Extração de efedrina de plantas

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1

Introdução

B6y3MUhu1k
A efedrina foi encontrada na planta chinesa "Ma-huang" ou Ephedra sinica Stapf, feita de várias espécies de efedra, por Nagai em 1887. Ela tem dois centros quirais, de modo que existem quatro efedrinas isoméricas em termos de configuração. As duas efedrinas de ocorrência natural diferem na configuração do grupo de álcool secundário.

Há dois métodos de extração de efedrina. O primeiro foi retirado de uma patente alemã e permite obter cloridrato de efedrina com alto grau de pureza. Esse método é mais adequado para fabricação em laboratório do que para laboratório doméstico de cozinha. O segundo é um método de extração simples com etanol e nafta, que produz uma base livre de efedrina bastante suja. No entanto, o método simples pode ser realizado na garagem de casa e o produto pode ser purificado com recristalização como no primeiro método.

Equipamento e material de vidro:
  • 1000 mL x2; 250 ml x2 Béqueres
  • 100 mL x5; frascos Erlenmeyer;
  • Haste de vidro;
  • Coluna de vidro (d = 2,5 cm ou mais larga, l = 70 cm);
  • Bola de algodão;
  • Balão de fundo redondo de 500 ml;
  • Evaporador rotativo;
  • Funil de separação de 500 ml;
  • Funil convencional;
  • Papel de filtro;
  • Aparelho de produção de gás cloreto de hidrogênio;
  • Funil e frasco de Büchner;
  • Aspirador de jato de água;
  • Balança de laboratório (0,1 a 100 g é adequada);
  • Espátula.
Reagentes:
  • Ephedra sinica Stapf 100 g;
    VHktseoQzg
  • Carbonato de sódio (Na2CO3) 50 g;
  • Água destilada, 150 mL;
  • Diclorometano (CH2Cl2) ~1500 mL;
  • Éter diet ílico, 50 mL;
  • Ácido clorídrico 150 mL (HCl 0,5 N);
  • Carbonato de potássio (K2CO3) 50 g;
  • Solução aq. de hidróxido de sódio (NaOH 1 N) ~100 mL;
  • Sulfato de sódio (Na2SO4) ou sulfato de magnésio (MgSO4) ~100 g;
  • Acetona 30 mL;
  • Metanol (MeOH) ~10 mL;
  • Carvão ativado (opcional) ~1 g;
DH20t7fONS


Solúvel em H2O 47,62 g/L (25 ºC), álcool, éter, clorofórmio e óleos.
Ponto de ebulição: 255 °C a 760 mm Hg (base livre);
Ponto de fusão da base livre: 37-39 ̊C;
Ponto de fusão do sal HCI: 187-188 ̊C;
Peso molecular: 165,236 g/mole;
Densidade: 1,124 g/cm3 (20 °C);
Número CAS: 299-42-3 (base livre) e 50-98-6 (sal de cloridrato).


Cloridrato de L-efedrina da erva éfedra [50-98-6] C10H15NO HCl

Determinação do conteúdo (opcional):
5 g de erva de éfedra moída são misturados com 2 g de carbonato de sódio e 7 mL de água e deixados em repouso à temperatura ambiente por 3 horas. A mistura é tratada três vezes com 50 ml de diclorometano e agitada por pelo menos 2 horas de cada vez. O extrato é pipetado em cada caso. A fase orgânica é evaporada sob vácuo (a 40 °C para 1 ml). Após a adição de 20 ml de éter dietílico, ele é extraído quatro vezes com 20 ml de ácido clorídrico 0,5 N.

