Olá, sou relativamente novo em química orgânica (há cerca de 9 meses, sem outra experiência em química) e sintetizei anfetamina através da rota Al/Hg algumas dezenas de vezes nos últimos meses.
Consegui reduzir até 120g de P2NP num balão de fundo redondo de 20L. A pureza do produto final foi fenomenal nas últimas sínteses.
Na maioria das vezes só tive de purificar o sulfato de anfetamina uma vez pro forma com acetona porque já estava muito branco.
Achei a rota NaBH4/CuCl² interessante porque tenho muito respeito por trabalhar com mercúrio, já tinha levado a uma reação exotérmica violenta três vezes, uma grande quantidade estava distribuída pela sala e gostaria de passar sem ele no futuro.
A redução com NaBH4/CuCl² também permite um rendimento significativamente maior com um balão que tem apenas metade do tamanho.
Até agora sintetizei três vezes. A primeira vez 80g de P2NP, a segunda vez 200g de P2NP e a última vez 250g de P2NP.
A última foi a melhor de todas, pois consegui manter exatamente as temperaturas.
O que também devo mencionar é que, para encurtar o processo de administração de P2NP, coloco o frasco num recipiente grande cheio de gelo, que depois aqueço numa placa de aquecimento. Consegui colocar todos os 250 g de P2NP no frasco em cerca de três quartos de hora sem ultrapassar a marca dos 60°C. Isto afecta a reação com o borohidreto?
Apesar de todos os cuidados tomados, o sulfato tem um cheiro um pouco doce e pungente no final, apesar da sua cor branca como a neve. A sua consistência é também muito mais cristalina, esmagando-se suavemente quando esmagado.
Limpei-o várias vezes com acetona e DCM, filtrei-o num funil de Buchner, etc.
Parece mesmo que outro sal se juntou ao sulfato.
Alguma vez vos aconteceu algo semelhante?
É possível que o boro-hidreto de sódio, se não estiver completamente dissolvido, se misture com a base livre de anfetamina e seja convertido num sal de sódio quando neutralizado com H²SO4?
Este produto também arde muito no nariz. Um amigo ficou com muco nasal aguado a escorrer do nariz durante vários minutos imediatamente após ter tomado um trago.
E agora a verdadeira questão: se houver outro sal no produto, como ou que método posso utilizar para separar as duas substâncias?
Estou a chegar lentamente ao fim da minha paciência.
Agradeço desde já a vossa paciência para lerem todo o texto
. Fico grato por qualquer conselho.
Mr.Magic