Síntese de alto rendimento do trans-2,5-Dimetoxi-beta-nitrostyrene (descrição detalhada)

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Vou tentar outra vez... não é o fim do mundo...

Foi apenas o facto de ter adicionado estupidamente o GAA de uma só vez e o facto de ter ultrapassado o tempo de refluxo em 4 minutos que fez com que o meu procedimento diferisse do exemplo de 10g que deu.

Ah, e eu pesei tudo - não usei ml a não ser para o MeOH
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Além disso, para mim, a RT será sempre diferente, uma vez que estou a trabalhar no meu apartamento...

Posso perguntar por que razão o acetato de amónio é frequentemente utilizado como catalisador para algumas reacções de Henry, utilizando uma gama bastante ampla. Vi-o ser usado com benzaldeído para coisas mais exóticas - acho que até o Shulgin o usou para esta síntese ou talvez tenha sido a sua síntese de mescalina. Um dos dois... parece que é usado juntamente com o GAA para muitas reacções de Henry, só isso.
Mas percebo o que diz sobre cada aldeído necessitar de um catalisador diferente...

Acabei de me aperceber que passei 9 minutos em vez de 4.
Fiquei um pouco entusiasmado quando recebi um grande vidro de relógio cheio de cristais, penso eu, sem me aperceber de como são leves...

Como disse, estava a trabalhar anteriormente com DMT, que era um pouco difícil de obter cristais bonitos, por isso ver isso pela primeira vez foi incrível!
 

FENTAMAS

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 2, 2024
Messages
84
Reaction score
64
Points
18
Não creio que a adição demasiado rápida de GAA possa arruinar tanto o seu rendimento, a razão está provavelmente no passo de filtragem/lavagem ou na qualidade do aldeído.
Pode tentar fazer um aduto de bisufite seco e calcular a quantidade obtida.

Da próxima vez que o fizer, tente utilizar ainda menos solvente, por exemplo, x5-x6 v/w de abs. IPA, o suficiente para dissolver o 2,5-DMBA à temperatura ambiente ou com um ligeiro pré-aquecimento.
Como presumo que ainda não tem boas capacidades de filtragem rápida por vácuo e bons filtros de vidro sinterizado e/ou um congelador suficientemente frio.
Também recomendo que salte o passo de lavagem por agora, é melhor apenas filtrar, secar e pesar para calcular o seu rendimento, mais tarde pode recristalizá-lo para aumentar a pureza.
Assim, poderás descobrir mais facilmente qual a razão do fraco rendimento. A lavagem serve apenas para remover os últimos vestígios de possíveis materiais e sais que não reagiram.

De qualquer forma, aqui estão algumas notas sobre o passo de lavagem para o clarificar para as suas próximas experiências.
Quando disse "lavar com uma quantidade mínima de IPA:água fria 1:1 v/v", estava a falar:
  1. Deve preparar uma solução a 50% de IPA e água destilada por volume, por exemplo 20ml + 20ml, e colocá-la no congelador pelo menos 1h antes do procedimento de lavagem.
  2. Preparar o sistema de filtração com um funil de vidro sinterizado.
  3. Retirar a mistura pós-reação do congelador e quebrar rapidamente os grumos cristalinos com uma espátula.
  4. Ligue imediatamente a bomba e deite tudo no filtro.
  5. Pressione a sua massa cristalina no filtro com algo inerte para a distribuir uniformemente e recolher o máximo de filtrado possível. Desligue-a.
  6. Retire a solução de IPA:água do congelador e deite-a no filtro (pode deitá-la primeiro no RBF se ainda houver algo para lavar tudo, mas rapidamente). Verter apenas o suficiente para molhar a massa e cobri-la mais 1-3 mm. Travar a massa molhada com uma espátula e mexer para misturar uniformemente. Ligar a bomba e pressionar novamente. Desligue e recolha a massa para secar. De preferência, utilize um funil sinterizado com poros de tamanho não muito grande, para que, sem vácuo, quase não haja fluxo.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Sim, foi de facto o que concluí que tinha acontecido.
Acho que não me apercebi de que o texto ficaria obviamente preso no RB, pelo que demorei algum tempo a separá-lo.
Para a próxima vez, em primeiro lugar, arrefeceria previamente o solvente para o lavar, mas sobretudo transferi-lo-ia para um copo adequado em vez de o deixar cristalizar no fundo redondo.

