eliminação segura de resíduos de laboratório

crocodile

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 3, 2022
Messages
20
Reaction score
4
Points
3
Alguém tem algum conselho sobre como eliminar de forma segura os resíduos de laboratório sem ser um idiota e prejudicar o ambiente?
Uma produção de petróleo deixa muitos subprodutos que precisam de ser eliminados e quaisquer sugestões para os eliminar de uma forma segura e responsável seriam apreciadas.
Muito obrigado
 

SonicNL

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 22, 2023
Messages
84
Reaction score
74
Points
18
Boa pergunta, na minha opinião, e também quero saber o seguinte
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
Que tipo de resíduos? Os resíduos aquosos com substâncias não muito tóxicas podem ser despejados na rede de esgotos. Não existe nenhum laboratório (clandestino ou não) em que as pessoas não o façam regularmente.
Os solventes podem ser guardados e destilados mais tarde, ou logo a seguir, para recuperar a maior parte.
 

crocodile

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 3, 2022
Messages
20
Reaction score
4
Points
3
Resíduos da reação de leuckart, formamida, resíduo de ácido fórmico
 

UWe9o12jkied91d

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 8, 2022
Messages
678
Reaction score
510
Points
63
Deals
5
diluir, se necessário, neutralizar, deitar fora, não vejo nada de muito grave nisto.
 

crocodile

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 3, 2022
Messages
20
Reaction score
4
Points
3
Sim, isso pode funcionar para o ácido, levá-lo a pH 7.
Mas e a formamida, como é que a neutralizamos para que não seja demasiado prejudicial quando a despejamos nos esgotos?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,661
Solutions
3
Reaction score
2,736
Points
113
Deals
1
A formamida pode decompor-se a 160-180*C em CO e NH3.
 

Jordan Belfort

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 10, 2023
Messages
128
Reaction score
60
Points
28
Deite tudo num tambor para que reaja/neutralize, pois não quer essa reação no esgoto.

Depois, pode adicionar bicarbonato de sódio, o que fará com que o pH seja 7 se for ácido. Se o pH for 10 ou mais, pode adicionar ácido para o baixar. O bicarbonato de sódio não fará com que o pH seja superior a 7

Há muito mais que não se pode fazer, e também não se deve deitar tolueno/hexabe nos canos, pois haverá fugas
 

Jordan Belfort

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 10, 2023
Messages
128
Reaction score
60
Points
28
Pessoalmente, se fosse a si, arranjava um rovotap e reutilizava tudo. Ficaria surpreendido se visse como poucos produtos são efetivamente utilizados e podem ser reutilizados.

Menos desperdício, menos compras, menos hipóteses de polícia
 
Top