Síntese de ácido fenilacético a partir de ácido mandélico (pequena escala)

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
Esquema de reação:
QrjteHwBoC


Síntese:
1. Dissolver o ácido mandélico (15,0 g) em ácido hipofosforoso 85% aq (15 ml).
1hkByCow3X
ZCqxVdcWTX
Bp5X7NmlgV
87NRIpv2Fe



2. Adicionou-se iodo (15 g) em pequenas porções, enquanto se aquecia em refluxo durante 1 hora.
Vsc8mfixzQ
XQKpn4odGU
MiCgKaA027



3. A solução foi vertida em água fria e o produto em bruto foi recristalizado em água quente, obtendo-se um produto cristalino incolor de 10 g.
Yi9qxTskp8
JfEbd61RYH
 
Last edited by a moderator:

rabbitass

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 17, 2024
Messages
23
Reaction score
7
Points
3
Olá, estou muito interessado nesta síntese, pelo menos onde estou é muito fácil obter kg de ácido L-mandélico, o que estou a ter dificuldade é em obter o ácido hipofosforoso, posso substituí-lo por outro ácido que seja mais fácil de obter?
 

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2023
Messages
50
Reaction score
20
Points
8
Não me parece. Se encontrarmos fósforo vermelho, também podemos usar ácido fosfórico. É muito, muito mais fácil de encontrar do que o ácido hipofosfórico. Claro que encontrar o fósforo vermelho continua a ser um problema.
 

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2023
Messages
50
Reaction score
20
Points
8
O ácido hipofosfórico é muito difícil de encontrar.
 

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
É precisamente hipo. É difícil de obter, mas é a melhor opção. A obtenção de metanfetaminas a partir da efedrina é semelhante.
 
View previous replies…

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2024
Messages
117
Reaction score
31
Points
28
Olá, Will Chemist, podes publicar um tópico para preparar P2P com ácido fenilacético? Já há muito tempo que não o encontro. Obrigado.
 

stevepreston

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Aug 24, 2024
Messages
20
Reaction score
3
Points
3
ele tem razão por favor seria espetacular...
 

stevepreston

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Aug 24, 2024
Messages
20
Reaction score
3
Points
3
Tenho mais de 2 kg que não sei o que fazer com ele porque o método do tubo do forno é difícil e não sabemos qual é o método mais fácil
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
298
Reaction score
245
Points
43
Parece que vos está a faltar alguma coisa aqui. Os possíveis reagentes à base de fósforo para a redução são:
- RP, fósforo vermelho com iodo
- H3PO2, ácido hipofosforoso e iodo
- H3PO3, ácido fosfórico e iodo
- H3PO4, ácido ortofosfórico ou simplesmente fosfórico e NaI ou KI, iodeto de sódio ou iodeto de potássio

Os preferidos são o H3PO2 e o H3PO3.
Todos eles formam HI, ácido iodídrico, que é o verdadeiro agente redutor.

O H3PO2 é obtido a partir de hipofosfito de sódio, de cálcio ou de potássio e de HCl. Procurem por "electroless nickel plating" e encontrarão.
O H3PO3 é utilizado em hidroponia e nas vinhas
O H3PO4 está em todo o lado como removedor de ferrugem, desincrustante, etc.

O iodo é produzido por oxidação de NaI ou KI.
O NaI ou o KI são utilizados para a desinfeção da água, procure por "Preppers" e "Survivalists"

btw. PAA. O ácido fenilacético tem um cheiro muito especial e pegajoso que não é facilmente eliminado, atenção. Ou melhor: Cheira muito mal e tu também cheiras quando o fazes. E o cheiro vai ficar contigo durante cerca de uma semana, independentemente da frequência com que tomares banho.
 

stevepreston

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Aug 24, 2024
Messages
20
Reaction score
3
Points
3
O que é que se pode fazer? Explicar as proporções de PSEUDO e IODO e as proporções de H3PO3 e o tempo e o calor? Não tenho acesso a H3PO2 e se realmente funciona e se o H3PO3 é um bom agente redutor fiável?
 

hacke8

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Feb 26, 2024
Messages
117
Reaction score
31
Points
28
O ácido mandélico é o 2836-32-0? Pode utilizar-se o reagente com apenas 50% de ácido hipofosfórico?
 

stevepreston

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Joined
Aug 24, 2024
Messages
20
Reaction score
3
Points
3
sim, há um vídeo passo a passo no youtube, basta procurar por ácido mandélico / ácido fenilacético... de nada...
 
Top