Assim, quando estiver a transferi-lo do copo para o filtro de vácuo, posso fazê-lo MUITO mais depressa.

Tenho um pequeno frasco cheio dele - parece mais do que é, pois são cristais tão finos que a consistência é um pouco como fibra de vidro!

De facto, tenho um daqueles filtros de vácuo super finos que se prendem com uma pinça azul - não funciona para a filtragem por gravidade, por isso também o vou usar da próxima vez.

Muito obrigado pela vossa ajuda. Vou tentar novamente em breve e, desta vez, vou guardar o filtrado até depois de pesar os cristais!
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ah, também; disse isto ao tipo que me estava a ajudar a chegar à meta da síntese de n,n-DMT através de animação redutora - não se esqueçam que tudo o que aprendi sobre química foi enquanto estive em abstinência de benzodiazepinas.
Por isso, por vezes, posso cometer erros estúpidos ou não ser suficientemente rápido ou, de um modo geral, ser inexperiente.
Mas não sou estúpido - aprendo a mecânica do que estou a fazer de cada vez, mas quando se está em abstinência, a mente fica embaçada... então sim.
Agradeço a vossa ajuda... mas peço desculpa quando cometo erros estúpidos - como deixar passar 9 minutos a mais!
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Pelo menos eu não tenho NENHUM DESEJO de sintetizar nada viciante!
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ah, também no que diz respeito à rexificação - pensei que me preocuparia com isso e que o faria num copo quando tencionasse reduzi-lo...

Além disso, agora que penso nisso - parece que havia muito mais cristais no RB antes de eu ter tido tempo para pegar no meu bastão de vidro e parti-lo - depois provavelmente usei solvente demasiado quente para tentar lavá-lo - derretendo ainda mais... duh. É mesmo uma idiotice. Não é que eu não tenha feito centenas de vezes de precipitação por congelamento nesta altura.

Suponho que poderia voltar a comprar o aldeído, mas, sinceramente, veio do mesmo tipo que tem a etilenodiamina, que é muito fumegante, bem como o nitrometano, e eu perguntei-lhe se era fresco, vindo da China, por isso duvido que fosse de má qualidade...

Acho que tens razão quando dizes que não preparei corretamente o solvente de lavagem e que provavelmente dissolvi uma carga que já lá estava...

Vou lá chegar e, na verdade, ainda não tenho planos REAIS para além de o reduzir para 2c-h. Se calhar vou bromar? Parece ser uma das mais fáceis de começar, mesmo que não goste do produto final... também não o odeio lol
 
Last edited:

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Tentei novamente e fui rigoroso com o tempo e, por alguma razão, não cristalizou tão facilmente...

Desta vez, tive de o arrefecer com um banho de gelo para induzir a cristalização.

Pessoalmente, acho que funcionou melhor da última vez, mas acho que não posso dizer isso até ter feito uma filtragem decente por vácuo depois de ter estado frio durante algum tempo e depois, obviamente, pesá-lo.
Vamos ver... está tudo registado na minha folha de cálculo...
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Sei que já contabilizaste o excesso de nitrometano nos teus números para que o processo seja concluído, mas da última vez pensei em adicionar um pouco mais, para o caso de ser menos puro do que imaginei, por isso acho que em vez de 4,5 g adicionei 5 ou algo do género (tenho isso escrito, mas não à minha frente), mas acho que ou isso, ou o tempo extra que lhe dei da última vez fez com que cristalizasse mais facilmente.

Agora tenho uma mangueira de vácuo melhor e por isso posso usar o meu filtro de vácuo mais fino também desta vez.

Vou deixá-lo no congelador durante a noite e amanhã esmago-o rapidamente com uma vara e volto a colocá-lo no frigorífico enquanto preparo a bomba de vácuo, etc...

