Extração de (S)-(-)-α-Metilbenzilamina de uma mistura racémica

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
Esquema de reação:
MrHJB9IAfX

Este composto é necessário para a síntese da dextroanfetamina.

Síntese:
1. Colocar num balão 124 g de ácido (S, S)-tartárico em 1800 ml de metanol.
2. Aquecer até à ebulição.
3. Adicionar lentamente, por gotas, 100 g de base racémica de α-metilbenzilamina.
4. Parar o aquecimento e deixar à temperatura ambiente durante 24 horas.
5. Separar os cristais gotejantes num filtro e lavar com metanol. Recolher 75 g.
6. O metanol combinado foi evaporado até 700 ml.
7. A mistura foi deixada durante 24 horas à temperatura ambiente.
8. Separar os cristais gotejantes num filtro e lavar com metanol. Recolher 12 g.
9. Todos os cristais separados foram combinados e dissolvidos em 2000 ml de metanol quente e concentrados a 1400 ml.
10. Repetir os passos 4,5,6,7,8 e secar os cristais (61 g), concentrar para 300 ml e, após 24 horas, filtrar e secar 13 g de cristais.
11. O rendimento total do sal puro de (-)-amina é de 74 g.
 
Last edited by a moderator:

dark_side_of_chemistry

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 23, 2022
Messages
35
Reaction score
15
Points
8
Eu li a patente original. lá eles escreviam que para cada 2mol de anfetamina eles adicionam 1mol de ácido tartárico e dissolvem-no na quantidade certa de álcool. aquecem até ferver e põem de lado para cristalizar. separam a fase aquosa dos cristais e efectuam outra recristalização. repetem esta operação várias vezes. depois adicionam álcali às fases aquosas combinadas para elevar o pH para 11. formam-se duas fases. uma é óleo. Compreendi bem a patente original. Será que as acções realizadas desta forma darão o efeito adequado? https://patents.google.com/patent/US2276508A/en
Dois mols, por exemplo, 2'70 gramas, de base racémica de e-metilfenetilamina reagem com um mol (1'50 gramas) de ácido d-tartárico, formando assim o d1-a-metilfenetilamina d-tartarato, um sal neutro. O sal neutro assim obtido é completamente dissolvido pela adição de uma quantidade suficiente, cerca de um litro, de etanol absoluto e aquecido até ao ponto de ebulição. A solução é então deixada à temperatura ambiente, com agitação ocasional para evitar a cristalização. Os cristais são filtrados em óleo e verificar-se-á que contêm uma preponderância do enantiomorfo laevo. Aquando da recristalização, a preponderância do lenantiomorfo aumenta e o processo é repetido até que não se verifiquem mais alterações na rotação ótica e se obtenha uma leitura de numa concentração de 8 gramas por 100 cc de solução aquosa. O produto assim obtido é o d-tartarato de lizmetilfenetilamina. O sólido residual nos licores-mãe é repetida e sistematicamente cristalizado, dando origem a uma outra fração de d-tartarato de biz-metilfenetilamina que pode ser purificada por recristalização. A d-a-metilfenetilamina pode ser facilmente recuperada dos licores-mãe através da adição de ácido tartárico para a formação de tartaratos ácidos e separação do d-a-metilfenetilamina d-bitartarato por cristalização.
A base livre de qualquer um dos isómeros ópticos pode ser obtida por adição ao d-tartarato, no caso do isómero laevo, e ao d-bitartarato, no caso do isómero dextro, de um excesso de álcali, como, por exemplo, a adição de uma solução aquosa de soda cáustica, o que provocará a separação da base sob a forma de um óleo que pode ser recuperado e purificado por qualquer procedimento bem conhecido.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Esquema de reação:

Hi,

Com base no rendimento, o isómero resultante não é 100% puro, uma vez que deveria ser 50% da mistura racémica original. Isto significa que na síntese da dextroanfetamina, o produto não será dextroanfetamina pura, mas sim uma mistura 75-25, tal como o Adderal, por exemplo? O procedimento pode ser feito com, por exemplo, DBTA para obter um enantiómero mais puro?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1
Olá, existe uma parte de l-isómero após a primeira separação de isómeros, com certeza.
 

Xiao hua

Don't buy from me
Resident
Joined
Jul 19, 2023
Messages
30
Reaction score
8
Points
8
A metanfetamina pode ser separada em isómeros desta forma?
e outro óleo de base livre de anfetaminas
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Xiao hua, a maioria das feniletilaminas pode ser separada desta forma, embora seja bastante trabalhoso conseguir uma pureza relativa do isómero D. Recomendo-lhe que procure o DBTA. Supõe-se que proporciona uma elevada pureza após apenas uma cristalização e a patente original utiliza metanfetamina. Também se pode ajustar a pureza alterando a quantidade de metanol adicionada à mistura, embora quanto maior for a pureza menor será o rendimento.

Há também um vídeo aqui sobre a resolução mencionada neste tópico e outro usando ácido málico. No caso da anfetamina a pureza conseguida com ácido tartárico simples (ou outro ácido dicarboxílico) é suficiente, pessoalmente acho que alguma L Anfetamina torna o produto final melhor do que a D Anfetamina pura. Por outro lado, a D-Metanfetamina necessita de uma pureza superior, especialmente se quiseres fazer cristais. Diz-se também que a L-Metanfetamina é bastante desagradável e mais duradoura do que a D-Metanfetamina, pelo que, quando os efeitos da D-Metanfetamina passam, o utilizador pode sentir-se bastante infeliz.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Ácido O, O ′-dibenzoil- (2 R ,3 R )-tartárico
CAS: 62708-56-9
 
Last edited:

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,308
Solutions
4
Reaction score
881
Points
113
Por isso, não estou a perceber onde é que a racemização está a acontecer neste programa. Acontece naturalmente como resultado da neutralização do ácido e da sua reacidificação? Sei que há várias formas de inverter a quiralidade de um produto químico, mas não reconheço nenhuma aqui.
Li um artigo muito aprofundado sobre a separação de enantiómeros através do estereoisomerismo e, nesse artigo, os tipos de ácido benzoiltartárico eram cerca de 20% mais eficazes a isolar o R do S (especificamente para a metanfetamina, mas implicado em aminas opticamente activas em geral). Alguém aqui já experimentou este método?
 

Jimmyjohn48

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Mar 6, 2024
Messages
21
Reaction score
3
Points
3
Este método pode ser utilizado com óleo A e d-tartárico?
 
Top