Olá.
Tenho um problema com esta reação. Tentei realizá-la duas vezes. Estou a usar reagentes de laboratório e material de vidro de laboratório. Reduzi os reagentes proporcionalmente, porque utilizo um balão de 1l. O problema surge quando tento reduzir o P2NP utilizando amálgama de alumínio.
Preparo a solução de P2NP, aquecendo-a apenas o suficiente para dissolver os cristais.
Utilizo um moinho de café para triturar o alumínio em pequenos pedaços - tal como está escrito no
resumo da amálgama de alumínio (Al/Hg).
Depois de adicionar HgCl2, deito 0,5l de água destilada fria. 10 minutos depois começa a reação.
Da primeira vez, esperei que deixassem de se formar pequenas bolhas e que todo o alumínio flutuasse, ficando a água cinzenta turva. Enxaguei-o duas vezes com um pouco de água destilada fria e drenei-o bem. Adicionei a solução de P2NP, não se verificou qualquer reação. Reparei que o P2NP estava parcialmente cristalizado. Tentei iniciar a reação com calor, mas sem sucesso.
Na segunda vez que drenei a água da amálgama, apareceram muitas bolhas pequenas e a maior parte do alumínio tinha vindo à superfície, a água estava cinzenta turva. Mais uma vez, lavei a amálgama duas vezes com um pouco de água destilada fria e drenei-a completamente. Após a adição de P2NP, o resultado foi idêntico ao da primeira tentativa. O aquecimento da mistura não ajudou.
O que é que estou a fazer mal? O que devo mudar? Têm alguma sugestão?
Qualquer ajuda será muito apreciada