- Language
- 🇬🇧
- Reaction score
- 27
no vídeo, o novador diz que cerca de metade da solução de 26,25 g de CuCl2 será suficiente para "parar" a formação do óxido de cobre preto.
ele usa de facto toda a solução de CuCl2, ou apenas metade?
(na última síntese que fiz, adicionei a solução de CuCl2 numa quantidade não medida até se formar o óxido de cobre preto no fundo da mistura de reação. ainda não determinei a qualidade e o rendimento do produto final).
ele usa de facto toda a solução de CuCl2, ou apenas metade?
(na última síntese que fiz, adicionei a solução de CuCl2 numa quantidade não medida até se formar o óxido de cobre preto no fundo da mistura de reação. ainda não determinei a qualidade e o rendimento do produto final).
- Reaction score
- 684
- Deals
- 65
Penso que não foi totalmente indicado se foi utilizado 100% ou 50% no vídeo. Penso que talvez 100%, mas foi salientado que pode ser suficiente parar após 50% da solução.
Aprenderá a ver quando é que se atinge o ponto de paragem de acordo com o comportamento do seu MR. No entanto, utilizo quase toda a solução, se não mesmo toda
De qualquer forma, não devem ser deixados resíduos de cobre no produto final
Aprenderá a ver quando é que se atinge o ponto de paragem de acordo com o comportamento do seu MR. No entanto, utilizo quase toda a solução, se não mesmo toda
De qualquer forma, não devem ser deixados resíduos de cobre no produto final
↑View previous replies…
- Language
- 🇬🇧
- Reaction score
- 27
- By mithyl2
Olá, Gordon,
o que é que se passa com o óxido de cobre?
(não sei porque é que no vídeo o novador usa a palavra "cessou" porque o óxido de cobre não se forma no fundo do frasco depois de adicionar CuCl2 suficiente? ou estou a perceber mal alguma coisa?)
Qual é a cor da reação quando se deixa de adicionar a solução de CuCl2?
o que é que se passa com o óxido de cobre?
(não sei porque é que no vídeo o novador usa a palavra "cessou" porque o óxido de cobre não se forma no fundo do frasco depois de adicionar CuCl2 suficiente? ou estou a perceber mal alguma coisa?)
Qual é a cor da reação quando se deixa de adicionar a solução de CuCl2?
- Reaction score
- 684
- Deals
- 65
Ainda não comparei os rendimentos nem prestei muita atenção às cores desta fase, mas sim à temperatura, mas posso observá-la para a próxima síntese
- Language
- 🇬🇧
- Reaction score
- 27
Ótimo, depois diga-me!
acho que adicionei um pouco demais na minha última síntese (testando se consigo fazer isso a olho nu com base na forma como a solução está) e notei mudanças de cor muito distintas e imediatas. após a adição das primeiras gotas, ficou cinzento-escuro, depois de talvez 15-20 minutos de agitação e outra adição de várias gotas, ficou amarelo. tudo isto enquanto a temperatura estava a cerca de 60C. por alguma razão, tive dificuldade em aumentar a temperatura para 80C. (De facto, nunca chegou a 80C, mas mexi durante cerca de 3 horas e meia a 62C quando acabei de adicionar o CuCl2.
acho que adicionei um pouco demais na minha última síntese (testando se consigo fazer isso a olho nu com base na forma como a solução está) e notei mudanças de cor muito distintas e imediatas. após a adição das primeiras gotas, ficou cinzento-escuro, depois de talvez 15-20 minutos de agitação e outra adição de várias gotas, ficou amarelo. tudo isto enquanto a temperatura estava a cerca de 60C. por alguma razão, tive dificuldade em aumentar a temperatura para 80C. (De facto, nunca chegou a 80C, mas mexi durante cerca de 3 horas e meia a 62C quando acabei de adicionar o CuCl2.
- Reaction score
- 684
- Deals
- 65
Normalmente, adiciono-o muito rapidamente, o que significa pingá-lo continuamente para que a temperatura seja mantida sob controlo e não ultrapasse os 80°C. Talvez também queira ter cuidado para que o seu RM não se expanda demasiado
Talvez seja possível trocar a placa de aquecimento por uma manta de aquecimento. A perda de calor no trajeto da fonte de calor para o MR será demasiado grande para atingir rapidamente essa temperatura.
A que temperatura estava regulada a placa de aquecimento?
Talvez seja possível trocar a placa de aquecimento por uma manta de aquecimento. A perda de calor no trajeto da fonte de calor para o MR será demasiado grande para atingir rapidamente essa temperatura.
A que temperatura estava regulada a placa de aquecimento?
- Language
- 🇬🇧
- Reaction score
- 27
Para a próxima vez, vou usar a minha manta por causa disto.
é uma placa de aquecimento de cerâmica. no início estava regulada para 83C, mas a solução não passava dos 60C. e demorava muito tempo a passar dos 50C. depois passei a placa para 100C, a solução não mudou nada, depois passei a placa para 120C, e mesmo assim nada mudou. já aconteceu antes com outros sintetizadores.
e antes de o aquecer envolvi o frasco em papel de alumínio.
é uma placa de aquecimento de cerâmica. no início estava regulada para 83C, mas a solução não passava dos 60C. e demorava muito tempo a passar dos 50C. depois passei a placa para 100C, a solução não mudou nada, depois passei a placa para 120C, e mesmo assim nada mudou. já aconteceu antes com outros sintetizadores.
e antes de o aquecer envolvi o frasco em papel de alumínio.
- Reaction score
- 684
- Deals
- 65
Ótimo, uma manta de aquecimento ajuda.
É importante envolver o balão e também a parte inferior logo acima da placa de aquecimento. Também podem ser vectores exteriores, como uma ventoinha ou qualquer outra coisa que sopre ar frio, que impedem que o balão aqueça até 80 °C
É importante envolver o balão e também a parte inferior logo acima da placa de aquecimento. Também podem ser vectores exteriores, como uma ventoinha ou qualquer outra coisa que sopre ar frio, que impedem que o balão aqueça até 80 °C