Gosto muito deste método de recristalização pela sua simplicidade, mas não estou 100% satisfeito com a cor.
Este é o melhor resultado que consegui obter com este método no ponto 107C. Não é mau, mas ainda não é perfeitamente branco e transparente.
Desta vez verifiquei o peso da água que escorri. Foram 2 gr por cada 50 gr de sal. O resto da água evaporou-se naturalmente.
Apliquei Raoult a estes dados e obtive o resultado abaixo. Vou considerar também a pressão atmosférica. O ponto de ebulição da água ao nível do mar é 100C, mas a 700m de altitude é 98C.
Assim, o deslocamento para o nível do mar é de 7C, para 700m - 9C enquanto aquecida até 107C.
mw = 0,52 * ms * 1000 / (dT * 229,7)
mw (nível do mar) = 0,52 * 50 * 1000 / (7 * 229,7) = 16,2 gr.
E se eu tentar adicionar um solvente secundário, com um ponto de ebulição mais elevado do que o da água e uma solubilidade inferior à da água? O objetivo é executar a cristalização num volume maior de sovlen para abrandar a cristalização e diminuir a nucleação. Espera-se que mais líquido possa reter mais impurezas, resultando em cristais de maior tamanho e pureza?
O glicerol, por exemplo, dissolve o sal metade do que a água e tem um ponto de ebulição de 290C.
Se eu parar a cristalização com o mesmo volume de água, então haverá 5 * 1,26 / 16,2 = 38,8% de solução aquosa de glicerol com ponto de ebulição de 117C sem sal.
Depois, quando se adiciona sal, Raoult aumenta o ponto de ebulição também com mais 8-10C - preciso de saber a constante ebullioscópica desta mistura para a calcular com precisão, mas provavelmente será superior a 0,52 e inferior a 1,5.
Então, provavelmente devo aquecer a solução de cloreto até 125-127C com 50 gr de sal em 16 ml de água + 5 ml de solução de glicerol para obter melhores resultados?