Não considero isso um questionamento
. Estamos aqui para ajudar uns aos outros com informações. Como não tentei essa conversão (nem da racêmica nem da D-anfetamina), só posso confiar nas anotações da Rhodium sobre
A propósito, eu usaria apenas a anfetamina racêmica, pois a metanfetamina pode ser resolvida pelos mesmos métodos que a anfetamina e por que arriscar o valioso isômero D quando os resultados finais não são conhecidos.
Formaldeído e amálgama de alumínio
As N-metilanfetaminas foram preparadas pela reação da anfetamina correspondente com formaldeído e redução na ausência de ácido. Assim, uma mistura de 1 mol de base livre de anfetamina (136 g) e 1 mol de formaldeído aquoso (81 ml de 37% ou 75 ml de 40%) em 350 ml de álcool e um excesso de amálgama de alumínio foi reduzida por várias horas, água foi adicionada, hidróxido de alumínio foi filtrado, a solução foi acidificada e evaporada, e a base livre foi separada por meio de álcali, produzindo fenil-N-metilisopropilamina, convertida em cloridrato, p.f. 140°C.
Da mesma forma, 70 g de d-anfetamina em álcool com alumínio e 1 mol de formaldeído produziram d-metanfetamina, que foi convertida em sal de fosfato. O 1-fenil-2-aminopropanol produziu efedrina de forma semelhante.`
(Ênfase minha.)
De qualquer forma, ainda convido qualquer pessoa a compartilhar sua experiência que tenha realmente tentado essa síntese e que tenha alguma experiência real com ela. Vou tentar fazer isso em algum momento, mas teria sido ótimo saber que realmente funciona antes de sacrificar muito material e tempo. A outra opção é partir do P2NP, reduzindo-o à imina e, em seguida, hidrolisando-o em ambiente ácido para P2P, mas isso envolve uma aminação adicional do P2P com metilamina, o que considero excessivo, pois já houve uma (após a condensação do benzaldeído com nitroetano). O método que eu usaria também requer uma grande quantidade de ácido acético para reduzir, por exemplo, em um catalisador de ferro e, em seguida, hidrolisar com o ácido. Se ninguém tiver tentado isso, farei uma comparação e informarei os membros do fórum.