As fases combinadas de ácido clorídrico são lavadas duas vezes com 20 ml de éter. Após a neutralização com solução de hidróxido de sódio 1 N (pH 7,5-8), ela é extraída três vezes com 40 ml de diclorometano e concentrada. O resíduo é absorvido em 10 ml de água e são adicionados 3 ml de solução de hidróxido de sódio 0,1 N e 10 ml de solução de I2/KI 0,1 N. A solução é agitada com aquecimento suave por 30 minutos. Em seguida, ela é cuidadosamente acidificada com HCl diluído e algumas gotas de solução de amido são adicionadas. O excesso de iodo é titulado com solução de tiossulfato de sódio 0,1 N até que a cor mude de azul para incolor.

Procedimento de extração:
1.
100 g de erva de efedra em pó são adicionados a uma solução de 50 g de carbonato de sódio em 150 ml de água em um béquer de 1000 ml, misturados com um bastão de vidro e deixados em repouso por pelo menos 2 horas.

2. Uma coluna de vidro (d = 2,5 cm ou mais larga, l = 70 cm) é preenchida em um terço com diclorometano e, em seguida, preenchida em porções com a polpa do medicamento. O medicamento deve se depositar na coluna sem bolhas de ar. O medicamento é coberto com uma bola de algodão de vidro (Observação: não pressione o enchimento da coluna com muita força).

3. A coluna é percolada pela adição contínua de 1.000 ml de diclorometano (cerca de duas gotas por segundo). O percolado é concentrado em porções em um balão de fundo redondo de 500 ml sob vácuo até um volume de 5 ml.

4. 30 ml de éter são adicionados ao extrato e ele é agitado três vezes com 50 ml de ácido clorídrico 0,5 N de cada vez.

5. Os extratos combinados de ácido clorídrico são filtrados em um funil de separação de 500 ml por meio de um funil com um filtro plissado contendo 50 g de carbonato de potássio (adicione com cuidado). O carbonato deve ser filtrado lentamente o suficiente para que a solução não reaja mais de forma ácida (caso contrário, adicione carbonato). O carbonato é primeiro lavado com cloreto de metileno para a extração.

6. Nesse processo, a solução é agitada quatro vezes com 75 ml de diclorometano de cada vez.

7. As fases orgânicas combinadas são secas sobre sulfato de sódio e concentradas em porções em um balão de 250 ml em um evaporador rotativo. O óleo amarelo-alaranjado resultante é absorvido em uma mistura de 20 ml de éter dietílico e 20 ml de diclorometano.

8. O gás cloreto de hidrogênio seco é introduzido nessa solução. O aparelho para a geração de HCl consiste em um balão de fundo redondo com vários gargalos e um agitador, que é carregado com cloreto de sódio e ácido sulfúrico (de um funil de gotejamento). Para secá-lo, o gás é novamente passado por um frasco de lavagem com cloreto de sódio e ácido sulfúrico. A introdução na solução de alcaloide é feita com uma pipeta Pasteur. Garrafas de lavagem de segurança vazias são instaladas em uma imagem espelhada entre todos os recipientes para que não ocorra mistura, mesmo que as soluções sejam acidentalmente sugadas de volta (veja a figura abaixo). O excesso de gás é alimentado em um frasco de lavagem com solução de NaOH a 10% (ventile!).

[Nota de G.Patton: Você provavelmente pode substituir essas etapas 8-9 pela adição de solução de HCl conc. até que o precipitado pare de se formar. Depois, neutralize a solução com solução aq. de NaOH até o pH 7. Evapore a água sob vácuo com aquecimento mínimo para obter cristais].
1uo7pCQeXA
9. Após cerca de 5 minutos, forma-se um precipitado esbranquiçado de cloridrato de alcaloide. O fornecimento de cloreto de hidrogênio é interrompido e todas as conexões de mangueiras são desconectadas para evitar que os líquidos sejam sugados de volta.

10. A mistura de alcaloides é filtrada usando um funil de Büchner.

11. Cerca de 30 ml de acetona são adicionados a um béquer de 250 ml e a mistura é aquecida em banho-maria enquanto se adiciona metanol (cerca de 10 ml) em porções até que o resíduo se dissolva completamente.

