Síntese de MDMA via Pt/H2. Em pequena escala.

WillD

Expert
Joined
Jul 19, 2021
Messages
730
Reaction score
1,021
Points
93
Esquema de reação:
9X6PRg8t7F
Reagentes.
  • Metilamina 40% aq (cas 74-89-5) 2 ml.
  • Etanol (EtOH) 5 ml.
  • 3,4-Metilenodioxifenilpropano-2-ona (MDP2P; PMK; cas 4676-39-5) 2 ml.
  • Catalisador de Adams (PtO2; cas 1314-15-4) 0,05 g.
  • Água destilada 165 ml.
  • Ácido clorídrico (36% aq HCl).
  • Diclorometano 450 ml.
  • Solução de hidróxido de sódio (NaOH a 25% aq).
  • MgSO4 anidro.
  • Álcool isopropílico (IPA) ~50 ml.
  • Éter dietílico ~50 ml.
Equipamento e material de vidro:
8TLsNB0kVX
  • Balão em forma de pera de 10 ml.
  • Fonte dehidrogénio gasoso (H2).
  • Recipiente para a reação de pressão de altura com manómetro (uma garrafa de champanhe de vidro grosso pode ser modificada para esta síntese).
  • Mangueiras.
  • Seringa ou pipeta de Pasteur.
  • Papéis indicadores depH.
  • Béqueres (50 mL x2, 100 mL x2).
  • Balança de laboratório (0,1-200 g é adequada).
  • Proveta demedição de 10 mL.
  • Vareta de vidro e espátula.
  • Funil de separação de 0,5 L (opcional).
  • Balão de Buchner e funil de Schott .
  • Vácuo num exsicador (facultativo).
  • Evaporador rotativo (opcional).
Síntese:
1. Adicionam-se 2 ml de metilamina 40% aq ao etanol (EtOH) 5 ml.
2. Deita-se lentamente 2 ml de 3,4-metilenodioxifenilpropano-2-ona (MDP2P; PMK) na mistura e agita-se durante 1 h à temperatura ambiente.
3.
Adiciona-se0,05 g de catalisador de Adams (PtO2) à mistura sob fluxo deazoto .
4. A mistura reacional é colocada sob uma atmosfera de hidrogénio a 56 psi (3,86 bar) durante 3,5 h.
5. A pressão tem de ser reposta a 56 psi nas 1 e 2 h de exposição no recipiente.
6. O odor residual e o PtO2 são removidos no vácuo após filtração através de Celite com etanol.
7. O resíduo é dissolvido em água destilada 165 ml e acidificado com ácido clorídrico (36% aq HCl) até pH 1. Em seguida,
éextraído com DCM (3x75 ml).
8. A fase aquosa é alcalinizada com solução de hidróxido de sódio (NaOH a 25% aq) até pH 10 e as substâncias orgânicas são extraídas com DCM (3x75 ml).
9. Adicionam-se mais 10 e 20 gotas de solução de hidróxido de sódio (NaOH aq 25%) antes da segunda e terceira extracções com DCM, respetivamente.
10. As camadas orgânicas combinadas são
secas sobre MgSO4 anidro e concentradas no vácuo para obter um óleo de base âmbar limpo isento de MDMA. O rendimento é de 2,0 g (~76 %).
11. O óleo de base isento de MDMA 2 g é dissolvido em álcool isopropílico (IPA) 3,5 ml e acidificado com ácido clorídrico (HCl aq 36 %) ~40 gotas para atingir
o pH 5,5-6.
12. O solvente é removido sob vácuo e aquecido, formando-se um precipitado (de cor branca a rosa e castanha). O precipitado de cloridrato de MDMA é homogeneizado e lavado com uma
solução de IPA:éter 2:1 antes de uma lavagem final com éter num balão de Buchner e num funil de Schott.
13. O cloridrato de MDMA branco resultante é seco sob vácuo
num exsicador. O rendimento é de 2,3 g (rendimento total ~73 %).
 
Last edited by a moderator:

merlin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 4, 2022
Messages
5
Reaction score
2
Points
3

Síntese:
1. Ao etanol (5 ml) foi adicionada uma solução de 40% de metilamina em água (2 ml).
2. Adicionou-se lentamente PMK (2 ml) à mistura e deixou-se agitar à temperatura ambiente durante 1 h.
3. À mistura foi adicionado PtO2 (0,05 g) sob uma corrente de azoto.

o que é o pt02?????
4. A mistura resultante foi colocada sob uma atmosfera de hidrogénio a 56 psi durante 3,5 h.
5. A pressão no dispositivo foi reposta a 56 psi nas marcas de 1 e 2 h.

Que ferramenta está a utilizar? Em que está a ser colocado o hidrogénio?

