Desejo. O que é realmente e como lidar com ele

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
200
Reaction score
203
Points
43
PRsFK4N10C


Definição
Craving - um desejo ou anseio intenso, urgente ou anormal. No nosso caso, estamos a falar de substâncias psicoactivas. Mas isto pode incluir comida, compras, relações, impressões, álcool, comida de plástico, jogos de azar, etc. Assim, o desejo é uma fixação aguda e intensa no consumo de algo.

A sua inclusão como um dos 11 critérios de diagnóstico da toxicodependência no DSM-5 (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) faz do desejo uma construção clínica fundamental para a avaliação e o tratamento das perturbações relacionadas com o consumo de substâncias e da toxicodependência comportamental.

Espero que algumas informações sobre esta condição ajudem alguns dos leitores a reconhecê-la, a não a ignorar e a resistir-lhe.

Mecanismo
8r4UQghZVj


Normalmente, o desejo é desencadeado por algum tipo de... gatilho - algo que faz lembrar o consumo. Começa por ser pequeno, o desejo intensifica-se e atinge o seu ponto mais alto, para depois enfraquecer e passar. Tudo isto se deve a picos de hormonas e/ou neurotransmissores (veja a imagem acima). O caminho: desencadear-iniciar o desejo-ganho-pico-queda é o mesmo e funciona para toda a gente. O desejo, se não for especialmente "acelerado", dura normalmente de algumas dezenas de segundos a vários minutos. Só enfraquece se não for "reforçado" através do consumo.

O principal problema é que a maior parte das pessoas, quando confrontadas com o desejo, tomam a decisão de consumir a substância antes que este estado de espírito desapareça naturalmente. Falamos de situações em que a dependência ainda não passou para um nível profundamente patológico e/ou se manifesta fisicamente.

A posição
LxjDcCWz02

Para fins de ilustração, o desejo pode ser visto como um gato arrogante, sem abrigo e maltrapilho - se o alimentar, ele virá, gritará, destruirá a sua casa e exigirá mais.

A única opção é não o alimentar, não lhe dar o que ele tanto pede. No início, é claro, ele vai organizar um espetáculo - uma escalada de exigências.

O insolente grita e exige, exige, exige. Se o conseguir, haverá uma mudança de tática - o papel de insolente passará a ser o de otário. Pensamentos como este podem surgir na sua cabeça:
Só uma vez,
Um bocadinho que seja,
Este caso é especial,
Este caso é especial, não usas há muito tempo, és um bom companheiro,
Provaste que consegues controlar-te, vamos tomar nota!

É mais difícil resistir a esta abordagem. Especialmente se não tentar, não se esforçar para lutar contra a besta.

Por esta razão, na maioria dos casos, a recaída da dependência ocorre nos primeiros três meses. Este é um dos principais prazos a ter em conta e em que se deve concentrar.

Para reduzir o risco de recaída, é muito importante seguir regras simples durante, pelo menos, estes 3 meses, durante os quais será mais difícil que o monstro o importune:
1. Não ter fome.
2. Não te zangues nem te irrites.
3. Não te sintas sozinho. Encontra quem te ouça, apoie e não condene.
4. Não se associe a pessoas que consomem ou que podem facilitar o consumo. Evitar os mesmos sítios, situações e condições.

Também é muito útil para uma pessoa que luta contra a ânsia de consumir fazer periodicamente a si própria as seguintes perguntas
- Como é que eu alimento o meu "guaxinim"?
- Estou a alimentá-lo através dos olhos e dos ouvidos (olhando, ouvindo falar de substâncias)?
- Estou a alimentá-lo através das memórias dos "bons velhos tempos"?
- Estou a alimentá-lo através do sabor?
- Estou a alimentá-lo com a esperança de consumo futuro?



Notícias da comunidade científica
Dgm0YcqoDh


O fármaco mucolítico N-acetilcisteína (ACC) pode ser considerado como um fármaco para reduzir o desejo nas perturbações associadas ao consumo de substâncias.

De acordo com uma meta-análise e uma revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios (RCT), o tratamento com N-acetilcisteína foi superior ao placebo. A N-acetilcisteína reduziu o desejo de consumir cocaína, metanfetamina e tabaco, bem como a dependência de canábis. Ligação ao artigo na clearnet: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28898494/

A N-acetilcisteína é uma fonte de cistina, estimula a absorção de glutamato e evita a sobre-estimulação subsequente dos receptores mGluR5 pós-sinápticos. A normalização do metabolismo da cistina - glutamato pela N-acetilcisteína leva a uma diminuição da libertação de glutamato sináptico através de um mecanismo de feedback negativo.