12. Uma ponta de espátula de carvão ativado é adicionada, fervida e a solução quente é filtrada. Acetona suficiente é adicionada ao filtrado ainda quente até que os cristais comecem a se precipitar.

13. O licor-mãe é cuidadosamente pipetado para retirar o produto, que precipita com o resfriamento (pelo menos 6 horas); os cristais são lavados com um pouco de acetona e secos ao ar.

Se ainda não houver um produto TLC uniforme, o produto é dissolvido em 15 vezes a quantidade de metanol, tratado com 100 vezes a quantidade de acetona e recristalizado a cerca de 4 °C durante a noite.

Segunda forma de extração (simplificada) para a base livre de efedrina

Equipamento e material de vidro.

  • Potes Pyrex de ~750 mL x2;
  • Placa de aquecimento (ou fogão);
  • Filtro com papel de filtro;
  • Forma de pão de ló, com 2,5 cm de profundidade.

Reagentes.

  • Ephedra sinica Stapf;
  • Álcool etílico (EtOH) ~2,25 L;
  • 750 mL de nafta.
1ª etapa:
a) Pó fino colocado em um pote de pirex de quatro litros, cerca de 750 ml de álcool etílico (EtOH) para cobrir o pó. Para esse processo, use o Ever Clear da loja de bebidas alcoólicas local. A panela e o álcool devem ser aquecidos a ~32 °C (não deixe ferver, pois isso destruirá a efedrina). Depois de deixar em infusão por 10 minutos, retire a panela do fogão.

b) Depois de 15 minutos, filtre o mingau por um filtro dourado nº 15 com um filtro de café dentro do filtro dourado (você pode usar um funil de vidro de laboratório ou outra peneira de filtro) e, em seguida, deixe o mingau de lado.

c) A solução filtrada é despejada em uma forma de pão de ló de 2,5 cm de profundidade coberta com um pano de queijo e deixe secar. Deixe a solução secar por 12 horas, deixando apenas um pó branco fino (que mostra ser 70% efedrina e 30% misc, em sua maioria óleos que o álcool não conseguiu decompor).

2ª etapa:
a)
Da mesma forma que antes, coloque-a em um pote de pirex de quatro litros. Adicione 750 ml de nafta ao pote, agite-o vigorosamente por 5 a 10 minutos e deixe-o de molho por três dias.

b) Filtre o mingau da mesma forma que acima. Deixe a solução de nafta de lado para o segundo lote. Deixe o mingau secar por três dias.

c) Transfira o mingau para um pirex novo e cubra-o com 750 ml de álcool etílico, agite-o vigorosamente por 5 a 10 minutos e deixe-o de molho por dois dias. Filtre o mingau, pois você já sabe como marcar a solução "A" para que possa reconhecê-la mais tarde.

d) Em seguida, coloque o mingau de volta no pirex e cubra com mais 750 ml de álcool etílico, desta vez, agite vigorosamente por 5 a 10 minutos e deixe de molho por um dia, filtre como você sabe e depois jogue fora.

e) Agora combine a segunda solução com a primeira em uma forma de pão de ló de 2,5 cm para secar. Seque-a por um dia, deixando um pó branco fino.

Resultado 99% (não aprovado) de base livre de efedrina, de modo que o total de efedrina extraída de 453 g de Ma Huang é de 96 gramas.
 
Last edited by a moderator:

PossumKid

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 17, 2022
Messages
14
Reaction score
7
Points
3
Que droga. Obrigado por esse artigo. Isso me dá um bom motivo para dar uma passada na loja local de MTC e talvez deixar meu soxhlet trabalhar um pouco.
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
O que pode ser usado no lugar da nafta?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Você pode tentar outros solventes não polares, como hexano, ciclohexano, octano, heptano e pentano. Eles são adequados.
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
Obrigado pela resposta.

Esse é o pó final?

