Olá, fiquei surpreendido ao ver todos estes comentários negativos, mencionando tudo exceto a resposta à pergunta. Agora, não sei o que está disponível/não está disponível no país do autor da pergunta, mas este fórum é para nos ajudarmos uns aos outros a ultrapassar as dificuldades e tenho a certeza que há soluções para quase tudo.
Para começar, recomendo a extração ácido-base e a utilização de comprimidos que contenham cetirizina, embora eu não o tenha feito. (Vou tentar obter alguns comprimidos semelhantes, uma vez que estão disponíveis em quase todos os países - e depois tentar o procedimento, pois algumas armadilhas só podem ser descobertas com a experimentação).
1. Primeiro, tritura os comprimidos até obteres um pó fino - por exemplo, com um moinho de café
2. Dissolva o pó em água destilada
3. Filtra a vácuo os resíduos insolúveis (se existirem)
4. Penso que a cetirizina é solúvel em água, mas também é um ácido carboxílico. Ora, os ácidos carboxílicos são sempre solúveis numa solução alcalina porque formam sais com bases (NaOH, KOH, NaHCO3, etc.).
5. Para remover as impurezas, eu faria primeiro uma lavagem com um solvente não polar.
6. (Não é obrigatório, mas se a tua solução for em grande quantidade, podes reduzir o volume evaporando lentamente a água (ou destilando a vácuo, rotavap, o que tiveres). Isto aumentará a eficiência da extração).
7. Agora basifica a solução com 25%NaOH ou 33%KOH até pelo menos pH12, podes ultrapassar um pouco, mas não uses base em excesso, não é um caso de "mais é melhor", pode mesmo prejudicar o teu pseudo, de acordo com algumas fontes. Algumas pessoas recomendam que se adicione primeiro um solvente não polar (DCM, clorofórmio, hexano, éter de petróleo, etc.) e depois a base, para que o pseudo-baseado migre imediatamente para o não polar quando formado. Eu utilizaria DCM porque assim a água estará no topo e pode verificar o pH mais facilmente na fase aquosa. Diga-me qual o solvente que tem, não consigo imaginar um país sem solventes disponíveis ao público. Vai a uma loja de bricolage ou de ferragens ou a um supermercado e começa a verificar os rótulos. Por exemplo, solventes para tintas ou solventes para tira-nódoas (estes últimos são normalmente muito limpos). O DCM pode estar nos decapantes, se as lojas não o venderem, consulte o mercado ou outros sites de publicidade.
8. Extrai com o máximo de solvente que conseguires. Faz isto três vezes. O ideal é que o solvente combinado seja pelo menos igual à água restante. Isto aumenta a eficiência tremendamente e depois podes destilar e guardar a maior parte do solvente.
9. Combine o solvente das 3 extracções, lave com um pouco de água destilada 2 vezes, 1/4 do volume do solvente é suficiente. Por fim, lava com salmoura - deixa repousar durante algum tempo para que a salmoura possa aspirar o máximo de água possível do solvente. Em seguida, secar com MgSO4 seco e filtrar o agente de secagem. Deves ter uma solução relativamente limpa.
10. Destila o solvente e ficas com uma pseudo-base livre.
11. Aqui eu faria um TLC para ver se existem outros componentes, depois podes filtrar por vácuo para limpar ou destilar por vapor se não tiveres uma bomba de vácuo suficientemente forte. Se não tens experiência com TLC, então podes deixar isto, o teu produto deve estar OK para redução. Vou tentar fazer isto se conseguir arranjar algumas pastilhas semelhantes e depois informo-te.
Se tiveres alguma dúvida, diz-me e passamos à fase seguinte para fazer metanfetaminas.