Deve ser interessante, de facto...
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ah, e tenho uma carga de 70% de Ipa no frigorífico para a lavar RAPIDAMENTE!
 

FENTAMAS

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 2, 2024
Messages
84
Reaction score
64
Points
18
Então, desta vez, fez 10 minutos em 30 ml de MeOH ou 1 hora em 50 ml(?) de IPA?

70% IPA?) Meu, onde é que vais buscar esses números?) Pensei que tinha indicado claramente algumas vezes sobre 1:1 v/v que é 50% IPA (ou 1:2 v/v para metanol que é 33% MeOH).
Tem noção de que a água serve para diminuir a solubilidade do produto nitroestireno? Quanto mais água, menos produto será eliminado.
É melhor colocar 50%(!) de IPA no congelador a -20C.
Melhor ainda, como já disse - salte este passo por agora, pois vejo que consegue encontrar uma forma de fazer algo diferente de qualquer maneira)

Se tenciona fazê-lo passo a passo, coloque-o novamente no congelador a -20C durante pelo menos 30 minutos antes de o filtrar.
Não se esqueça de guardar o(s) seu(s) filtrado(s).
Existe uma abordagem diferente para este tipo de síntese, em que a mistura reacional é vertida num grande excesso de água fria e depois filtrada,
mas nesse caso, por vezes, a mistura pode ficar com a forma de um óleo ou de um pó fino difícil de filtrar e que, depois de seco, se torna muito irritante.
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Não, utilizei novamente o mesmo solvente, ou seja, 30 ml de MeOH, observei entre 5 a 10 minutos para verificar se havia alguma alteração de cor e retirei-o logo aos 10 minutos.

Desculpe não ter lido os números do IPA com muita clareza, pois não o utilizei.... para além de utilizar IPA frio para lavar as coisas...

Desta vez, preparei tudo primeiro (o filtro de vácuo), filtrei - parecia uma quantidade semelhante, no entanto, fiz o que me disse e fui muito rápido e saltei o passo da lavagem - pensando que vou voltar a filtrar tudo antes de reduzir para 2c-h.

Desta vez, sim, guardei tudo, voltei a colocá-lo diretamente no congelador (para além do que está a secar no meu exsicador) e quase de imediato consigo ver que está a cristalizar novamente.

Quando fizer a próxima filtragem vou usar o funil de Büchner mais fino que tenho, para o caso de o que está a cristalizar agora ser demasiado fino e ter passado pelo papel de filtro (pode bem ter sido o caso, mas depois já estava translúcido quando chegou ao erhlenmeyer de vácuo que usei para filtrar desta vez.

Enganei-me num número - uma vez durante uma síntese. Está bem, posso ter dito alguns números ao acaso, mas estava a usar a memória. Já disse que estive em abstinência de Benzo e que isso destrói a memória, por isso peço desculpa. Quando fiz as sínteses, tinha o vosso texto à minha frente e segui a síntese de 10g usando escalas em vez de ml (exceto no caso do MeOH).

Como disse, se alguém quiser as minhas folhas de cálculo com notas, imagens, vídeos e os tempos e quantidades exactos, é mais do que bem-vindo e eu faço o upload...
 

FENTAMAS

Don't buy from me
Resident
Joined
Feb 2, 2024
Messages
84
Reaction score
64
Points
18
Dilua o seu filtrado com água (pelo menos x3 do seu volume) e coloque-o no congelador antes de o filtrar novamente.
Pergunto-me o que obterá.

"Como eu disse, se alguém quiser as minhas folhas de cálculo com notas, imagens, vídeos e os tempos e quantidades exactos, é mais do que bem-vindo e eu faço o upload..."
Sim, por favor.
 
Last edited:

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ah, também 70 porque .... bem, era o que eu tinha no meu armário e muito - 70% iso... em oposição ao material 100% que tenho.

sim, a coisa da água que mencionaste anteriormente foi o que tentei da primeira vez que experimentei este RXN e não me apercebi que precisava do GAA. Desculpa "a coisa da água" - não é uma boa descrição!
Referia-me à cristalização ao deitar o RM em água muito fria para diminuir a solubilidade.
Foi exatamente isso que aconteceu, obtive um óleo amarelo... mas acho que devia ter sido laranja só de olhar para estas imagens.

