Question Nitroetano

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
No contexto da preparação de nitroetanos industriais, o propano é tratado com ácido nítrico a 350-450°C. Como resultado desta reação exotérmica, são produzidos quatro nitroalcanos importantes para a indústria: nitroetanos, nitroetanos, 2-nitropropano e 1-nitropropano.

Alguém sabe como fazer esta experiência?

Wendy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
3
Bem, ácido nítrico quente, propano e altas temperaturas parece divertido, não é?

É quase impossível de fazer. Houve um tipo no fórum science madness que fez a coisa toda, mas nessa altura tornou-se engenheiro

HIGGS BOSSON

Expert
Solutions
1
Reaction score
803
É impossível realizar uma síntese deste tipo num laboratório.
Há 20 anos que observo as tentativas de muitos entusiastas para efetuar uma nitração em fase gasosa, que em todos os casos se revelam um fracasso.
É mais fácil, embora muito mais caro, utilizar as vias de síntese laboratorial que publicámos no fórum.
Ou comprar nitroetano pronto, enquanto ainda está disponível no mercado a um custo de mais de 100 dólares por kg.
Quem precisar de nitroetano, escreva-me por DM, partilharei os contactos verificados em diferentes países.

mg_gilandoust

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Preparação de Nitroetano a partir de Brometo de Etilo e Nitrito de Sódio
32,5 gramas de brometo de etilo (0,3 moles) foram vertidos numa solução agitada de 600 ml de dimetilformamida e 36 gramas de NaNO2 seco (0,52 mol) num copo colocado num banho de água, mantendo a solução à temperatura ambiente, uma vez que a reação é ligeiramente exotérmica. Manter sempre a solução ao abrigo da luz solar direta. A agitação foi mantida durante seis horas. Em seguida, a mistura reacional foi vertida para um copo ou balão de 2500 ml, contendo 1500 ml de água gelada e 100 ml de éter de petróleo. A camada de éter de petróleo foi vertida e guardada, e a fase aquosa foi extraída mais quatro vezes com 100 ml de éter de petróleo cada, após o que os extractos orgânicos foram reunidos e, por sua vez, lavados com 4x75 ml de água. A fase orgânica restante foi seca sobre sulfato de magnésio, filtrada e o éter de petróleo foi removido por destilação sob pressão reduzida num banho de água, cuja temperatura foi deixada subir lentamente até cerca de 65°C. O resíduo, constituído por nitroetano em bruto, foi destilado sob pressão normal (de preferência com uma pequena coluna de destilação) para obter 60% do produto, que ferve a 114-116°C.
O etilenoglicol também funciona como solvente, mas a reação processa-se muito lentamente neste meio, permitindo reacções secundárias, tais como
CH3CH2-NO2 + CH3CH2-ONO -> CH3CH(NO)NO2 + EtOH.
O KNO2 também pode ser utilizado em vez do NaNO2.

Se o NaNO2 for utilizado em DMF, podem também ser adicionados 30 g de ureia como absorvente de nitritos para minimizar as reacções secundárias, aumentando simultaneamente a solubilidade do NaNO2 e acelerando assim significativamente a reação.

Se o brometo de etilo for substituído por iodeto de etilo, o tempo de reação necessário é reduzido para apenas 2,5 h em vez de 6 h. No caso de se utilizar iodeto de etilo, é necessário efetuar uma ligeira alteração no procedimento acima descrito. Os extractos de éter de petróleo reunidos devem ser lavados com 2x75 ml de tiossulfato de sódio a 10%, seguidos de 2 adições de 75 ml de água, em vez de 4 adições de 75 ml de água, como anteriormente, para remover vestígios de I2.

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
Alguém conhece este método?

sweettooth

Don't buy from me
New Member
Reaction score
8
O que é que se passa com o propano a 400 graus centígrados se cometermos um pequeno erro?

sweettooth

Don't buy from me
New Member
Reaction score
8
O que é que se pode fazer com o nitroetano? O método mais fácil é o método do sódio, que não é muito caro, mas é necessário hidreto de potássio ou algo do género, o que dá muito trabalho e rendimento.

MisterAnonymous

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
56
Onde é que se pode comprar P2NP por 50 dólares por KG?
Se me disserem, ficarei muito feliz 😊

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
61
Quem é que lhe disse que os preços são 50 dólares?
Se tiver um vendedor, partilhe a sua informação connosco

Além disso, há países que proíbem todos estes reagentes

Por isso, tenho de encontrar soluções e encontrar formas de fabricar

HIGGS BOSSON

Expert
Solutions
1
Reaction score
803
Muitas pessoas estavam interessadas na questão da produção de nitroetano, mas até agora ninguém conseguiu estabelecer a produção por meios simples ou de baixo custo.

Continuamos também a trabalhar nesse sentido, porque há de facto um pedido dos nossos utilizadores. O nitroetano é muito necessário para muitos, é necessário para que tudo seja Pihkal, p2np.

Mas nas condições actuais, é realmente mais fácil comprar nitroetano pronto a usar, ou p2np, ou precursores de design que conduzam a p2p.

Até oferecermos uma síntese adequada, é pouco provável que alguém consiga resolver este problema por si próprio.

São publicados muitos artigos científicos em que os esquemas de reação parecem simples, por exemplo, ácido nítrico + propano (etano) dão nitroetano. Mas as condições de tais reacções são industriais, ou com baixos rendimentos.