Bromação da 4′-Metilpropiofenona a 2-bromo-4'-metilpropiofenona. Em grande escala.

Shehry

Don't buy from me
Member
Reaction score
0
Olá amigos, eu precedi a reação com 60 ml de 4 Metil propiofenona e quantidades racionais de HBr e H2O2. no entanto o RM permaneceu vermelho depois de usar metade da Qtd de H2O2. Adicionei então o resto do H2O2 e depois observei a formação de um produto sólido. Deixei o MR repousar durante a noite e observei a cor verde na manhã seguinte. Filtrei a RM no vácuo e obtive 36 g de produto com coloração verde. Encontrei um pouco de líquido verde (cerca de 40 ml) no fundo do frasco de filtragem, sob a fase aquosa. Por favor, orientem-me sobre o que é o líquido verde, por que se formou, por que obtive menos produto e onde errei ao conduzir o processo. Obrigado a todos.

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
178
Escreva as quantidades exactas das substâncias que foram utilizadas na reação, ou seja, para o peróxido de hidrogénio, é necessário especificar o volume e a sua concentração, assim como para o ácido HBr. Também é importante saber a temperatura da reação e outras condições. Quanto mais precisamente escrever o que fez, mais precisamente receberá a resposta.

View previous replies…

Shehry

Don't buy from me
Member
Reaction score
0
Caro irmão, muito obrigado pela sua resposta. Utilizei 60 ml de 4-Metilpropiofenona misturados com 46 ml de HBr (48%). Peguei em 26 ml de H2O2 (35%) e adicionei gota a gota. No entanto, a cor do RM permaneceu vermelha após a adição de cerca de 15 ml de H2O2. Mesmo nessa altura, já tinha adicionado o resto do óxido de potássio. Durante a adição inicial de H2O2, a temperatura do RM aumentou demasiado, dificultando o toque no frasco, pelo que foi controlada colocando água arrefecida com gelo à volta do frasco. Passado algum tempo, formou-se um sólido branco e fofo e deixou-se o RM repousar toda a noite. Na manhã seguinte, encontrou-se um líquido verde (cerca de 40 ml) com o produto sólido e este líquido estava a repousar no fundo, o que significa que não era solúvel em solução aquosa.

w2x3f5

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Reaction score
178
O mais provável é que tenha ficado sem ácido livre na reação e só tenha bromo, e o ácido é conhecido por ser um catalisador de bromação (é necessária uma enolização estável da cetona durante toda a bromação). Recomendo a utilização de ácido sulfúrico adicional para enolizar continuamente a cetona, a cor do bromo deve desaparecer rapidamente durante a reação.

Shehry

Don't buy from me
Member
Reaction score
0
Obrigado mano, vou ter cuidado da próxima vez... mais uma vez muito obrigado.

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
59
Isto é tão fácil em comparação com a via Br2 em DCM/Tolueno ❤️

Wr4V8l9ZQm

WillD

Expert
Reaction score
1,054
É estranho que se trate de grânulos. Mas, por vezes, isto acontece. Se a estrutura for mais cristalina, então o produto final será mais fácil de cristalizar.

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
59
Bem, eu não segui o procedimento a 100%, o que poderia esclarecer. Simplesmente preparei-o, adicionei gota a gota e fui dormir. Na manhã seguinte, estava demasiado quente e reduzi a adição. 8 horas mais tarde, reparei que a adição tinha parado enquanto a mistura estava cheia de cristais e abri a válvula, que adicionou todo o h2o2 restante, provocando uma libertação vigorosa de bromo e calor. Considerei que tinha sido um desperdício, mas continuei a mexer. Acabou por ficar tudo bem. Até gosto dos grânulos porque é mais fácil transferi-los, causando menos exposição ao lacrimogéneo para mim 😁. Pelo menos sei que é preciso muito para falhar isto, e isso torna-a numa receita de arrasar ❤️

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
59
como obter a cristalização? Ao criar uma solução saturada em isopropanol e ao deixá-la repousar, todo o conteúdo irá "cristalizar" (com várias partes interiores húmidas)?

TucoSalamanca.

Don't buy from me
Resident
Language
🇹🇷
Reaction score
27

Ácido hidrobrómico 47% Consegui encontrar 47% deste reagente, está bem?

TucoSalamanca.

Don't buy from me
Resident
Language
🇹🇷
Reaction score
27
quantos ml de ácido bromídrico 47% são utilizáveis

WillD

Expert
Reaction score
1,054
Pode utilizar aproximadamente a mesma quantidade. A pureza dos produtos (4-metilpropiofenona) nem sempre é 99%+, pelo que são possíveis pequenos erros.
4mp - 1000g
HBr47% - ~800mL (~1100g)
H2O2 - ~300mL (~330g)

É preferível começar com estas quantidades e não utilizar um excesso de reagentes, pois há mais problemas com a purificação do que com a obtenção de uma percentagem adicional de um produto intermédio.

ifeelsorry

Don't buy from me
Member
Language
🇬🇧
Reaction score
4
E se eu quiser reduzir a escala para 100 ou 200 ml? Que quantidade de produto químico devo usar?

WillD

Expert
Reaction score
1,054
alterar as proporções

Youngchemicals09

Don't buy from me
New Member
Language
🇺🇸
Reaction score
1
Olá, tentei fazer uma síntese de acordo com o método descrito aqui, tenho muitas perguntas. A primeira vez que tentei fazer uma síntese, o produto final saiu branco, quase como no vídeo. No entanto, com outras abordagens o produto final sai amarelo, acrescento que a temperatura foi mantida em torno de 85 graus Celsius. A cor amarela indica que o produto final está contaminado? Qual é o grau de pureza do produto desta síntese? e é necessário recristalizar? Se sim, o que e como fazer? É necessária uma purificação final do produto ou o produto pode ser processado sem essa purificação?

WillD

Expert
Reaction score
1,054
A altas temperaturas, o bromo pode deslocar-se para outra posição. Podem obter-se subprodutos. Caso contrário, a recristalização não é necessária nesta síntese.

TheVacuumGuy

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Reaction score
59
Segunda tentativa após a primeira que deu origem a grânulos.
UFe4LNZgnQ
💯 Melhor receita . Basta fazê-lo num banho de água fria para evitar o sobreaquecimento.