Entendo sua preocupação com relação ao custo de substituição dos itens. Obviamente, no futuro, use roupas baratas ao fazer essa reação.
Você não está totalmente ferrado. De acordo com a sua descrição, a exposição não continuou por um longo período de tempo, portanto, tenho duas ideias de como você poderia tentar remover a maior parte do Hg da manta de aquecimento e continuar a usá-la.
Primeiro, a maneira menos perigosa no curto prazo seria colocar a manta de aquecimento do lado de fora, sob uma cobertura (em caso de chuva, isso salvará a manta se o H₂O entrar nela). Como aconselhado, não a coloque em nenhum lugar próximo a algo metálico. O ideal seria desmontar a manta de aquecimento para retirar a espuma que está dentro dela, dispersá-la em um prato ou algo assim e deixá-la sair dessa forma (certifique-se de que a espuma não voe por causa do vento). Se você deixar o produto assim por cerca de 14 dias, acredito que uma boa parte do Hg evaporará da espuma sem envenená-lo. É inevitável que uma parte permaneça presa nela. É inevitável que uma parte permaneça presa nela, mas isso não é tão ruim, provavelmente não acontecerá nada de mais se você ventilar com frequência o cômodo em que ela está armazenada. Eu evitaria colocá-lo em um cômodo com algo poroso, como um carpete, em qualquer circunstância, caso contrário, você estragará tudo. A desmontagem da manta é bastante simples. Na verdade, seu design é muito mais simples do que as pessoas imaginam por sua aparência. Isso depende da manta de aquecimento que você tem, mas, na maioria das vezes, o invólucro/cobertura da manta é preso apenas com alguns parafusos. Pegue uma chave de fenda e desparafuse-os. Agora preste atenção! A maioria das mantas de aquecimento contém um fio metálico que é continuamente colocado em curto-circuito pela placa de circuito que geralmente está localizada na unidade inferior. Dependendo do fabricante, esse fio pode ser muito curto e a aplicação de uma força forte pode rasgar a montagem na placa de circuito. Depois de remover os parafusos, mova lentamente a unidade com a espuma para longe da placa de circuito para manter os fios montados. É muito difícil montá-los de volta no lugar quando você os retira. Isso lhe dará espaço suficiente para remover a espuma na parte interna. Novamente, faça isso lentamente e retire pequenos pedaços da espuma para não atrapalhar os fios. Depois de remover a espuma, você pode colocá-la separadamente do restante da manta de aquecimento e deixá-la expelir o vapor. A remontagem da manta é exatamente a mesma. Basta colocar a espuma de volta no interior e montar tudo com os parafusos. NÃO LAVE A ESPUMA COM NENHUM LÍQUIDO, pois isso a estragará e a deixará pegajosa. Deixe-a secar ao ar livre.
Outra maneira mais perigosa, mas que não exige a desmontagem da manta, é simplesmente colocá-la do lado de fora e aquecê-la a algo em torno de 120 °C. Não deixe a temperatura subir muito mais. Não deixe a temperatura subir muito, caso contrário, você poderá reduzir qualquer nitrato de mercúrio que tenha sublimado na espuma em mercúrio metálico, o que pioraria a situação. Deixar o processo assim por cerca de 3 dias é o que eu acho (fazer isso fora de casa com vapor de Hg quente é ridiculamente perigoso).
Qualquer um dos métodos provavelmente removerá a maior parte do vapor de Hg da espuma. Além disso, ao colocá-la do lado de fora, coloque-a em algum lugar longe de onde você originalmente executou a reação, caso contrário, poderá contaminá-la ainda mais.
Pessoalmente, eu substituiria a manta completamente, mas entendo que essa pode não ser uma opção para todos.
Fico feliz em saber que você usa um respirador ao fazer essa reação.
Com relação à jaqueta, se você não quiser descartá-la, eu também a deixaria arejar do lado de fora por cerca de 14 dias. Isso deve remover a maior parte do Hg preso na jaqueta. Não todo, mas deve ficar bom.
Quanto à sua garagem, deixe-a ao ar livre por algum tempo com frequência e o vapor deverá ser removido em sua maior parte. Felizmente, você não precisa se mudar para outro local por causa disso.
Finalmente, com relação ao uso de um condensador de refluxo. Algum vapor ainda escapa, especialmente se não for usado H₂O muito frio. Os laboratórios lidam com isso exaurindo o vapor para fora ou em um espaço fechado contendo carvão ativado. Infelizmente, o cara do vídeo que você assistiu é um idiota por achar que isso magicamente o salva disso. Não estou dizendo que isso não ajuda, apenas que não é perfeito.
As pessoas são descuidadas ao usar Hg, mas somente até sofrerem efeitos negativos à saúde. Lembre-se de que o Hg é bioacumulado por muuuuito tempo. Quando entra na corrente sanguínea, ele tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica e entrar no cérebro, onde pode ficar preso aos neurônios, que são ricos em gordura. O Hg, por ser altamente lipofílico, comporta-se como o óleo e se acumula nos tecidos gordurosos do corpo. A meia-vida (ou seja, quanto tempo leva para que metade dele desapareça) do Hg na corrente sanguínea é de cerca de um a dois meses e varia de pessoa para pessoa. A parte mais perigosa é o que fica preso no cérebro. A meia-vida do Hg no cérebro é de aproximadamente um pouco mais de 20 anos, durante os quais ele pode causar grandes danos neurológicos. Não há nada que se possa fazer para removê-lo depois que ele fica preso no cérebro, a não ser tomar quelantes (medicamentos vendidos apenas com receita médica). A terapia quelante afeta a função hepática e renal, por isso é usada somente em casos graves.
Não quero assustá-lo muito. É bem provável que, se você expelir o vapor que ficou preso no que quer que seja, não terá problemas. Apenas considere esse fator no futuro.
Desejo a você muito sucesso na recuperação de sua manta de aquecimento.