Estou querendo fazer uma redução de Henry em 3,4,5-trimetoxibza...

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
518
Reaction score
279
Points
63
Eu não comprometeria a síntese com nitroalcanos duvidosos, especialmente se forem baseados na UE.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Sim, as pessoas continuam dizendo isso, mas eu retirei todo o meu nitrometano da UE e o destilei de uma mistura de 40% p/p de nitrometano e DCM, o que funcionou muito bem para a fabricação de b-2,5-DMONS.

O problema para mim é encontrar cada catalisador relevante para cada aldeído no qual desejo realizar a reação de Henry....

Eu estava pensando em tentar a aminação redutiva da ciclohexilamina a partir do ciclohex usando, creio eu, amônia, zinco e CaCl2...

Vamos ver - meu plano é comprar um frasco, mas meus amigos estão fora no momento...
 

HerrHaber

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Jan 15, 2023
Messages
518
Reaction score
279
Points
63
Os catalisadores com os quais trabalhei e ouvi falar com frequência são n-butilamina, ciclohexilamina, etileno diamina e até monoetanolamina. A etilamina também funciona, apesar de ser uma solução de 70% em água.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Sim. Percebi que um cara está vendendo bromidrato de ciclohexilamina, então deve ser bem simples obter a base livre para a catálise do 3,4,5-TMOBA, do qual tenho 500g chegando esta semana.

Só espero que seja puro o suficiente para me dar um bom produto para a catálise... Devo fazer uma rex no bromidrato de ciclohexilamina, enquanto ainda é um sal, para ter certeza de que é o mais puro possível?

Meu procedimento, além de uma retex primeiro, seria;

1. Dissolver em água
2. Adicionar uma solução de base conc. para liberar a base livre do sal
3. Adicionar DCM à mistura e agitar (acho que, se já não estiver separado como uma camada de óleo)
(4) Se eu tiver que usar o DCM, remova-o sob vácuo - eu estava pesquisando e, para me livrar do DCM em temperaturas ambientes, minha bomba de óleo para veículos recreativos é boa e precisará de uma válvula de esfera para que o DCM não ferva muito baixo).

Isso parece razoável? Obviamente, eu secaria a mistura de DCM antes de eliminá-la do DCM se tiver que usá-la e a ciclohexilamina não se separar em sua própria camada oleosa no funil de separação.
 

Swirly

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Oct 2, 2023
Messages
12
Reaction score
2
Points
3
Olá. Tenho experiência na fabricação de 3,4,5-trimetoxinitrostyrene (TMNS) e 2,5-dimextroxinitrostyrene (DMNS). Não vou ler todo este tópico, mas vou colar minhas ideias de uma postagem que fiz em outro fórum com relação à escolha do catalisador:

O 2-HEAA (acetato de 2-(hidroxi)etilamônio) de etanolamina e ácido acético glacial parece funcionar melhor com o 3,4,5-trimetoxibenzaldeído do que a etilenodiamina (como diacetato de etilenodiamina). Recentemente, realizei dois experimentos com 150 g de 3,4,5-TMBA.

Para o primeiro lote de 150 g, usei 1,6 mol. eq. de nitrometano para o TMBA e 1,5 mol. eq. de etanolamina para o TMBA.
Primeiro, despejei o NM sobre o TMBA e continuei despejando ácido acético glacial até que o TMBA se dissolvesse. Quanto à quantidade de GAA, acredito que despejei 161 mL ou 2,81 mol. de GAA + depois usei (1,5x 0,765 mol) de GAA para fazer o 2-HEAA em um recipiente separado. Portanto, parece que usei um total de 3,96 mol. eq. de GAA. Hmm... Pode ser que 4 mol. eq. de GAA seja uma boa quantidade a ser usada.

Usei um mol. eq. de etanolamina para GAA de 1:1 para fazer o 2-HEAA. Derramei imediatamente a etanolamina sobre o GAA. A mistura aqueceu repentinamente a 120 °C, com liberação de fumaça. Misturei um pouco e cobri o béquer separado, resfriei a mistura até um pouco acima da temperatura ambiente. De qualquer forma, certifiquei-me de que o TMBA + NM + GAA estava totalmente dissolvido e despejei o 2-HEAA espesso e xaroposo de uma só vez. Mudança imediata de cor, aqueci a 35 °C e deixei girar. A cor fica ligeiramente mais escura, amarelo próximo ao laranja. Em algum momento entre a marca de 1h30min e 2h, todo o béquer se tornou uma massa espessa. Tudo se precipitou, mas eu estava fora e não presenciei a cena. A cor é muito bonita. Um amarelo perfeito.

Mas não consegui secar nem pesar nada porque minha bomba quebrou.

Mais tarde, recristalizei em uma estimativa de 8 mL/g de MeOH. É possível que você possa usar ainda menos MeOH. Em algum lugar deste fórum, pode estar escrito 0,2 g/mL de 3,4,5-TMNS para metanol. Mas foi aqui que eu estraguei tudo. Como de costume com o re-x, eu estraguei tudo. Por algum motivo estranho, decidi fazer uma filtragem a quente, e um monte se perdeu no papel de filtro. Depois, despejei um monte no ralo. Derramei o licor-mãe. Portanto, o rendimento foi baixo, mas ainda tinha uma quantidade decente de 3,4,5-TMNS de aparência muito bonita.

