Síntese de fenilacetona (P2P) a partir de benzaldeído com butanona

MadHatter

Don't buy from me
Resident
Joined
Dec 4, 2021
Messages
442
Solutions
1
Reaction score
411
Points
63
Muito obrigado pela descrição fácil e pormenorizada da síntese!
E o peróxido de hidrogénio, pode ser substituído? É um produto químico muito controlado hoje em dia e muito difícil de sintetizar. É principalmente utilizado como catalisador na reação entre o ácido acético glacial e a 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona, certo? O que é que poderia ser um bom substituto?
 
Last edited:

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Vale a pena procurar em diferentes lojas online ou lojas de rua normais que vendam H2O2 para o cultivo de plantas.
 

lalalander

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Jun 17, 2023
Messages
50
Reaction score
20
Points
8
Toda a gente diz que este método tem falhas. Alguém já conseguiu obter rendimentos significativos com este método?
 

Ortist

Don't buy from me
Resident
Joined
Apr 29, 2023
Messages
89
Solutions
1
Reaction score
54
Points
18
Também se pode destilar P2P com água, mas é muito lento. No entanto, é OBRIGATÓRIO destilar a metil-fenil-nutenona sob vácuo, porque há uma quantidade significativa de porcaria e o MPB não destila com água
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Isto era apenas a minha treta P2P polimerizada! E eu não conseguia destilar o meu P2P. É por isso que o meu Leuckart não funcionou em nenhuma das vezes que tentei, e oh rapaz, eu tentei... :)
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Quando extraí o meu P2P com acetato de etilo, coloquei um pouco de agente secante e coloquei-o no frigorífico.
Olhei para o líquido e, passadas cerca de 3 horas no frigorífico, a camada inferior estava cheia de óleo transparente.
Será esse o meu P2P? Posso mesmo extrair desta forma?
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Eu era apenas água no fundo. Mas o meu P2P estava no acetato de etilo.
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
MAS, tudo foi por água abaixo, porque NÃO era P2P. O P2P não é solúvel em acetato de etilo. Penso que era outro produto qualquer, porque fiz a hidrogenação do acetoxi da forma errada. O acetoxifenilpropeno acho que é solúvel em acetato de etilo. Corrijam-me se estiver errado. Agora dissolvo tudo em xileno, porque ambos são solúveis em xileno, pelo que também poupo dinheiro.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
298
Reaction score
245
Points
43
O P2P é muito bem solúvel em EtOAc - Acetato de Etilo. Também é solúvel em Benzeno, Tolueno, Xileno, Éter, DCM, mas é apenas moderadamente solúvel em Nafta, também conhecida como Shellsol, também conhecida como Wundbenzin/Reinigungsbenzin. Uma mistura de acetato de etilo e nafta 50/50 funciona muito bem.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Li alguns "dados" há algum tempo que dizem que é pouco solúvel em acetato de etilo. ESTÁ BEM. Obrigado.
Mas agora estou bem. Obrigado OrgUnikum pela tua resposta também para a minha hidrogenação P2P. Agora correu muito bem, com a colocação de mais solução à base, na hidrogenação do acetoxifenilpropeno. Obtive uma solução amarela, com um cheiro muito "meloso", em xileno. Esta é a primeira vez que a solução não é vermelha, porque segui as vossas instruções para colocar mais solução. Obrigado!
 

Ketaholiker

Don't buy from me
Member
Language
🇩🇪
Joined
Jul 28, 2024
Messages
10
Reaction score
0
Points
1

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Todos esses reagentes para fazer 3-metil-4-fenil-3-buten-2-ona são de venda livre.
Não vou dizer o nome de nenhuma marca para obter esse benzaldeído, porque "eles" vão tirá-los das prateleiras, imediatamente. Ou, mesmo que eu esteja errado sobre isso, é melhor ser um pouco cauteloso com esses preciosos reagentes.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
MAS, olha o benz-hyde das prateleiras de aromatizantes artificiais nas lojas.
 

handle

Don't buy from me
Resident
Language
🇺🇸
Joined
Apr 16, 2023
Messages
103
Reaction score
64
Points
28
Ótimo, vamos tentar esta.
Passo 1, em curso.
45g de benzaldeído + 200ml de M.E.K borbulham o gás HCL de 25ml de H2SO4 sobre 25ml de ácido clorídrico. Tornou-se vermelho vivo em cerca de 30 minutos, agora a mexer.
R83Rkq0cXl
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Agora que tenho mais de 100 gramas de água e MPB purificado com ácido/base, mas húmido (recolhido de algumas reacções),
Vou secar a solução cristalina em cristais, que não derretem à temperatura ambiente. Posso postar uma foto disso, e posso postar uma foto do acetoxifenilpropeno também, com os rendimentos.
 
View previous replies…

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Este é o óleo (100 gramas) com o meu ácido peracético às 21:00 horas. A borbulhar à temperatura ambiente.XW7imVvhtZ
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Não sei porque é que esta fotografia ficou de lado, mas dá para ver as bolhas e
a cor fria que obtenho sempre no processo de oxidação peracética. O tempo de oxidação foi de 24,5 horas.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Obtive 100 gramas de acetoxifenilpropeno a partir de 100 gramas de MPB. Agora estou feliz!
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Quando coloco a solução de P2P em xileno no frigorífico, saem algumas partículas. Essas partículas pertencem ao P2P ou posso filtrá-las? Da última vez, filtrei-as. Foi um erro, ou é aconselhável filtrá-las novamente? A solução ainda está em bruto, não está purificada.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Tenho de deixar claro que não se trata de pequenas partículas (o meu inglês enferrujado), mas de uma massa que cairá no fundo do meu copo no frigorífico. Na temperatura ambiente, esses pedaços já não se dissolvem à temperatura ambiente. Alguém me pode explicar e orientar, por favor? Ficaria muito contente, porque não quero cometer erros, uma vez que tenho muito P2P na solução neste momento.
 

TheNut22

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 12, 2024
Messages
148
Reaction score
66
Points
28
Lavei a solução com ~ 12% de HCL-solução x 4. e obtive uma solução quase límpida. Também lavei muitas vezes com água. Seco com MgSO4.
 

OrgUnikum

Don't buy from me
Resident
Language
🇬🇧
Joined
Feb 22, 2023
Messages
298
Reaction score
245
Points
43
O produto da oxidação da BV, o acetato de vinilo é miscível com o xileno, o P2P formado por hidrólise é também miscível com o xileno, pelo que tudo o que cair é apenas porcaria. A filtração é obrigatória se qualquer um dos seus produtos intermédios ou o produto final em solvente não for límpido, mas turvo ou turvo.
 
Top