Síntese de GHB (sal de sódio de gama-hidroxibutirato) (relatório experimental)

GhostChemist

Expert
Joined
Nov 20, 2022
Messages
89
Reaction score
213
Points
33
Reagentes e materiais iniciais

  • 100 ml de H2O
  • 7,21 g de THF
  • 15,1 g de KBrO3
  • 13,6 g de KHSO4
  • 14 g de Na2S2O5 dissolvidos em 150 ml de H2O
  • 150 ml de H2O
  • 250-300 ml de DCM
  • 50 g de Na2SO4
  • 3,38 g de NaHCO3 dissolvidos em 15 ml de H2O
  • Balão de 3 gargalos de 1000 ml
  • Termômetro
  • Refluxo de circuito duplo de alta eficiência
  • Agitador magnético
  • Acumuladores de frio ou gelo
  • Graxa de silicone, como a graxa para alto vácuo MOLYKOTE
  • Vidros, alongadores, funis
  • Funil de separação
  • Configuração de destilação
  • Vidros de relógio
  • Papel indicador
  • Etanol
  • Gel de sílica
  • Nitrato de cobalto hexa-hidratado Co(NO3)2*6H2O
  • FeCl3 cloreto férrico(III)
.com/threads/ghb-gamma-hydroxybutyrate-sodium-salt-synthesis-experimental-report.11...

Oxidação do THF

O processo ocorre de acordo com o Esquema 1
QmauvedLXV
O reator deve ser hermeticamente fechado, conectado à atmosfera por meio de um filtro sob o capô capaz de absorver o vapor de bromo! Figura 1
LsDTq24P79

O reator é colocado na água, resfriado por acumuladores de frio ou gelo. Fig. 2
RQWITOGu6k

A adição de reagentes ao THF é realizada na faixa de temperatura de 10-15°C. Em seguida, a temperatura é aumentada para 20-25 ℃ para iniciar a reação.
7,21 g de THF e 100 ml de água são colocados no reator por meio de um funil. A temperatura da mistura nesse estágio deve estar abaixo de 20°C. Fig. 3
Q8LmfMY479

Em seguida, 15,1 g de KBrO3 e 13,6 g de KHSO4 são adicionados à solução resultante de THF em água. Fig. 4
GczZPGrSaW

A mistura é agitada por 1-2 horas. Fig. 5
UHI6KGj80s

Resfriamento interrompido. A uma temperatura de 20 ℃, aparece uma cor amarela e a reação começa. Figura 6
QDlOpg4v1M

Depois de iniciar a reação, o RM é mantido por 20 horas a uma temperatura de 20-30°C. Durante esse tempo, uma quantidade significativa de vapor de bromo é formada. Há risco de contaminação por gás na sala e de envenenamento por bromo! O exaustor de ventilação deve funcionar! Fig. 7
XSuyamAbsZ

RM após 20 h. Fig. 8
HoLsgOVMyt


Extração de GBL

Após 20 horas, o bromo é neutralizado com uma solução de 14 g de Na2S2O5 (metabissulfito de sódio ou pirossulfito) e 150 ml de água. Fig. 9
4KGCbWUdD5

Essa solução é despejada através de um refluxo no reator para neutralizar o bromo. A preparação de uma solução de Na2S2O5 (metabissulfito de sódio) é acompanhada pela formação de dióxido de enxofre SO2! Figura 10
YBhQy8oEX9

Após a adição da solução de Na2S2O5, 150 ml de água são adicionados para absorver os gases. Fig. 11
EtWkCz8mwg

O RM claro e incolor é transferido para um funil de separação de 2000 ml. Fig. 12
JvOocqMUQT

Extraído com 250 ml de DCM. Fig. 13
YKeZgQsrMu

A camada de DCM é seca com sulfato de sódio anidro até ficar transparente por 1-1,5 horas. Figura 14
SR6XPJZtYQ

DCM destilado. Quando o DCM é destilado, forma-se dióxido de enxofre SO2! Fig. 15
OuyxBg6hrQ

Após a parada da destilação a uma temperatura de 90-110°C, o refluxo de esfera é substituído em um resfriador direto e a fração com uma temperatura de 200°C é coletada. Figura 16
Bc8AHyGuvq

O rendimento de GBL é de 3,15 g (36,6%).
Quando a reação é muito ativa em T=60°C e um grande volume de bromo é formado, o rendimento de GBL não é superior a 23%.

Hidrólise de GBL

A hidrólise do GBL ocorre de acordo com o Esquema 2
FxJy1qi8zZ

Prepara-se uma solução quente de bicarbonato de sódio 3,38 g de NaHCO3 em 15 ml de água. Fig. 17
MuZKGw9nXl

A GBL destilada é adicionada à solução quente preparada de NaHCO3 (não superior a 90 ℃). Fig. 18
WLc5tRd3p1

A solução é evaporada até a cristalização e seca em um dessecador sobre álcali por 1-2 dias. Fig. 19
NOuSckp7LX

Sal seco. Figura 20
QNESCbj23z

Rendimento 4,6 g

Determinação qualitativa dos sais de GHB

A) Reação com solução de cloreto férrico (FeCl3) a 5%. Algumas gotas de solução de cloreto férrico são adicionadas a alguns mg de matéria seca ou solução não diluída. Na presença de sais de ácido gama-hidroxibutírico, o reagente torna-se marrom-avermelhado. Fig. 21
PZ8lJfcqB3

B) Reação com solução de 1% de nitrato de cobalto em etanol (88% etanol + SiO2). A solução de sal de hidroxibutirato é evaporada até a secura em uma temperatura não superior a 90°C. Algumas gotas de reagente de nitrato de cobalto são adicionadas a alguns mg de resíduo seco. Na presença de sais de ácido gama-hidroxibutírico, a solução fica lilás. Figura 22
PjqurY217J
 
Last edited by a moderator:

Mo0odi

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Aug 26, 2022
Messages
148
Reaction score
54
Points
28
Adoro seus trabalhos
 

rosechem

Buying through escrow
New seller
Language
🇬🇧
Joined
Mar 18, 2024
Messages
100
Reaction score
18
Points
18
Deals
2
Obrigado por compartilhar
 

bigbadbear

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jul 1, 2023
Messages
20
Reaction score
8
Points
3
você trabalha muito bem. bom trabalho 👏👍
 

Queen

Don't buy from me
Member
Language
🇺🇸
Joined
May 22, 2023
Messages
2
Reaction score
2
Points
3
Senhor, este trabalho é excelente. Espero produzir uma fase de ghb sintetizada a partir de gaba.
 

MisterAnonymous

Don't buy from me
Resident
Language
🇳🇱
Joined
Sep 3, 2023
Messages
67
Reaction score
24
Points
8
Muito interessante, mas você pode enviar um vídeo sobre como sintetizar gama-butirolactona com 1,4BDO é muito mais fácil e eu tenho 100L de 1,4BDO por aí! 😅
 

TheAlchemist23

Don't buy from me
Resident
Language
🇮🇹
Joined
May 24, 2023
Messages
5
Reaction score
2
Points
3
Por que usar uma base fraca, como NaHCO3, se o NaOH hidrolisa com mais eficiência, produzindo NaGHB muito mais limpo?
 

CCL4 huffer

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
May 19, 2024
Messages
73
Reaction score
26
Points
18
não, por que simplesmente tratar melhor a graxa de alto vácuo dow corning?
 
Top