Não o tomo como um questionamento
. Estamos aqui para nos ajudarmos uns aos outros com informação. Como não experimentei esta conversão (nem da racémica nem da D-anfetamina) só posso confiar nas notas da Rhodium sobre
A propósito, eu utilizaria apenas a anfetamina racémica, uma vez que a metanfetamina pode ser resolvida pelos mesmos métodos que a anfetamina e porquê arriscar um isómero D valioso quando os resultados finais não são conhecidos.
Formaldeído e amálgama de alumínio
As N-metilanfetaminas foram preparadas pela reação da anfetamina correspondente com formaldeído e redução na ausência de ácido. Assim, uma mistura de 1 mole de base livre de anfetamina (136 g) e 1 mole de formaldeído aquoso (81 ml a 37% ou 75 ml a 40%) em 350 ml de álcool e um excesso de amálgama de alumínio foi reduzida durante várias horas, adicionou-se água, filtrou-se o hidróxido de alumínio, acidificou-se e evaporou-se a solução e separou-se a base livre por meio de um alcalino, obtendo-se fenil-N-metilisopropilamina, convertida em cloridrato, a 140°C.
Do mesmo modo, 70 g de d-anfetamina em álcool com alumínio e 1 mole de formaldeído deram d-metanfetamina, que foi convertida no sal de fosfato. O 1-fenil-2-aminopropanol produziu efedrina de forma semelhante.`
(Ênfase minha.)
De qualquer modo, continuo a convidar qualquer pessoa a partilhar a sua experiência que tenha experimentado esta síntese e que tenha alguma experiência real com ela. Eu vou tentar um dia, mas teria sido ótimo saber se realmente funciona antes de sacrificar muito material e tempo. A outra opção é partir do P2NP, reduzindo-o à imina e depois hidrolisando-o em meio ácido para P2P, mas isso implica uma nova aminação do P2P com metilamina, o que me parece excessivo, uma vez que já houve uma (após a condensação do benzaldeído com nitroetano). O método que eu utilizaria também requer uma grande quantidade de ácido acético para reduzir, por exemplo, num catalisador de ferro, e depois hidrolisar com o ácido. Se ninguém tiver experimentado este método, farei uma comparação e informarei os membros do fórum.