Síntese de metanfetamina. Método de Leuckart a partir de P2P.

GhostChemist

Expert
Joined
Nov 20, 2022
Messages
89
Reaction score
213
Points
33
As reacções ocorrem de acordo com o Esquema 1
0mF57sWthx

Reagentes e materiais.

  • 1-fenil-2-propanona (P2P) 5,4 ml;
  • N-metilformamida 13,4 ml;
  • Sulfato de sódio (Na2SO4);
  • Ácido clorídrico (14% aq HCl) 32,1 ml ou 20 ml de ácido sulfúrico a 44% H2SO4;
  • DCM 100-150 ml;
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 9,6 g em 24 ml de H2O;
  • Hidróxido de sódio (NaOH) 7,5 g em 30 ml de H2O;
  • Etanol 88% 10-15 ml;
  • Água destilada 100 ml;
  • Éter dietílico 5-10 ml;
  • Acetona 5-10 ml;
  • Cloreto de hidrogénio gasoso (HCl);
  • Frascos;
  • Béqueres;
  • Condensador de refluxo;
  • Gerador de gás cloreto de hidrogénio;
  • Aquecedor;

Execução da síntese

Adiciona-se N-metilformamida ao P2P, liga-se um condensador de refluxo. A mistura é aquecida a 165-170°C e refluxada a esta temperatura durante 36 horas.

Os componentes iniciais são a N-metilformamida e o P2P. Fig. 1

GnEO7d6G9D

Mistura de N-metilformamida e P2P. Fig 2

ZFHPSwT7rk

A massa de reação atinge uma temperatura de 160°C. Fig 3

6iLKxDe0u5

A massa de reação após 1 hora de aquecimento à temperatura especificada. Fig. 4

KGi8RnyT2P

A massa de reação, após 18 horas de aquecimento à temperatura especificada, torna-se vermelha. Fig. 5

QPSmqKuMl6

Após 36 horas, a mistura reacional é arrefecida até à temperatura ambiente. Em seguida, adicionam-se 9,6 g de hidróxido de sódio dissolvido em 24 ml de água e a mistura reacional é refluxada durante 2 horas com agitação vigorosa. Verifica-se uma libertação significativa de metilamina ou amoníaco, mesmo após a carga de 5 gramas!!! Fig. 6

Tc4NMhYgBk

Após 2 horas de ebulição, a mistura reacional é arrefecida à temperatura ambiente e separada em diferentes camadas. Fig. 7

YnXh4fmrVs

Elimina-se uma camada aquosa. Adicionam-se 32,1 ml de ácido clorídrico (14% aq HCl) ou 20 ml de ácido sulfúrico a 44% H2SO4 a uma camada orgânica vermelha. Fig. 8

KPupFWhod6

A mistura é fervida sob um condensador de refluxo durante 2 horas. Após a ebulição, a cor muda para verde escuro quando tratada com ácido clorídrico, enquanto que permanece castanha quando tratada com ácido sulfúrico. Fig. 9
SfZFdgAQJR

Em seguida, a solução é arrefecida até à temperatura ambiente. A camada aquosa desejada é separada e a camada orgânica é lavada com água. Adiciona-se uma solução de NaOH (7,5 g em água, 30 ml). Após a adição do alcalino, a cor volta a ser castanha. Fig. 10
G7Y0GR12uP

A metanfetamina é extraída da camada aquosa com várias porções de DCM. Fig. 11

Ezcdl16iOo

A camada de DCM é seca com sulfato de sódio anidro e filtrada num filtro de papel. Fig. 12

6wSpQiT7fI

O DCM é destilado a uma temperatura de 90°C. Fig. 13

JI8MBwydR9

No balão, permanece um óleo castanho da base livre com um odor caraterístico a amina. Fig. 14

7k89Wt1HSZ

A base livre obtida é dissolvida em etanol e saturada com cloreto de hidrogénio até se obter uma reação fortemente ácida. A cor da solução também deve mudar para framboesa. Fig. 15

EIAku1oqVh

A solução resultante é evaporada até à cristalização. Por fim, obtém-se uma massa castanha. Fig. 16

BGZ2liASNR

Posteriormente, a massa é totalmente cristalizada. Fig. 17

VBDPeA1ZJN

À massa cristalizada obtida, adiciona-se um pequeno volume de éter dietílico e transfere-se para um filtro poroso. Apenas uma lavagem com éter dietílico não dá origem a um produto puro. Fig. 18

SLylfgnHTd

As lavagens posteriores, mesmo com acetona fortemente arrefecida, não produzem um produto absolutamente puro e conduzem a perdas significativas devido à sua elevada solubilidade. Fig. 19
BgKSrh7EF9

O produto final em pó é o sal cloridrato de metanfetamina. Fig. 20
BketJ3paT6

Devido ao facto de o produto final estar fortemente contaminado, apesar da utilização de P2P inicialmente purificado, uma análise dos dados obtidos recomenda (especialmente para volumes de carga maiores de 50 g de P2P e mais) a destilação a vapor obrigatória da base livre de metanfetamina obtida após a extração com DCM. Este procedimento ajudará a evitar perdas adicionais significativas. Além disso, com base nas experiências realizadas, deve notar-se que a hidrólise com ácido sulfúrico é mais conveniente e evita a sua volatilização durante a ebulição, ao contrário do ácido clorídrico.

O rendimento do cloridrato (hidrólisecom ácido clorídrico) após lavagem com éter dietílico e acetona é de 2,3 g ou 30,8%.
O rendimento do cloridrato (hidrólise com ácido sulfúrico) após lavagem com éter dietílico e acetona é de 2.4 g ou 32,1%.
Quando se utiliza a destilação a vapor da base livre após a remoção do DCM, o rendimento da base livre é de 2,3-2,4 g ou 38,3-40%.

