Agora vamos às minhas experiências com condições muito ruins. Eu só tinha um limpador à base de hidróxido de sódio. Esse produto também consiste em pastilhas de alumínio e um pouco de sílica que já esqueci. Como não podia comprar nenhum, fiz algumas pesquisas que concluíram que talvez não prejudicasse a reação. Sem muito conhecimento químico. Então fui em frente e a solução alcalina ficou bem diferente, com restos de sal e Al. Como na etapa em que a solução alcalina é usada, os restos de Al da redução estariam presentes de qualquer forma, isso não prejudicaria, por favor, me corrija. Não consegui encontrar nada sobre o outro composto além do fato de não ser muito reativo.
Também não pensei bem o suficiente sobre o descarte e até mesmo o armazenamento durante a síntese. Fiquei um pouco empolgado e quis experimentar. Além disso, eu não tinha um cômodo adequado, tudo era pequeno e cheio de material facilmente inflamável. Então, construí um exaustor improvisado e tentei ficar em uma grande placa de vidro no chão com tudo. É claro que derramei uma solução tóxica de AlHg. Acho que a maior parte foi no prato. Planejei pesquisar o descarte de antemão, então fiquei um pouco em pânico por não ter enxofre elementar para, pelo menos, torná-lo insolúvel, então apenas molhei a maior parte com uma toalha e prossegui.
Ok, um pouco confuso, além disso, eu só tinha no máximo 1l de vidro redondo ou frascos erlenmeyer e alguns ainda menores. Então, eu simplesmente dividi todas as quantidades pela metade, sabendo que deveria ter feito o cálculo baseado em mol.
Portanto, minha amalgamação de AlHg estava funcionando bem, com a quantidade de nitrato de mercúrio que eu tinha em mente. (Eu não queria mexer mais do que o necessário com esse composto). Embora tenha demorado bastante e ainda tenha reagido ao despejar água várias vezes, isso é normal? Então esperei e despejei mais água até que não reagisse mais (tanto, não me lembro em detalhes). Será que isso pode ser devido ao Al pegajoso? Eu o cortei com uma tesoura e ele se uniu por pressão. Mas como estava bem escuro e com pequenas bolhas, continuei.
Em seguida, adicionei o 1p2n, 5g em 50ml de iso e 25ml de acetato de etila e fiquei atento à reação agressiva, mas não aconteceu muita coisa, depois de um tempo aqueci em banho-maria, aconteceu alguma coisa, mas permaneceu levemente ativo, então aqueci até que não houvesse mais reação. Parecia certo, embora eu não tivesse um condensador de verdade, estava apenas segurando^^ uma garrafa sobre ele. A amalgana parecia a mesma de antes, para mim, não sei. Filtrei-a e despejei o sol alcalino nela. Em seguida, coletei a camada de base com uma seringa, muito pequena, que levou uma eternidade.
A preparação do sal então... Esqueci de resolver o ácido tarárico que obtive e simplesmente joguei alguns cristais basicamente e depois lembrei que deveria ter sido uma solução e despejei acetona nela (provavelmente não está funcionando). Porém, imediatamente após despejar os cristais de ácido, ele começou a formar mais cristais, e a acetona não mudou muito. Medi o pH e o resultado foi vermelho, portanto, acidifiquei demais. Mas, na verdade, estava despejando acetato de etila. O que percebi pouco depois, quando percebi que só tinha essa mistura idiota de hidróxido de nitrogênio. Medi o pH novamente e, surpreendentemente, ele não estava mais tão vermelho, então esperei o melhor e passei para a filtragem, para a qual usei um filtro de chá e deixei secar.
Surpreendentemente, ele parecia muito branco e como deveria, então fui testar um pouco e ele queimou tanto que se tornou inútil. Espero que a recristalização ajude nesse caso. Mas o rendimento também é bom demais para ser verdade, cerca de 3,5 g de 5 g - o tartarato é mais pesado do que outros sais? Além disso, seu efeito não foi o esperado, eu estava muito cansado e tenho tolerância à prescrição, mas sim... não sei.
edit: o rendimento é sem extrair o lodo, apenas a camada superior.
edit2: se tiver alguma ideia rápida sobre como descartar esses frascos feios que estão intoxicando meu apartamento, eu ficaria muito feliz. um frasco de PEAD comportaria todas as sobras misturadas? Provavelmente não, misturar seria melhor, mas, nesse momento, preciso tirar isso da minha casa antes de tudo.