Preparação do precursor fenilnitropropeno para a anfetamina

Madre

PR manager
Joined
Sep 6, 2022
Messages
58
Reaction score
130
Points
33
Síntese do fenilnitropropeno em casa: não podia ser mais fácil


O principal precursor da síntese de anfetaminas é o fenilnitropropeno.
O fenilnitropropeno é muito fácil de sintetizar, o que torna este método de síntese de anfetaminas o mais popular entre os químicos.



A síntese exigirá:
  • Balão (garrafa de vidro)
  • Condensador de refluxo
  • Fogão elétrico (para banho-maria)

As proporções das substâncias são escalonadas em múltiplos, mas recomenda-se não encher o reator mais de 2/3 do seu volume.


As proporções necessárias para um balão de 1L são:
  • Benzaldeído - 200ml.
  • Nitroetano - 200ml
  • n-Butilamina - 20 ml
  • Ácido acético glacial (GAA) - 50 ml
  • Álcool isopropílico (IPA)


A reação é sensível à água, pelo que é desejável manter os reagentes tão secos quanto possível.
Adicionar o benzaldeído, o nitroetano, o catalisador e o GAA ao balão, agitar bem e colocar numa placa de aquecimento. Colocar em lume brando e aquecer até 60ºC, agitando. Pode utilizar-se um banho-maria para o aquecimento. A temperatura no reator pode ser controlada com um termómetro ou pelo tato. O balão deve estar bastante quente ao tato, mas não deve haver queimaduras nas mãos. Não é necessário arrefecimento para esta síntese, basta desligar o aquecimento durante algum tempo até que a temperatura regresse aos parâmetros desejados (~60ºC). É necessário agitar periodicamente durante a reação, o tempo de síntese é de 3-4 horas. Durante a reação, a cor muda de amarelo claro para vermelho escuro e permanece clara. Em seguida, a mistura reacional é arrefecida até à temperatura ambiente, vertida para um copo ou frasco, diluída com 250 ml de água morna, tapada com uma tampa e colocada no congelador durante 2 horas. Quando arrefecer, abrir a tampa e agitar suavemente, permitindo a circulação de ar fresco.

A cristalização dá-se rapidamente. O frasco com cristais é novamente mantido no congelador durante pelo menos 15 minutos. De seguida, é necessário partir os cristais e lavá-los com água fria até que os vestígios de vinagre desapareçam (2...3 vezes é suficiente). Em seguida, enxaguar com pequenas quantidades de álcool isopropílico muito frio até que as impurezas sejam removidas. Os cristais resultantes são então secos ao ar durante um mínimo de 10 horas. Conservar o fenilnitropropeno num recipiente fechado, no frigorífico ou num local escuro e fresco.


É importante saber!
  • A lavagem com álcool isopropílico deve ser efectuada à temperatura mais baixa possível. Isto reduzirá as perdas.
  • Colocar o álcool isopropílico no congelador durante 8 horas antes da utilização.
  • Enxaguar até que o filtrado se torne incolor.
  • É conveniente utilizar um pano fino comum como filtro, uma vez que os cristais são bastante grandes.
  • O fenilnitropropeno tem um odor pungente desagradável e é corrosivo para a pele das mãos e do rosto.
  • Quanto mais escuro for o fenilnitropropeno, mais impurezas contém.


O fenilnitropropeno pode ser recristalizado a partir do álcool isopropílico imediatamente antes do início da reação seguinte.
Para este efeito, os cristais de fenilnitropropeno são dissolvidos em álcool isopropílico a 30ºC e a solução é levada à supersaturação. Em seguida, congelar à temperatura mais baixa possível até a cristalização estar completa. Filtrar quando a cristalização estiver completa.
O fenilnitropropeno seca ao ar, não é higroscópico (não absorve água do ar).
O rendimento médio é de 300 gramas (~70% do rendimento teórico).


Assista ao vídeo tutorial de síntese do fenilnitropropeno para uma compreensão completa:
https://bbgate.com/threads/1-phenyl-2-nitropropene-p2np-video-synthesis-from-benzaldehyde-and-nitroethane-henry-reaction.52/




 

Sneaky.Base

Don't buy from me
Resident
Joined
Nov 17, 2022
Messages
32
Reaction score
10
Points
8
O nitroetano é uma chatice
 

Chemical Ali

Don't buy from me
New Member
Joined
Nov 27, 2023
Messages
12
Reaction score
4
Points
3
Porquê?

Deixe-me adivinhar. A fazer NaNO2? K2CO3?

O nitrito é tão fácil de fazer que é muitas vezes esquecido. Há formas "melhores", mas o SWiM fez alguns para a produção de GHB (reação de Sandmeyer) recentemente a partir de nada mais do que NaNO3 fundido (nitrito de sódio) e carvão a cerca de 400-500°C num maldito fogão de cozinha. Foi adicionado um pouco de ácido mineral e evaporado num prato de pirex no forno.

K2CO3 (carbonato de potássio) de apenas (NH4)2CO3 e KOI (carbonato de amónio e hidróxido de potássio) diretamente da prateleira do supermercado local. Não seca muito rapidamente, mas basta dar-lhe um pouco de tempo e paciência.

100% OTC e isto num país restritivo (não pergunte).

Se eu não estiver certo, diga-me e provavelmente poderei ajudá-lo com a sua síntese se tiver algum problema.

Com os melhores cumprimentos,
Ali
 

PNicole

Don't buy from me
New Member
Joined
Sep 18, 2023
Messages
18
Reaction score
28
Points
3
Se encontrar o ponto ideal, obterá rendimentos de 90-91%. O procedimento original exigia umas ridículas 6 ou 8 horas de refluxo, não me lembro. Se estiver a ver líquido vermelho, já foi longe demais.

Tente 45 minutos a 63C, depois desligue o aquecimento mas certifique-se de que ainda está na placa de aquecimento e envolva o frasco com folha de alumínio. 30 minutos depois, retire o frasco da placa e retire a folha de alumínio. Deixar arrefecer ... etc

Além disso, está a usar demasiado nitroetano para o benzaldeído (150 ml é tudo o que precisa para o nitroetano, desde que seja de qualidade comercial)

Utilize 2X o volume de álcool para o benzaldeído. Acho que o etanol funciona melhor, mas o IPA é definitivamente o solvente de re-cristalização de eleição
  • Benzaldeído - 200ml
  • Nitroetano - 150ml
  • n-Butilamina - 20 ml
  • Ácido acético glacial (GAA) - 15 ml
  • Álcool isopropílico (IPA) - 400 ml

A sua cultura será muito mais fácil de cristalizar. A cor da reação deve ser amarelo canário profundo, tornando-se laranja. Quando se torna laranja intenso e depois vermelho, o rendimento diminui significativamente
 
Top