Há coisas que se podem improvisar, mas não se pode improvisar um kit de destilação de vácuo ou uma configuração de refluxo sob gás inerte. Compre um conjunto de 20-30 peças. Compra-o. Mandem-no enviar aos vossos avós, se for preciso. Pode ser configurado para 100 reacções. Pode improvisar-se um pouco com ele. Eu tenho mais ou menos isso e não há muito que não possa fazer.
Noutra nota, as minhas maiores dificuldades foram;
A) este agitador de placa quente é um lixo. Este é o barato que se vê vendido em todo o lado por cerca de 40 dólares. Não o uses. Tem um termistor que não o deixa aquecer a mais de 100°C. Afirma ter 250 watts de potência de aquecimento, mas garanto-vos que, olhando para o elemento, não há maneira de ter 250 watts. Tem cerca de 5 voltas de arame do tamanho de uma linha de pesca à volta de um círculo de cartão aluminizado de um lado e de cartão nu do outro. Não ferveria um copo de água. Nunca! Comprei um verdadeiro usado no eBay, 650 watts e ferve água em 2 minutos. Faltavam alguns parafusos e o mecanismo de agitação precisava de algum trabalho, por isso queixei-me e consegui-o a metade do preço, 50 dólares. Uma nota: se o seu mecanismo de agitação não for lento, no interior deste aparelho existe uma resistência variável que pode ser ajustada com uma chave de fendas de cabeça chata. Aumente-a.
B) Aqueci-o de outra forma e, por 3 vezes seguidas, fervi a água no condensador. Não se pode puxar a linha de vácuo se começar a ficar vigorosa. Tem vácuo, palerma! Precisas de uma válvula, mas até teres uma, desaparafusar a caixa do termómetro funciona e podes até controlar a quantidade que deixas sair e manter algum vácuo