Olá. Tenho experiência na fabricação de 3,4,5-trimetoxinitrostyrene (TMNS) e 2,5-dimextroxinitrostyrene (DMNS). Não vou ler todo este tópico, mas vou colar minhas ideias de uma postagem que fiz em outro fórum com relação à escolha do catalisador:
O 2-HEAA (acetato de 2-(hidroxi)etilamônio) de etanolamina e ácido acético glacial parece funcionar melhor com o 3,4,5-trimetoxibenzaldeído do que a etilenodiamina (como diacetato de etilenodiamina). Recentemente, realizei dois experimentos com 150 g de 3,4,5-TMBA.
Para o primeiro lote de 150 g, usei 1,6 mol. eq. de nitrometano para o TMBA e 1,5 mol. eq. de etanolamina para o TMBA.
Primeiro, despejei o NM sobre o TMBA e continuei despejando ácido acético glacial até que o TMBA se dissolvesse. Quanto à quantidade de GAA, acredito que despejei 161 mL ou 2,81 mol. de GAA + depois usei (1,5x 0,765 mol) de GAA para fazer o 2-HEAA em um recipiente separado. Portanto, parece que usei um total de 3,96 mol. eq. de GAA. Hmm... Pode ser que 4 mol. eq. de GAA seja uma boa quantidade a ser usada.
Usei um mol. eq. de etanolamina para GAA de 1:1 para fazer o 2-HEAA. Derramei imediatamente a etanolamina sobre o GAA. A mistura aqueceu repentinamente a 120 °C, com liberação de fumaça. Misturei um pouco e cobri o béquer separado, resfriei a mistura até um pouco acima da temperatura ambiente. De qualquer forma, certifiquei-me de que o TMBA + NM + GAA estava totalmente dissolvido e despejei o 2-HEAA espesso e xaroposo de uma só vez. Mudança imediata de cor, aqueci a 35 °C e deixei girar. A cor fica ligeiramente mais escura, amarelo próximo ao laranja. Em algum momento entre a marca de 1h30min e 2h, todo o béquer se tornou uma massa espessa. Tudo se precipitou, mas eu estava fora e não presenciei a cena. A cor é muito bonita. Um amarelo perfeito.
Mas não consegui secar nem pesar nada porque minha bomba quebrou.
Mais tarde, recristalizei em uma estimativa de 8 mL/g de MeOH. É possível que você possa usar ainda menos MeOH. Em algum lugar deste fórum, pode estar escrito 0,2 g/mL de 3,4,5-TMNS para metanol. Mas foi aqui que eu estraguei tudo. Como de costume com o re-x, eu estraguei tudo. Por algum motivo estranho, decidi fazer uma filtragem a quente, e um monte se perdeu no papel de filtro. Depois, despejei um monte no ralo. Derramei o licor-mãe. Portanto, o rendimento foi baixo, mas ainda tinha uma quantidade decente de 3,4,5-TMNS de aparência muito bonita.
Com o segundo lote de 150 g, mais uma vez utilizei uma eq. de 1,6 mol. de nitrometano, mas agora usei menos etanolamina, uma eq. de 1,3 mol. para o TMBA. Também preparei o 2-HEAA separadamente. A mistura de GAA e etanolamina realmente esquenta, então eu retiro o calor do NM e do TMBA. Dessa vez, também usei um total de 5 mol. eq. de GAA (uma parte despejada no 3,4,5-TMBA + NM e uma parte usada para fazer o 2-HEAA). Agora, centrifuguei por mais tempo com mais calor, primeiro a 45 °C, depois baixei para 35 °C. Nada precipitou como da última vez. Nada precipitou como da última vez. Quando parei de misturar e retirei do calor, à medida que a mistura esfriava, os cristais começaram a aparecer. Aspirei quase até secar com uma bomba que estava funcionando, depois recristalizei com 8 mL/g de IPA. Eu poderia ter usado ainda menos IPA, pois ao aquecer tudo deve se dissolver. Talvez até com 7 mL/g de IPA.
Por que não usar apenas IPA em vez de MeOH?
Mas dessa vez o lote ficou um pouco mais amarelo escuro e o rendimento foi baixo.
Da próxima vez, ao preparar o 3,4,5-TMNS, eu usaria 1,8 - 2 mol. eq. de etanolamina, 1,8 - 2 mol. eq. de nitrometano, 4 mol. eq. de GAA ou a quantidade para dissolver o TMBA.
E também, para concluir, a etanolamina (usada como 2-HEAA) para o 3,4,5-TMNS parece ser uma escolha melhor do que a etilenodiamina (usada como diacetato de etilenodiamina), que produz um produto mais limpo. Mas também pode haver outras variáveis, como o calor que usei anteriormente.
O 2,5-DMNS parece ser muito fácil e indulgente de preparar, e também é muito legal ver os pelos alaranjados aparecerem. O 3,4,5-TMNS é menos maleável, mas também não é tão difícil, basta usar o 2-HEAA.
Talvez outras pessoas estejam interessadas, mas esse 2-HEAA também proporciona rendimentos de mais de 95% na produção de P2NP, é realmente um ótimo material.