Síntese de Tramadol (Ultram)

Plinius

Don't buy from me
Resident
Reaction score
15
Olá a todos,

Depois de mais de 8 tentativas, não consegui produzir Tramadol, pelo menos, não mais do que 5mg, mas provavelmente outra molécula.

A minha reação de Grignard está correcta, a temperatura para inflamar o 3-Bromoanisol + flocos de Mg parece ser 70°C +/-2°C sob agitação constante (a agitação é importante para arranhar a superfície do Mg e remover o óxido. Pelo menos num ponto positivo.

Depois penso que o meu problema vem da síntese de Mannich: o meu produto NÃO cristaliza em acetona: os cristais estão a formar automaticamente uma fase líquida mais densa.
Retiro 95% da acetona e faço evaporar a fase líquida mais densa numa placa a 60°C, para obter cristais brancos.

Mas depois, se eu tentar recristalizá-los novamente a partir da acetona, da mesma forma, o produto perde 70% do peso e mantém as mesmas propriedades.

Como o cloridrato de 2-dimetilaminometil-ciclohexanona deve fundir perto de 157-158°C, presumo que não seja o Mannich.HCl esperado, certo?

Alguém me pode dar alguma dica? Ou melhor, tente ele próprio e partilhe o seu resultado, por favor?

(aqui, uma foto do Mannich.HCl "falso" bruto 10mmol, antes da recristalização).

Attachments

• gfz01QYmLN.jpg
    gfz01QYmLN.jpg
    1.2 MB · Views: 405

IHeisenberg

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Estou a ter problemas com o grignard
Agora reajo praticamente a 2-dimetil aminometil ciclohexanona com o reagente de Grignard e vejo aumentos de temperatura com cada gota da base livre, mas quando extingo a reação com cloreto de amónio vejo pequenos aumentos de temperatura com apenas algumas gotas.
Após destilação do solvente e adição de ácido (ácido clorídrico) o produto não cristalizou.
Talvez alguma humidade tenha entrado em contacto com a reação porque o aparelho pode não estar bem fechado.
Será que esta humidade pode interromper a reação antes da extinção?

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
2,870
Deals
1
Porque é que extinguiu a reação com NH4Cl?

IHeisenberg

Don't buy from me
New Member
Reaction score
0
Relembrar ☝🏻☑️

G.Patton

Expert
Solutions
3
Reaction score
2,870
Deals
1
Por favor, não enviem spam desta forma. Vale a pena escrever-me por DM.