Por vezes, isso não acontece. Mas se vivermos com ela regularmente dentro de limites, digamos, razoáveis e não todos os dias, pode ser bastante tóxica a longo prazo. Penso que, devido ao seu processo de síntese relativamente mais simples, a maioria dos sulfatos de anfetamina no mercado é feita com esta síntese. Penso que uma proporção semelhante se verifica no sentido inverso, se olharmos para o número de pessoas que se estão nas tintas para a quantidade de mercúrio que permanece no produto acabado, entre aqueles que o fabricam e depois o espalham pela rua.
Espero que os princípios formulados pelo BB sejam exemplos a seguir no futuro, para as próximas gerações. Será uma palavra parva para isto, mas penso que o melhor seria se a BB conseguisse criar uma "moda" que definisse uma nova era, a partir da procura da qualidade. É quase impossível influenciar a atitude das pessoas que vêem as coisas de forma mais simples e/ou porque visam o lucro a qualquer custo... ou o outro extremo, cujas próprias limitações impedem o seu desenvolvimento. Exceto que serão obrigados a seguir as tendências e, por conseguinte, as necessidades do mercado em evolução.
Mas voltando ao mercúrio, também tenho medo dele. É verdade, tenho um exemplo assustador que aconteceu a um familiar no passado.
O mercúrio é um metal pesado e, na maioria dos casos, nem sequer é excretado do corpo, graças à sua semi-vida de mais de 20 anos, como é típico dos metais pesados. A Internet está cheia de métodos de desintoxicação, até encontrei uma descrição pormenorizada aqui no fórum, mas dá muito trabalho. Se se acumularem em nós, podem causar problemas graves. Sabemos que entra no nosso organismo diariamente, tal como o chumbo e tudo o resto. Mas uma coisa é sermos infectados indiretamente e outra coisa é sermos curados, o que poderia ser evitado.
Não sou engenheiro químico, apenas suponho que o mercúrio presente durante a reação permanece principalmente na escória formada pelas camadas separadas. E o objetivo da lavagem repetida pode ser, entre outras coisas, maximizar a remoção da contaminação por mercúrio. Mas penso que não há garantias de que desapareça completamente.
Não me interpretem mal, não estava a tentar dar-vos lições. Referia-me apenas aos membros do fórum que têm curiosidade sobre o assunto. Desta forma, podem criar uma imagem do assunto com base em vários pontos de vista.