6. Após filtração através de celite com etanol para remover o PtO2, os resíduos foram removidos em vácuo. p
7. O resíduo foi dissolvido em água (165 ml) e acidificado com HCl aquoso a 32% (pH=1) e extraído com DCM (3x75 ml). O que é o DCM?
8. A fase aquosa foi basificada com NaOH aquoso a 25% (pH=10) e os compostos orgânicos extraídos com DCM (3x75 ml).
9. Foram adicionadas mais 10 e 20 gotas de NaOH aquoso a 25% antes da segunda e terceira extracções com DCM, respetivamente.
10. As camadas orgânicas combinadas foram secas sobre MgSO4 e concentradas para obter MDMA puro como um óleo âmbar (2,0 g de rendimento). (porque é que está seco)
11. Dissolver a base (2 g) em álcool isopropílico (3,5 ml) e acidificar com HCl aquoso a 37% (40 gotas).
12. O solvente foi removido em vácuo com calor para revelar um precipitado (de cor branca, rosa e castanha) que foi homogeneizado e lavado com uma solução 2:1 de álcool isopropílico:éter antes de uma lavagem final com éter.
13. O cloridrato de MDMA branco resultante foi seco sob alto vácuo (rendimento de 2,3 g).
 

merlin

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 4, 2022
Messages
5
Reaction score
2
Points
3
isso foi muito fixe
o
 

workworkwork

Don't buy from me
Resident
Joined
Sep 22, 2022
Messages
74
Solutions
1
Reaction score
32
Points
18
Rendimento surpreendente!
É possível fazer esta reação para quantidades maiores?
O DCM pode ser reutilizado?
 

KokosDreams

Don't buy from me
Resident
Joined
Aug 16, 2022
Messages
912
Solutions
2
Reaction score
594
Points
93
Uma adição fantástica ao fórum!

Vão acrescentar também rotas de síntese de hidrogenação para a anfetamina?
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Desculpe, mas não estou a perceber bem estas duas frases? Há aqui algum problema? Começamos com 56 psi e depois ... voltamos a 56 psi?

Além disso, que tipo de dispositivo é aconselhável para este tipo de reação pressurizada? 56 psi é uma pressão bastante elevada, uma vez que a pressão normal dos pneus se situa na gama dos 30:ish. Um recipiente de vidro normal não é suficiente, certo?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1
Olá, peço desculpa pela resposta longa. A pressão durante a reação pode ser alterada porque o hidrogénio é utilizado para a redução. É necessário bombear H2 para esta pressão após 1 e 2 horas de reação. Penso que, nesta pequena escala, não é significativo. É necessário utilizar um reator de aço ou vidro espesso para obter uma pressão elevada. Acrescentei uma imagem com uma dica.
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Óptima dica com a garrafa de champanhe!

Então não se trata de uma pressão constante de 56 psi durante 3,5 horas? Desculpem, mas ainda não percebi bem. Eu li o nº 4 como "bombear H2 para o recipiente com os reagentes a uma pressão de 56 psi. Mantenha-a durante 3,5 horas"
o que torna o nº 5 um pouco estranho. Devemos baixar a pressão e depois voltar a bombear até 56 psi em 1 e 2 horas?
 

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,659
Solutions
3
Reaction score
2,734
Points
113
Deals
1
Não, tem de manter 56 psi durante a reação. Basta verificar nas 2 e 3 horas de reação.
 

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
D'accord. Então percebo.
 

Katty Korner

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 17, 2022
Messages
75
Reaction score
10
Points
8
Talvez me tenha escapado nos fóruns, mas um guia para a construção de um reator de aço para este tipo de hidrogenação seria uma grande ajuda para todos.

A hidrogenação com catalisadores de metais preciosos é a forma como os grandes fabricantes o fazem nos Países Baixos. Li que, há cerca de 10 anos, a polícia holandesa encontrou um atrelado cheio de reagentes e outros objectos, e que foram encontradas muitas latas de hidrogénio
 

Davidrobinson

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 16, 2022
Messages
86
Reaction score
18
Points
8
Esta síntese foi testada? Pode dizer-me como se forma a imina a 100% com a presença de água.
 

Katty Korner

Don't buy from me
New Member
Joined
Dec 17, 2022
Messages
75
Reaction score
10
Points
8
Não consigo encontrar o artigo, mas está algures no vespiário. Foi inventada uma via de utilização do benzodioxole e de um grignard, penso eu, que basicamente dizia que era assim que se podia fazer se fosse legal.

Neste caso, a imina foi formada em água, por isso, se procurares no fórum "drugs and syntheis", acho que encontras.
 

dirktem

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2023
Messages
12
Reaction score
1
Points
3
Vocês são todos profissionais, espero ficar e aprender
 

dirktem

Don't buy from me
New Member
Joined
Jan 1, 2023
Messages
12
Reaction score
1
Points
3
Não tenho formação em química
 
Top