
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
38
Reaction score
6
Points
8
Olá senhor, pode partilhar uma fotografia ou um diagrama da configuração do material de vidro para fazer a base livre de metilamina HCL?
que seria fácil para mim compreender.
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
38
Reaction score
6
Points
8
Olá @G.Patton Sir
Por favor, explique este problema, o meu trabalho está parado aqui
 
Last edited by a moderator:

mrnobody

Don't buy from me
New Member
Joined
Jun 23, 2024
Messages
1
Reaction score
0
Points
1
obrigado g.patton
 

Albert13

Don't buy from me
Member
Joined
May 15, 2024
Messages
11
Reaction score
0
Points
1
após ferver uma solução com base de metilamina livre durante cerca de 30 min a 65C graus, ocorreu sucção inversa. Pergunto-me porque é que isto acontece?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Olá, devido à diminuição da temperatura, o gás é comprimido.
 

Albert13

Don't buy from me
Member
Joined
May 15, 2024
Messages
11
Reaction score
0
Points
1
Olá, estou a perceber. Muito obrigado pela explicação.
 

Manisj@1290

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 7, 2023
Messages
38
Reaction score
6
Points
8
Olá senhor,
A metanfetamina pode ser fabricada utilizando uma solução de metilamina a 30% em massa de metanol?
 
Top