Assim, a N-acetilcisteína promove o restabelecimento da concentração intracelular e extracelular de glutamato no núcleo accumbens, o que pode estar associado a uma diminuição dos desejos e, por conseguinte, reduzir a probabilidade de recaída da dependência.

Para além deste mecanismo, a N-acetilcisteína reduz a inflamação e promove a neurogénese, o que também influencia a correção do comportamento de procura de droga.

De acordo com os revisores, a N-acetilcisteína é adequada para o tratamento experimental do desejo de drogas pela primeira vez.

Mas não se regozije antes do tempo. Um estudo recente bem concebido revelou que a NAC não era mais eficaz do que o placebo no combate à dependência da metanfetamina. Clearnet: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34308314/

Além disso, a NAC não foi capaz de mostrar resultados decentes na abstinência inicial e final do tratamento em fumadores adultos. Clearnet: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34171822/

No entanto, a NAC pode ser útil como parte de uma abordagem abrangente para combater a dependência e estabilizar o funcionamento. Mais informações sobre o papel da NAC e a sua eficácia são discutidas neste estudo recente. Clearnet: sci-hub.st/10.1007/s43440-021-00283-7



Conhecer o inimigo não significa derrotá-lo. Mas este conhecimento dar-lhe-á definitivamente uma vantagem. Lutar contra o desejo e a dependência, mesmo que não seja na sua forma mais patológica, requer força de vontade, perseverança, paciência e uma vontade de substituir as vacinas, de mudar a si próprio. Só dotando-nos destas qualidades é que podemos equilibrar e controlar a nossa vida, sem enevoar o nosso cérebro, já de si imperfeito, com a droga dos neurotransmissores.



Obrigado pelo vosso tempo.
Convido-vos a discutir o tema e a transmitir a vossa experiência com o desejo.
 
Last edited:

MuricanSpirit

Don't buy from me
New Member
Joined
Nov 6, 2021
Messages
73
Reaction score
48
Points
18
Posso dizer que anseio por canábis, sim, sei que a maioria das pessoas diz que não é assim tão viciante, mas mesmo assim é.

Por exemplo. Tenho muitas coisas para fazer e, por vezes, prefiro fumar uma, mesmo que saiba que isso me vai prejudicar na minha tarefa atual. Por isso, chamo a isto vício. Não deixaria de ir trabalhar por causa disso e, claro, há limites que nunca ultrapassaria, mas mesmo assim é a primeira coisa que faço de manhã e a última antes de ir dormir.
 

diogenes

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 27, 2021
Messages
183
Reaction score
94
Points
28
Embora aprecie plenamente a investigação científica subjacente às dependências, também penso que a dependência e o comportamento aditivo diferem de pessoa para pessoa. Há pessoas que bebem muito e depois param, mas nunca se tornam alcoólicas. Os soldados do Vietname receberam opiáceos para lidar com as atrocidades da guerra, mas não ficaram viciados quando regressaram a casa (em vez disso, alguns deles sofreram de stress pós-traumático grave, mas isso é outra história). Pessoalmente, já fumei periodicamente na minha vida, mas depois parei de repente, sem qualquer desejo. Penso que existe uma estrutura psicológica subjacente em certas pessoas que as torna mais vulneráveis à dependência e menos capazes de parar. É exatamente por isso que é nojento criminalizar o consumo de drogas e penalizá-lo em vez de tentar curar o problema subjacente. Alguém que já está a ser torturado pela depressão, perda, trauma, etc., recorre às drogas para aliviar a dor e os governos perseguem-no e empurram-no ainda mais para o fundo, em vez de oferecerem ajuda. Isto só aprofunda a dependência, agravando o problema original.
 

Paracelsus

Addictionist
Joined
Nov 23, 2021
Messages
200
Reaction score
203
Points
43
Tem razão quando diz que é ingénuo extrapolar cegamente os resultados da investigação para cada indivíduo. Todos nós temos o nosso próprio genótipo especial, história de parto, educação, vida, stress e doença. Tudo isto, em conjunto, determina a personalidade e a sua capacidade de responder a desafios externos e internos. E onde uma pessoa consegue lidar facilmente com o perigo graças às suas características pessoais, ao apoio dos seus entes queridos e a um bom metabolismo, outra entrará numa espiral de dependência.
 
Top