Síntese de ácido nítrico

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1

Introdução

Neste tópico, pode encontrar dois métodos de síntese do ácido nítrico. O primeiro tem reagentes mais comuns, como o nitrato de sódio e o bissulfato de sódio mono-hidratado, que são muito difundidos, este caminho dá um bom rendimento de 95%! O segundo método, a partir do ácido sulfúrico conc. (96%) e do nitrato de amónio, tem o mesmo nível de facilidade, mas é difícil obter o ácido sulfúrico. No entanto, a segunda via dá ~90% (ácido nítrico fumegante) com grande rendimento.

Nota de segurança: Deve ter um EPI adequado, incluindo uma proteção facial, avental resistente a produtos químicos e luvas químicas. Mais uma vez, isto deve ser feito numa capela de exaustão. Os vapores de NO2 podem causar cancro e o ácido nítrico pode causar queimaduras químicas na pele e nas mucosas. Pode provocar incêndio e explosão sob alta pressão e temperatura. Preste muita atenção às notas de segurança!
93IAbyk0oZ

Ponto de ebulição: 68% da solução entra em ebulição a 121 °C/760 mm Hg;
Ponto de fusão: -42 °C;
Peso molecular: 63,012 g/mole;
Densidade: 1,51 g/cm3, 1,41 g/cm3 [68% w/w];
Índice de refração: 1,397 (16,5 °C);
Número CAS: 7697-37-2.

Apartir de nitrato de sódio e bissulfato de sódio mono-hidratado

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • 43 g, 0,53 mole de nitrato de sódio (NaNO3);
  • 150 g de bissulfato de sódio mono-hidratado (NaHSO4*H2O), 1,09 mol.
ApPtnEfHd2

Procedimento

1. Colocar 43 g (0,53 mole) de nitrato de sódio (NaNO3) e 150 g (1,09 mole) de bissulfato de sódio mono-hidratado (NaHSO4*H2O) (em excesso) num balão de destilação de fundo plano de 0,5 L, misturar bem com uma vareta de vidro;

2. Colocar a âncora do agitador magnético no balão;

3. Montar o aparelho de destilação: instalar o condensador reto de Liebig através do bocal de Würz, o conetor do balão e o recipiente de 250 ml (serve um Erlenmeyer);

4. Ligar o arrefecimento do condensador de Liebig e começar a agitar;

5. Iniciar o aquecimento (cerca de 120 °C); após o início da reação, começa a formar-se gás castanho e inicia-se a destilação;

6. Parar o aquecimento logo que o ácido nítrico deixe de pingar para o recipiente de recolha;

Como resultado da experiência, obtém-se ácido nítrico com uma concentração de cerca de 75%, sendo o rendimento de 95%. Pode utilizar-se nitrato de cálcio em vez de nitrato de sódio, mas não se recomenda a utilização de nitrato de amónio devido à sua explosividade
.

Apartir de ácido sulfúrico e nitrato de amónio

Equipamento e material de vidro.

Reagentes.

  • Ácido sulfúrico concentrado (96%) (H2SO4);
  • Nitrato de amónio seco (NH4NO3).
WglYaHyRon

Procedimento

1. Adicionam-se cerca de 5 g de ácido sulfúrico (H2SO4) concentrado (96%) a cada 4 g de nitrato de amónio (NH4NO3) seco em grânulos. A mistura é agitada até que não reste nenhum sólido. Assegurar-se de que os prills estão completamente dissolvidos antes de os tentar destilar. Esta ação é muito fumegante e requer uma ventilação fiável.

2. Verter a pasta para o balão de fundo redondo (500 ml) em ebulição, enquanto se aguarda um banho de óleo quente (175-190 °C).

3. Instalar o condensador reto de Liebig através do bocal de Würz, do conetor do balão e do balão de receção de 250 ml (o balão de Erlenmeyer serve). Não se esqueça de lubrificar as juntas de vidro do seu aparelho com massa de silicone. O controlo da temperatura é a chave para não incendiar o laboratório.

4. Após alguns minutos, aparece uma frente de condensação que é impulsionada para cima pelo calor. Observa-se o refluxo do ácido que se condensa no braço do balão de destilação. Os vapores substituem o ar e o dióxido de azoto, devido à reação do oxigénio com o óxido nítrico produzido pela decomposição térmica.

5. Após alguns minutos, nota-se que o gotejamento de ácido do condensador se tornou lento e irregular. Mais ou menos nesta altura, desligue a placa de aquecimento e deixe o aparelho repousar durante alguns minutos para terminar.

6. Transferir o ácido para um frasco (o plástico não é adequado). O seu ácido nítrico ficou amarelado devido à exposição ao oxigénio atmosférico.
Continua aser muito puro, ~90% (ácido nítrico fumante) , conforme determinado por uma tabela de densidade.
A calculadora completa de densidade-concentração de soluções aquosas de ácido nítrico: https://www.handymath.com/cgi-bin/nitrictble2.cgi?submit=Entry
 
Last edited:

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
Penso que o melhor a fazer contra isto é passar os gases de escape num aparelho fechado por uma garrafa de lavagem com 10% de soda cáustica para neutralizar o NO2.
Além disso, ligar um vácuo no final e poder ventilar o balão de reação ajudará a libertar o aparelho de fumos tóxicos antes de o abrir para desmontar ou retirar o seu produto.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Por outro lado, pode destruir a sua bomba de vácuo (exceto a bomba de jato de água de vidro). O NO2 é um agente oxidante forte.
 
Last edited by a moderator:

ACAB

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 27, 2022
Messages
291
Reaction score
167
Points
43
Com a garrafa de lavagem cheia de solução de hidróxido de sódio antes da bomba de vácuo e armadilha fria, o NO2 deve ser neutralizado para que nada aconteça à bomba.
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Pode fazer todas estas manipulações ou apenas trabalhar na hotte :)
 

MrMarvin

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 5, 2023
Messages
8
Reaction score
1
Points
1
Que quantidade de nitrato de cálcio tenho de usar?
Posso usar apenas a quantidade que escolheram para o nitrato de sódio?
 

T0lek511

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 10, 2023
Messages
126
Reaction score
84
Points
28
Deals
1
O meu percurso preferido é o da eletricidade, do ar e da água
 

m416kz23

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 19, 2023
Messages
1
Reaction score
3
Points
3
Tenho estado a sintetizar ácido nítrico fumante adicionando 450 gramas de nitrato de sódio e 600 ml de ácido sulfúrico concentrado num balão de ebulição de fundo redondo. Ligar ao condensador e fazer um banho de óleo para aquecer a 80-82⁰C. Normalmente, obtenho 250 ml de ácido nítrico fumante. Acredito que seja 98% porque não dissolve o cobre até adicionar algumas gotas de água e depois reage de forma muito agressiva. Já experimentei outros rácios para tentar chegar o mais próximo possível da estequiometria. Eu afino automóveis de alto desempenho, por isso sei que esse fim da estequiometria não é a melhor forma de o conseguir para esta aplicação, para além de continuar a tentar e a errar. Alguma ideia?
Muito obrigado e um grande aplauso para todos os que deram vida a este fórum, é fantástico. Aprendo imenso aqui.✌️
 
Top