O rendimento subsequente do cloridrato é de 2,7-2,8 g ou 36,2-37,5%.
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
O leuckart é tão simples, mas os rendimentos são absolutamente absurdos.

Se as pessoas conseguissem descobrir como aumentar os rendimentos, isso ajudaria imenso a comunidade química clandestina.

Aparentemente, o cloreto de magnésio pode ser usado como catalisador, pelo que recolhi na Internet, talvez isso ajude a aumentar o rendimento em alguns pontos percentuais.
 
View previous replies…

G.Patton

Expert
Joined
Jul 5, 2021
Messages
2,654
Solutions
3
Reaction score
2,732
Points
113
Deals
1
Realizámos as nossas próprias experiências e agora podemos dizer com certeza sobre o rendimento, existe um relatório de síntese.
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
Perdoe-me a preguiça, mas presumo que esse relatório esteja na secção das anfetaminas? Vou lá ver depois de acabar isto.
 

41Dxflatline

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 23, 2022
Messages
320
Solutions
1
Reaction score
153
Points
43
Uma breve revisão: Avanços na Síntese de Aminas através da Reação de Leuckartpor Qasim Umar e Mei Luo

Aqui está, aumentos maciços no rendimento e também na velocidade.
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
Sou um completo principiante, mas estou a olhar para o artigo e há uma parte que mostra a quantidade de cetona que utilizaram, de ácido fórmico e de catalisador.

A notação que usaram confundiu-me. Tinham 3,00 mmol, exatamente como está escrito, para a cetona, 15 mmol para o ácido fórmico ou formiato de amónio, não olhei bem, e depois 15 mmol do catalisador.

Pode explicar-me porque é que usaram 3,00 mmol, quando apenas usaram 15 mmol para outro reagente, e não 15,00?
 

The_Real_Gus_Fring

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 15, 2024
Messages
3
Reaction score
0
Points
1
Não percebo nada do que está escrito nesse artigo, por favor expliquem-no. Também qual é o rendimento disto, que produtos químicos precisam de ser usados e a que velocidade é que isto acelera as coisas? Se possível, façam um diagrama, por favor.
 

jackofspades

Don't buy from me
Member
Joined
Jan 9, 2024
Messages
2
Reaction score
1
Points
3
Não tenho a ligação à mão, mas li nos arquivos do ródio que a utilização de uma armadilha Dean Stark cheia de água aumentava o rendimento. Ao remover a água à medida que era gerada, mas mantendo a armadilha cheia, obtinha-se um melhor resultado.
 

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
Posso saber se a vossa fig. 9 foi cozinhada sob condensador de refluxo durante 2 horas. Qual é a temperatura?
 

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
Olá, senhor. Não consigo arranjar N-metilformamida. Há outro material que possa substituir a N-metilformamida?
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
Não é a pessoa a quem perguntaste, mas encontrei uma solução possível, se conseguires encontrar o produto químico.

N metilacetamida. Não pode simplesmente substituí-la, tem de hidrolisar a NMeAcet para produzir ácido acético e metilamina, isolar a metilamina, reagi-la com ácido fórmico, aquecê-la e obter NMF.

É possível utilizar a metialmina e o ácido fórmico em conjunto como substituto do NMF, tal como acontece com os sais de metilamónio ou a amida.
 
View previous replies…

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
No meu local de trabalho posso obter solução de metilamina e sais de metilamónio. O que é NMF?
 

Jesse_Pinkman_

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 23, 2022
Messages
158
Reaction score
71
Points
28
Se ler o texto com atenção, terá de se lembrar de tudo. Um conselho:
É um dos principais ingredientes.
 

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
Registado c/ agradecimentos
 

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
O que é o rácio?
 

Jesse_Pinkman_

Don't buy from me
Resident
Language
🇩🇪
Joined
Sep 23, 2022
Messages
158
Reaction score
71
Points
28
Leste o início deste tópico? Por favor, faça-o com atenção, pois está lá tudo escrito.
 
View previous replies…

Win Win

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Aug 10, 2023
Messages
100
Reaction score
4
Points
18
Sim, senhor, já li tudo... mas ainda não consegui perceber que material utilizar para substituir a N-metilacetamida. Talvez seja urgente aprender... porque tenho 20 p2p
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
Se tiver acesso a sais de metilamónio, também conhecido como formiato de metilamina, não precisa de mais nada. Está pronto para começar.
 

CryoThio

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 7, 2023
Messages
201
Reaction score
65
Points
28
Trata-se de cloreto de metilamónio.

Pode ser utilizado neste caso, mas não diretamente.

Teria de remover o cloreto usando uma base alcalina e depois, creio, usar esta solução no recipiente de reação, ou adicionar um pouco de ácido fórmico e aquecer até remover toda a água e depois usar a formamida de metilo criada na reação.

O formato de metilamónio funciona, ou a n-formamida de metilo, mas não o cloridrato de metilamina, que foi o que publicou.
 

situ1984

Don't buy from me
Member
Joined
May 14, 2023
Messages
17
Reaction score
0
Points
1
Obrigado, isto é muito útil para mim. Pode ajudar-me a fazer outro processo detalhado para o ácido iodídrico e a efedrina? Quero começar de forma simples.
 

situ1984

Don't buy from me
Member
Joined
May 14, 2023
Messages
17
Reaction score
0
Points
1
Obrigado, isto é muito útil para mim. Pode ajudar-me a fazer outro processo detalhado para o ácido iodídrico e a efedrina? Quero começar de forma simples.
 
Top