E como posso fazer metanfetamina com ele?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
http://bbzzzsvqcrqtki6umym6itiixfhni37ybtt7mkbjyxn2pgllzxf2qgyd.onion/index.php?threads/methamphetamine-from-ephedrine-tablets.302/
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
Posso usar querosene?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Sim, mas certifique-se de que não haja outras substâncias.
 

Needtolearn

Don't buy from me
New Member
Joined
Mar 27, 2022
Messages
47
Reaction score
26
Points
8
Alguém tem um link que venda esse pó?
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
Eu usei esse método.

Quando o álcool começa a evaporar, vejo um pó branco.

Mas quando deixei secar, encontrei muitos óleos.
Rendimento: 10% de efedrina, 90% de óleo.

Algum conselho?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Depois, pegue um garfo ou algo parecido e esfregue o fundo do prato de pirex com óleo. A fricção permite a formação de cristais imediatamente porque cria centros de cristalização. Faça isso com a solução resfriada.
 
Last edited by a moderator:

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
Quer dizer que eu faço a solução evaporar até a metade e depois a coloco na geladeira para que a camada de óleos se acumule na parte superior e depois a descarto?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
não, eu dei conselhos para a fabricação de cristais na situação atual, a instrução no tópico está correta
 

smdoukeyi

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 13, 2023
Messages
23
Reaction score
3
Points
3
Patton, posso perguntar se, no segundo método com etanol, a substância colocada na panela de vidro resistente ao calor de quatro litros na segunda etapa é o pó de efedrina ou o mingau reservado na primeira etapa?
 
View previous replies…

smdoukeyi

Don't buy from me
Resident
Joined
Jun 13, 2023
Messages
23
Reaction score
3
Points
3
No entanto, durante a evaporação do álcool, usei aquecimento em torno de 50°C e direcionei um ventilador para a solução para acelerar a evaporação. Isso teria algum impacto?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Tem certeza de que extraiu exatamente essa planta? O aquecimento não influencia nesse aspecto. Provavelmente, esse óleo contém efedrina, que precisa ser extraída e purificada por meio de manipulações adicionais.
 

yuiopjkl

Don't buy from me
Resident
Joined
Mar 14, 2022
Messages
73
Reaction score
40
Points
18
Você pode explicar melhor:
Resfriar a solução (que é 90% óleo) a que temperatura?

Ao agitar, o óleo se separará da efedrina?

A agitação é feita quando todo o etanol tiver evaporado?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
~2-5 graus. C.
Sim, acho que seria melhor fazer
correto, com fricção
 

Microogata

Don't buy from me
Resident
Joined
May 2, 2022
Messages
9
Reaction score
6
Points
3
Muito obrigado por essas informações. Gostaria de saber onde posso colocar minhas mãos nessa planta Ephedra (ou Ma-Huang)?
Você acha que o Alibaba é uma boa fonte para comprá-la (já que ela vem da China)? https://www.alibaba.com/trade/search? fsb=y&IndexArea=product_en&CatId=&SearchText=ma-huang
 

cesc

Don't buy from me
New Member
Joined
Feb 25, 2023
Messages
7
Reaction score
2
Points
1
Olá. Comprei cerca de 1 kg na Xina, posso ajudar?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Não tenho certeza. Isso depende das leis de seu país e do serviço de alfândega.
 
Last edited by a moderator:

raw

Don't buy from me
New Member
Joined
Jun 7, 2022
Messages
12
Reaction score
5
Points
3
Quando eu terminar sem pó, mas com óleo. Posso passar diretamente desse óleo para a metanfetamina por meio da reação Hi/P? E posso usar tolueno como solvente para extrair efedrina de plantas?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Você já tentou cristalizar o óleo congelando e esfregando (esfregar o fundo com um bastão de vidro)? É possível, se tiver certeza de que se trata de efedrina.
Você pode tentar. Mas não tenho certeza.
 
Last edited by a moderator:
Top