Síntese de 1-fenil-2-propanona (P2P) usando anilina

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2023
Messages
52
Reaction score
39
Points
18
Este artigo fornece-lhe um processo de síntese P2P de baixo custo, condição moderada e alto rendimento, e as condições são fáceis de escalar. Só que não sei se a matéria-prima anilina é regulamentada noutros países, mas é bastante barata no meu país, apenas cerca de 1 dólar americano por quilograma.
A conceção do processo requer a utilização de alguns instrumentos avançados, que podem não ser adequados para oficinas familiares, pelo que se recomenda que cada um o melhore por si próprio.
Introdução ao processo:
Este processo usa anilina e nitrito de sódio na presença de ácido clorídrico para preparar benzeno de diazônio por meio da reação de diazotização e usa ácido tetrafluorobórico (HBF4) para salgar o diazobenzeno para obter tetrafluoroborato de diazobenzeno sólido. Na presença de acetato de sódio anidro (AcONa), o tetrafluoroborato de diazobenzeno é catalisado por óxido cuproso (Cu2O) e reage com acetato de isopropenilo (IPA) sem solvente para preparar 1-fenil-2-acetona.
5KeW8BDPU3

Como o meu inglês não é muito bom, este artigo foi traduzido pelo Google, por favor perdoem-me se a gramática não estiver correcta.

Passos práticos:

Fabrico de tetrafluoroborato de fenildiazónio:
Se a sua anilina for amarela, adicione uma pequena quantidade de pó de zinco à anilina e utilize-a após a destilação.
-Um aparelho de 2000 ml.
-Adicionar 450,6 ml de ácido clorídrico a 37% e 652,18 ml de água ultrapura, agitar.
-Adicionar 165,54 g de anilina, continuar a agitar.
-Arrefecer a uma temperatura inferior a 5°C.
-Adicionar uma solução de 125,69 g de nitrito de sódio anidro e 166,01 ml de água ultrapura, gota a gota, sob agitação, e manter a temperatura inferior a 5°C.
Após a adição, a temperatura foi mantida entre 3°C e 5°C e a reação foi agitada durante 40 minutos.
-Dissolver 142,77g de ácido bórico anidro (H3BO3) em 462,45927ml de ácido fluorídrico a 40% (HF-H2Oaq40%) para obter ácido tetrafluorobórico, manter a agitação entre 3°C e 5°C e adicionar ao
dispositivo*1.
-Desligar a agitação e manter a temperatura durante 2 horas.
-Filtrar por sucção a mistura reacional.
-Utilizar sucessivamente estes solventes para enxaguar os sólidos do funil: 80 ml de ácido tetrafluorobórico produzido pelo método anterior diluído para um volume de 356 ml, 356 ml de etanol a 50%, 356 ml de etanol a 95%, duas partes de 356 ml de éter anidro.
-Secar o sólido num liofilizador ou utilizar uma estufa de vácuo a 36 °C.
-Obter um sal de fenilo de tetrafluoroborato de diazónio em pó branco, com um rendimento de cerca de 90%.


Preparação da 1-fenil-2-propanona (P2P):
-Um aparelho de 2000 ml.

-Adicionar acetato de sódio anidro (AcONa) 528,81g, óxido cuproso (Cu2O) 33,90g, acetato de isopropenilo (IPA) 1423,73ml, agitar.
-Mantendo a agitação, adicionar 447,46g do sólido tetrafluoroborato de diazónio preparado no passo anterior à temperatura ambiente, controlando a temperatura para não ultrapassar os 40°C.
-Após a adição, manter a temperatura entre 37°C e 38°C, e agitar durante 6 horas.
-Filtrar por sucção a mistura de reação.
-Lavar os sólidos no funil com 250 mL de diclorometano (CH2Cl2) e juntar ao filtrado.
-Evaporar o diclorometano utilizando um evaporador rotativo.
-O líquido remanescente é destilado sob pressão reduzida e a fração de 0,27kPa/70°C a 72°C é recolhida sob a monitorização de um medidor de vácuo Pirani.
-Obtenção de 1-fenil-2-propanona (P2P), o rendimento é de cerca de 91%.