Desta vez, a primeira filtração deu-me o mesmo que da última vez - na verdade, um pouco mais.

Obtive 2 gramas na primeira tentativa e 2,1 gramas na segunda tentativa, mas também voltei a colocar o RM no congelador após a primeira filtração e obtive um pouco mais.

Espera aí....spreadsheets r no meu tablet - eu estou no meu telemóvel! Vou mudar
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ok - como eu disse, não sou organizado, estou a aprender à medida que vou avançando e tomo notas de merda!

ok, não me deixa anexar nem um ficheiro 'numbers' nem um ficheiro excell....thats weird...
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Não faço ideia de como carregá-la para ti, então.... Sei que há uma maneira porque simplesmente modifiquei ou pelo menos baseei as minhas folhas de cálculo numa que me foi enviada para a síntese de DMT, por isso sei que pode ser carregada, só não sei como....talvez em mensagens directas?....nope

é tão estranho... se puderes ajudar-me a descobrir como carregar um formato de números ou de excel, mas preferia enviar o documento de números porque o de excel mudou tudo um pouco...
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Além disso, vou diluí-lo e experimentá-lo agora....

edit: ah interessante - adicionei-lhe um pouco de água (água fria do frigorífico) e fez basicamente o que aconteceu quando me desfiz do último lote mas não o guardei.
Assim que comecei a deitar a água, passou de vermelho escuro a parecer sumo de laranja, com uma pequena quantidade de óleos presos no fundo que parece mais escuro do que a cor laranja/amarela circundante... coloquei-o novamente no congelador durante algum tempo, mas não o vou deixar congelar, pois presumo que a água pode congelar se o deixar lá...
 
Last edited:

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Então, separo o óleo e retiro-o do MeOH? Obviamente, uma pequena quantidade do mesmo?
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Uau, ok, voltou a ficar como um slushy depois de adicionar água e algum tempo no congelador - interessante
 

Rabidreject

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Dec 2, 2023
Messages
309
Reaction score
29
Points
28
Ah, sim, está bem - depois de ter voltado a arrefecer, filtrado pela segunda vez e adicionado água: congelou-a acidentalmente, por isso trouxe-a de volta para 0-2ºC e voltou a filtrá-la pela terceira vez. Consegui uma quantidade decente mas a maior parte das "guloseimas" estavam presas (provavelmente quando congelou) nos lados e nas bordas da RB, tentei enxaguá-la com água fria mas a água não quer movê-la muito bem, por isso peguei num bocadinho de iso que tinha sobrado no congelador (70%) - provavelmente 10ml e consegui ver que se movia, mas não era suficiente.
Por isso, coloquei o que já tinha ganho no exsicador a vácuo, como sempre, e depois adicionei 5-7ml de MeOH morno ao RB (com a intenção de o dissolver e voltar a esmagar, no entanto, tudo o que fez foi deslocar a massa da borda do RB e, por isso, voltei a colocá-lo diretamente no frigorífico e, quando o iso estiver frio, vou lavar o frasco - parece bastante para ser justo...Definitivamente, pelo menos dupliquei o meu rendimento - mesmo que os cristais actuais não sejam tão bons - não importa, está tudo a ser rexado antes de eu fazer qualquer coisa com tudo isto.
É interessante - agora percebo o que queres dizer. Se adicionarmos água, ela dilui-o e torna-o menos solúvel em solução. Claro que...

Consegui um bocadinho de óleo no fundo. Não sei se se trata de produto impuro ou de algum tipo de impureza, mas estou satisfeito comigo próprio ☺️

Muito obrigado por toda a ajuda... Agradeço imenso. Estou muito doente e por isso estou muito tonto e só tenho o cérebro gripado, por isso peço desculpa por me ter lembrado mal dos números.
Mais uma vez, se me puderem dizer como carregar uma folha de cálculo, eu faço-o. Talvez se eu tentar num computador real....ill see
 
Top