Passemos agora às minhas experiências com condições muito inferiores. Só tive um produto de limpeza à base de hidróxido de sódio. Este também é composto por pastilhas de alumínio e um pouco de sílica de que já me esqueci. Como não podia comprar nenhum, fiz uma pesquisa que concluiu que talvez não prejudicasse a reação. Sem grandes conhecimentos de química. Então fui em frente e a solução alcalina ficou muito diferente, com restos de sal e Al. Uma vez que na fase em que a solução alcalina é utilizada, os restos de Al da redução estariam presentes de qualquer forma, não prejudicaria a reação, por favor corrijam-me. Não consegui encontrar nada sobre o outro composto para além de que não é muito reativo.
Além disso, não pensei suficientemente bem na eliminação e mesmo no armazenamento durante a síntese. Fiquei um pouco entusiasmado e quis experimentar. Além disso, não tinha uma sala adequada, tudo era pequeno e estava cheio de material facilmente inflamável. Por isso, construí um exaustor improvisado e tentei ficar com tudo numa grande placa de vidro no chão. Claro que entornei uma solução tóxica de AlHg. A maior parte na placa, penso eu. Planeei pesquisar a eliminação de antemão, por isso estava um pouco em pânico por não ter enxofre elementar para, pelo menos, tornar a solução insolúvel, por isso apenas molhei a maior parte com uma toalha e prossegui.
Ok, um pouco confuso, também só tinha no máximo. 1l de vidro redondo ou frascos erlenmeyer e alguns ainda mais pequenos. Por isso, dividi todas as quantidades por metade, sabendo que devia ter feito um cálculo baseado em mol.
Assim, a minha amálgama de AlHg estava a funcionar bem, com uma quantidade de nitrato de mercúrio que não era muito grande. (Não queria mexer mais do que o necessário com este composto). Apesar de ter demorado bastante tempo e de ainda reagir quando se deita água vezes sem conta, isto é normal? Por isso, esperei e deitei mais água até deixar de reagir (tanto, não me lembro em pormenor). Poderá ser por causa do Al pegajoso? Eu cortei-o com uma tesoura e ele colou-se por pressão. Mas como estava bem escuro e com pequenas bolhas, continuei.
Depois adicionei o 1p2n, 5g em 50ml de iso e 25ml de acetato de etilo e fiquei alerta para a reação agressiva, mas não aconteceu grande coisa, passado um bocado aqueci com banho-maria, aconteceu alguma coisa, mas ficou muito pouco ativo, por isso aqueci até não haver mais reação. Parecia estar tudo bem, embora não tivesse um condensador a sério, estava apenas a segurar uma garrafa por cima. A amálgama tinha o mesmo aspeto que antes, para mim, não sei. Filtrei-o e deitei-lhe o sol alcalino. Depois recolhi a camada de base com uma seringa, demasiado pequena, que demorou uma eternidade.
A preparação do sal então... Esqueci-me de resolver o ácido tarárico que obtive e deitei alguns cristais basicamente e depois lembrei-me que devia ser uma solução e deitei acetona (provavelmente não está a funcionar). Mas imediatamente após deitar os cristais de ácido, começou a formar mais cristais, a acetona não alterou muito. Medi o pH e o resultado foi vermelho, por isso acidifiquei-o em demasia. Mas na verdade estava a deitar acetato de etilo. O que percebi pouco depois, quando me apercebi que só tinha esta estúpida mistura de hidróxido de sódio. Voltei a medir o pH e, surpreendentemente, já não estava assim tão vermelho, por isso esperei pelo melhor e passei à filtração, para a qual usei um filtro de chá e deixei-o secar.
Surpreendentemente, parecia muito branco e como deveria, por isso fui testar um pouco e arde tanto que é inútil. Espero que a recristalização ajude neste caso. Mas o rendimento também é demasiado bom para ser verdade, cerca de 3,5 g de 5 g - o tartarato é mais pesado do que os outros sais? Também o seu efeito não foi o esperado, estava bastante cansado e tenho tolerância à receita, mas sim... não sei. será que acabei de comer uma coisa que arde como o diabo? alguém tem ideias?
edit: o rendimento é sem extrair o lodo, apenas a camada superior.
edit2: sobre ideias rápidas de como deitar fora aqueles frascos feios que estão a toxicizar o meu apartamento, ficaria muito feliz. um frasco de hdpe aguenta todos os restos misturados? Provavelmente, não misturar seria melhor, mas nesta altura preciso de o tirar da minha casa antes de mais.