Precauções:
-*1:O processo de dissolução do ácido bórico anidro em ácido fluorídrico a 40% para produzir ácido tetrafluorobórico é muito exotérmico, o que pode provocar a formação de saliências na solução. Recomenda-se o pré-congelamento do ácido fluorídrico a 40% e a atenção à temperatura durante a mistura. Além disso, esta operação não deve ser realizada com qualquer recipiente de vidro, caso contrário o seu recipiente será corroído e dissolvido e libertará gás altamente tóxico, pode utilizar qualquer recipiente de plástico para a preparação do ácido tetrafluorobórico.
O sal de fenilo do tetrafluoroborato de diazónio preparado na primeira fase da reação deteriora-se num dia ou dois se for colocado ao ar. Se tiver de ser armazenado durante muito tempo, feche-o num recipiente, substitua a atmosfera de azoto ou árgon e coloque-o no frigorífico. Armazenar a uma temperatura inferior a -20°C.
- Em ambas as reacções a viscosidade é demasiado elevada para que o agitador magnético funcione, por favor utilize um agitador suspenso para agitar.


Dados do composto:
1-fenil-2-propanona 1H-NMR δ:2.14(s,3H,CH3),3.69(s,2H,CH2),7.19(s,1H,PhH),7.28(s,1H,PhH),7.31(s,1H,PhH),7.33(s,1H,PhH),7.34(s,1H,PhH)
1-phenyl-2-propanone 13C-NMR δ:29.23(CH3),51.05(CH2),206.36(CO),134.31,129.41,128.76,127.08
 

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2022
Messages
100
Reaction score
25
Points
28
Tem alguma referência para este post?
 

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2023
Messages
52
Reaction score
39
Points
18
Sim, já o fiz, mas a ligação ao material expirou e trata-se de um documento totalmente em chinês, que não está incluído no âmbito da SCI.
 

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2023
Messages
52
Reaction score
39
Points
18
Sim, implementei a primeira fase desta reação e obtive uma grande quantidade de pó de sal de fenilo de tetrafluoroborato de diazónio como esperado, mas nessa altura o laboratório não tinha condições de secagem adequadas, não havia liofilizador e o forno de secagem a vácuo também foi substituído por mim. Parte do solvente de lavagem final não funcionou, pelo que não pude implementar a segunda fase da reação, que requer condições anidras mais rigorosas. Os pós de tetrafluoroborato de diazónio e fenilo produzidos tornaram-se castanhos escuros e deterioraram-se após terem sido colocados ao ar durante um ou dois dias. As operações e precauções que forneci acima são todas resultantes da melhoria das minhas operações actuais, e a literatura não fornece tantos pormenores. Quando as condições forem adequadas, implementarei a segunda fase deste plano.
 

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2022
Messages
100
Reaction score
25
Points
28
Boa sorte e partilhe novos relatórios.

Conhece um método para a síntese de acetato de isopropenilo?
 

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2023
Messages
52
Reaction score
39
Points
18
O acetato de isopropenilo (CAS108-22-5) é uma fragrância comummente utilizada, que é amplamente utilizada como solvente em alguns campos. Pode ser comprado diretamente em grandes quantidades no meu país, e o preço é aceitável, pelo que não considerei a hipótese de sintetizar esta substância, mas devo conseguir encontrar a patente do processo de síntese desta substância.
 

Joker_55555

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2022
Messages
100
Reaction score
25
Points
28
Sim, se puder partilhar o método de síntese do acetato de isopropenilo com gás ceteno e acetona.
 

madmaximus

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Dec 29, 2021
Messages
40
Reaction score
14
Points
8
Há algum problema se for utilizada anilina líquida em vez de pó?
 

Re186

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2023
Messages
52
Reaction score
39
Points
18
A anilina é originalmente um líquido, e os reagentes utilizados também são líquidos.
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Alguma vez teve sucesso com esta reação?
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
298
Reaction score
244
Points
43
Sinceramente, admiro todas as pessoas que tentam fazer isto sozinhas, porque a anilina é cancerígena e o HF é uma das substâncias mais maléficas que existem. Também me pergunto se, algures onde estas coisas estão facilmente disponíveis, deve haver outros produtos químicos fáceis de obter que possam ser processados de forma comprovada sem condições anidras rigorosas e outras fantasias para P2P ou mesmo mais. Com acesso a equipamento que possibilite reacções anidras em grande escala, prefiro pensar em reacções do tipo Grignard.
Mas respeitem e mantenham-se seguros, é uma situação assustadora.
 

btc150000

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 21, 2024
Messages
4
Reaction score
0
Points
1
Senhor, foi bem sucedido? Por favor, responda-me, pois isto é importante para mim. Obrigado
 
Top