Purificação de acetona do removedor de esmalte de unha

Mynoghra

Don't buy from me
New Member
Joined
Apr 30, 2023
Messages
9
Reaction score
3
Points
1
Achei que seria bom ter uma postagem sobre extração/purificação de produtos básicos e essenciais de venda livre para iniciantes que não dispõem de equipamento adequado. Hoje será sobre acetona.

Por que acetona? Bem, às vezes é muito caro/consome muito tempo/difícil/ilegal para o iniciante colocar as mãos na acetona sem aditivos (nem fale da acetona PURA)... Não acredita em mim? Deixe-me contar o que acontece no meu país (pode pular esta seção, pois estou apenas divagando).

A acetona é um produto químico "Schedule II" aqui. Não é possível comprar acetona pura (95% + EtO) se você for um cidadão comum, o máximo que você pode conseguir é 60% com os contatos certos (e mesmo 60% está ultrapassando os limites da lei!) e mesmo assim você será vigiado de perto pela polícia.

Você pode encontrar em algumas listas no meu país 99,8% de acetona, mas isso é um golpe ou um ponto de mel para nossos queridos fabricantes!

O melhor que você pode obter legalmente e sem levantar suspeitas é 30% e com aditivos como EtO, parfum, óleos e outros! Esses aditivos podem arruinar uma extração e, em casos melhores, apenas transformar seu produto em um monte de lixo.

E nem vamos falar do PREÇO. 1 litro de acetona contaminada a 30% custa cerca de 10 dólares (o que não parece muito para o norte-americano e o europeu comuns, mas no meu país você pode comprar um mês de carne de vaca boa para duas pessoas, e essa é a OTC!

Portanto, 99,8% é totalmente ilegal para sequer pensar nisso.

E nós usamos a acetona para muitas extrações, testes, limpeza, etc.!

O método que usarei é basicamente aquecer a acetona até ferver e depois coletá-la em uma superfície fria.

Deixe-me esclarecer algumas coisas primeiro.
1. A acetona É VOLÁTIL. Isso significa que ela vai explodir seu rosto na primeira oportunidade que tiver.
2. A acetona É IRRITANTE. Se cheirar demais, você poderá entrar em crise se tiver problemas nasais/respiratórios.
3. A acetona nas concentrações com as quais estaremos lidando PODE SER ILEGAL (você não disse!). Portanto, guarde o que está fazendo para SI MESMO, precisa se explicar para alguém? Minta muito bem.
4. A acetona, quando quente, pode facilmente prejudicar sua pele, seus olhos e seu trato respiratório.

Portanto, aqui estão algumas dicas antes de começar:
1. Faça esse procedimento em uma área bem ventilada. Não é necessário que seja uma área ABERTA, mas você DEVE renovar constantemente o ar do ambiente em que está.
2. Faça esse procedimento com luvas de limpeza resistentes ou com luvas médicas, até mesmo de látex, que funcionarão até certo ponto. Mas eu recomendo as de PVC grosso.
3. Adquira uma máscara com cartucho para vapores orgânicos. Como as 5005 e 5006 da 3M.
4. Óculos de proteção ou pelo menos ALGUNS óculos de proteção.
5. Se possível, NÃO FAÇA FOGOS ABERTOS!

Então, sem mais delongas, vamos falar de negócios. Você precisará de alguns equipamentos que podem ser improvisados até certo ponto.

- Dois recipientes de vidro/metal/cerâmica de qualquer tamanho.
- Eles serão usados para aquecimento ou acetona, portanto, nada de plásticos!
- Um dos recipientes deve ser um pouco maior, tanto em altura quanto em raio, do que o outro.

- Um recipiente ainda maior. Para um banho-maria.

- Um recipiente em formato de ovo ou semiesférico a ser colocado em cima do recipiente maior.
- Ele será usado para colocar líquido frio para induzir a condensação.

- Folha de alumínio.

- Um elástico de cabelo/borracha grande o suficiente para ser colocado ao redor do recipiente maior.
- Usados juntos para vedar o recipiente maior e manter as guloseimas dentro dele; acredite, você não vai gostar de cheirar acetona por muito tempo.

- Uma fonte de aquecimento que você possa controlar de alguma forma, como um ferro de passar (sim, aquele que você usa nas roupas), um fogão elétrico ou uma placa de aquecimento real.
- Como último recurso, você pode usar um fogão a gás, mas há um problema: você precisará desligar e ligar constantemente para manter a temperatura sob controle.
- Também há risco de EXPLOSÃO e FOGO INDOMITÍVEL! A acetona é extremamente volátil e você não vai querer que ela fique perto do fogo, se possível!

- Um termômetro, de fritura ou químico. Um termômetro para o calor do corpo *pode* funcionar, mas não posso recomendá-lo!
- Você pode pular esta etapa, apenas ouça/observe atentamente se há ruídos/bolhas dentro do recipiente e não deixe que ele fique muito quente!