Com o segundo lote de 150 g, mais uma vez utilizei uma eq. de 1,6 mol. de nitrometano, mas agora usei menos etanolamina, uma eq. de 1,3 mol. para o TMBA. Também preparei o 2-HEAA separadamente. A mistura de GAA e etanolamina realmente esquenta, então eu retiro o calor do NM e do TMBA. Dessa vez, também usei um total de 5 mol. eq. de GAA (uma parte despejada no 3,4,5-TMBA + NM e uma parte usada para fazer o 2-HEAA). Agora, centrifuguei por mais tempo com mais calor, primeiro a 45 °C, depois baixei para 35 °C. Nada precipitou como da última vez. Nada precipitou como da última vez. Quando parei de misturar e retirei do calor, à medida que a mistura esfriava, os cristais começaram a aparecer. Aspirei quase até secar com uma bomba que estava funcionando, depois recristalizei com 8 mL/g de IPA. Eu poderia ter usado ainda menos IPA, pois ao aquecer tudo deve se dissolver. Talvez até com 7 mL/g de IPA.
Por que não usar apenas IPA em vez de MeOH?

Mas dessa vez o lote ficou um pouco mais amarelo escuro e o rendimento foi baixo.

Da próxima vez, ao preparar o 3,4,5-TMNS, eu usaria 1,8 - 2 mol. eq. de etanolamina, 1,8 - 2 mol. eq. de nitrometano, 4 mol. eq. de GAA ou a quantidade para dissolver o TMBA.

E também, para concluir, a etanolamina (usada como 2-HEAA) para o 3,4,5-TMNS parece ser uma escolha melhor do que a etilenodiamina (usada como diacetato de etilenodiamina), que produz um produto mais limpo. Mas também pode haver outras variáveis, como o calor que usei anteriormente.

O 2,5-DMNS parece ser muito fácil e indulgente de preparar, e também é muito legal ver os pelos alaranjados aparecerem. O 3,4,5-TMNS é menos maleável, mas também não é tão difícil, basta usar o 2-HEAA.

Talvez outras pessoas estejam interessadas, mas esse 2-HEAA também proporciona rendimentos de mais de 95% na produção de P2NP, é realmente um ótimo material.
 
Last edited:

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Essa é uma informação muito interessante e útil, de fato!

O timing das pessoas neste fórum parece ser realmente preciso!

Da última vez, alguém me deu seu 2,5-DMOBA-> b-2,5-DMONS bem no dia em que eu precisava dele e funcionou muito bem....

Agora, desta vez, tentei literalmente a outra rota (acetato de amônio) mencionada por Shulgin ontem e acabei de filtrá-la a vácuo e parece uma quantidade decente.

Belos cristais amarelos brilhantes - embora eu ainda precise secar, pesar e depois fazer a rex, mas acho que obtive bons resultados.
Reduzi pela metade todas as quantidades de Shulgin e esperava que funcionasse por 3 horas como ele, mas superaqueci um pouco e começou a escurecer na metade do tempo que ele usou. Por outro lado, acho que ele não usou agitação e também um banho de vapor, enquanto eu usei uma manta com agitação, o que pode ter afetado o resultado? Quem sabe.

Mas estou interessado em experimentar sua ideia, com certeza!

Este é o meu lote atual que precisa ser refeito...
ApxzCw5qs3
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Com certeza vou experimentar esse livro, vou ler em detalhes quando chegar em casa.
Percebi que vou ter um pouco de etilenodiamina sobrando depois de ficar sem 2,5-DMOBA, e isso permite que você use menos nitrometano do que a síntese que eu sigo - esse é o verdadeiro gargalo, então sim. Interessante!
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Esse caminho que você mencionou parece muito interessante, mas, infelizmente, no momento tenho que trabalhar com o que tenho...

Tive um bom sucesso usando acetato de amônio ontem para fazer o b-3,4,5-TMONS - segui o método de Shulgins, mas quando estava refluxando, assisti ao vídeo de síntese de mescalina / TMA e, por isso, hoje decidi tentar a mesma reação, só que usando nitroetano em vez de NM.

Desta vez, como tenho uma quantidade tão baixa de nitroetano, provavelmente farei o refluxo, deixarei esfriar e repousar durante a noite e, em seguida, farei uma destilação a vácuo (provavelmente usando um banho-maria) para recuperar parte dele e, em seguida, rex o que sobrar se não cristalizar ao esfriar...

Vamos ver...
 

Swirly

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Oct 2, 2023
Messages
12
Reaction score
2
Points
3
Essa parece ser a cor correta, mas ainda parece muito volumosa e úmida. Lembro-me de ter lido que o excesso de nitrometano é difícil de ser eliminado, por isso, em geral, acho que você deve usar um excesso de GAA nessas reações. Pode ser também que o GAA resulte em um produto mais limpo. Vou repetir que, se você diminuir a quantidade de GAA o máximo possível, pode ser que tudo saia bem depois de menos de uma hora.

É interessante saber quais são os rendimentos do 3,4,5-TMNS para o acetato de amônio clássico em comparação com o 2-HEAA.

Boa sorte, mas eu prosseguiria com a reação de 7,5 mol eq. de borodreto de sódio + 0,15 mol eq. Cu(II)Cl em vez de LAH. Usaria isso para todos os nitrostyrenes,
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ok, sim, farei isso para ser justo - essa era a minha opção. Só estou interessado em usar o LAH antes que ele pegue fogo! rs Brincadeira, ele está bem guardado.
 
Top