O procedimento é o seguinte:

1. Encha o recipiente grande (A) de modo que haja acetona contaminada suficiente, mas não o suficiente para tombar ou deixar o recipiente pequeno (B) se mover.
2. Usando papel-alumínio (é melhor usar 2 ou 3 folhas, você também pode dobrar uma folha maior, pois é mais fácil de manusear dessa forma), cubra a parte superior do recipiente A.
2.1. Não coloque o papel-alumínio muito apertado! Deixe o suficiente para fazer uma "barriga" apontando para baixo. Lembre-se de que colocaremos um recipiente de fundo redondo em cima dele! Se ficar muito apertado, perderemos a área de contato e a folha poderá ser rasgada.
3. Usando o elástico/faixa de cabelo, feche o recipiente A. Isso ajudará até certo ponto a manter as guloseimas dentro dele, mas, dependendo do calor que você aplicar, pode não ser suficiente!
4. Coloque o Recipiente A, com cuidado para não bagunçar o Recipiente B dentro dele, no banho de água quente.
5. Coloque o termômetro na água.
6. Aumente o aquecimento.
7. Coloque o recipiente de água fria (C) em cima da folha de alumínio no contêiner A.
8. Lucro.



Estou brincando com essa última. De qualquer forma, aqui estão alguns outros fatos e dicas sobre a purificação da acetona:

1. A acetona evapora em torno de 20 °C a 35 °C.
2. A acetona ferve a cerca de 56 °C.

Portanto, você deve manter o calor em torno de 50-55 °C. Nem mais, nem menos. Esse é um daqueles processos em que, se você for devagar, obterá melhores resultados.

Se você começar a ouvir/observar a formação de bolhas grandes/fervura clara, PARE O CALOR!

O motivo para isso é que o acúmulo de pressão pode resultar em vazamento da acetona ou, pior ainda, no rompimento da folha de alumínio.

Se começar a sentir um cheiro estranho, PARE O CALOR, COLOQUE A MÁSCARA, VENTILE O AMBIENTE e verifique onde pode estar vazando.

Mantenha sempre a água fria em torno de 25 °C para obter melhores resultados e não correr o risco de o vapor de acetona se acumular e, eventualmente, vazar.

Se você posicionou a folha de alumínio bem o suficiente, poderá ouvir/ver alguma precipitação de acetona :)

Fique de olho na temperatura do banho-maria e nos sons de oscilação/fervura da solução. Quando a maior parte da solução de acetona tiver sido processada, ela começará a esquentar muito, o que se deve ao fato de a acetona formar um azeótropo com EtO e o ponto de ebulição do EtO ser de aproximadamente 78 °C! Portanto, se você se preocupa com isso, interrompa o processo quando perceber que, mesmo a 60 °C, não há agitação/fervura.

Deixe tudo esfriar até cerca de 30 °C e, em seguida, recupere o produto limpo em qualquer recipiente que possa ser vedado e pronto!

Você pode manter a solução resultante para a extração de EtO ou jogá-la no ralo, sem problemas, pois é apenas EtO e alguns outros componentes (provavelmente) não prejudiciais.

Obtive uma taxa de recuperação de cerca de 25% do volume total usando esse método. Não é muito, e perde-se bastante, mas ei! Pelo menos ele é puro (de certa forma, pode conter algumas quantidades muito pequenas de EtO e água) e não estou em uma lista!

Anexarei imagens em uma data posterior e/ou um vídeo, se solicitado!
 
Last edited:

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,307
Solutions
4
Reaction score
879
Points
113
Já usei esse método antes para destilar algumas onças de algo, mas se eu estivesse tentando obter mais do que isso ou com mais frequência, fabricaria algo mais parecido com um alambique tradicional, que tem muitas vantagens.

Se você conseguir obter a peneira molecular 3a, ela pode secar a acetona até ficar anidra, mesmo no freezer.
 

Mr Good Cat

Don't buy from me
Resident
Joined
Jan 6, 2023
Messages
281
Reaction score
112
Points
43
Obviamente, a água salgada (água + NaCl) não pode ser misturada com acetona. Então, provavelmente, você pode comprar 98-99% que é comumente disponível em uma loja, depois adicionar NaCl cerca de 3-6 g por 1L, mantê-la no freezer por um tempo e decantá-la lentamente.

Não tentei fazer isso pessoalmente porque não tinha necessidade, mas vi algumas vezes como a água salgada se separa da acetona. Deve funcionar bem.
 
Last edited:

Osmosis Vanderwaal

Moderator in US section
Resident
Joined
Jan 15, 2023
Messages
1,307
Solutions
4
Reaction score
879
Points
113
ASALLE(extração líquido-líquido assistida por salting-out) pode separar a água da acetonitrila, da acetona, do etanol, do tetrahidrofurano e do álcool isopropílico, entre outros solventes orgânicos. Quando não conseguir obter uma boa separação de fases em seu funil de separação ou encontrar uma emulsão, ligue para a SALLE
 
Top